Compartilhe com seus amigos.

domingo, 31 de janeiro de 2016

O que é catequese.

A palavra catequese vem do latim “Catechese” e do grego “ katéchesis”, e significa: “Instrução metódica e oral sobre coisas religiosas ou Doutrinação”. Se pesquisarmos mais a fundo descobriremos que catequizar é: Doutrinar sobre questões sociais… Procurar convencer; aliciar… Introduzir no conhecimento ou na participação de alguma coisa; iniciar. Neste caso, catequese é o ato ou efeito de iniciar alguém em uma determinada doutrina.
Se catequese significa instrução do latim instructione , então catequese também é passar conhecimentos adquiridos; cultura, saber, ciência… Catequese aqui significa ensinar a viver baseado em conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Os povos sempre fizeram catequese passando seus conhecimentos e culturas, transmitindo à novas gerações, suas crenças e suas descobertas, contando as histórias de seus antepassados e como fizeram para progredirem e viverem melhor. Em outras palavras Catequese também é história.


Muita gente pensa que história é coisa de escola, uma matéria que obriga a decorar nomes, datas... Mas história é muito mais que isso. Quer ver? Toda pessoa tem sua história. Você conhece a sua história? Experimente, na sua família ou com seus colegas, fazer uma rodada de recordações. Vão aparecer histórias novas e antigas, alegres e tristes. Alguns fatos lembrados até ajudam a esclarecer dificuldades de hoje. A história vem do grego historía, pelo latim historia e significa: Narração ordenada dos acontecimentos extraordinário ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral de acontecimentos, de ações, e de uma forma cronologicamente dispostos. É relembrar fatos importantes da vida, que nos ajudam a entender o presente e a agir melhor. É importante recordar a história da nossa própria vida, da nossa família, da comunidade, do povo... Conhecendo a história de alguém, aprendemos a respeitar seu jeito de ser e de pensar. Aprender e ensinar história nos faz mudar nosso jeito de encarar as situações.
O povo esta perdendo suas raízes, suas crenças e suas culturas. Não se contam mais histórias de pai para filho, e catequese perdeu seu verdadeiro sentido. Hoje, para muitos catequese é ensinar doutrina de uma determinada religião…
A Bíblia é a história de um encontro entre um Pai-Deus e seus filhos. Esse encontro não se deu de uma só vez. Foram várias etapas, como: a libertação dos Israelitas que eram escravo no Egito… a busca da terra prometida, onde todos teriam direito a trabalhar e a viver… a opressão do povo pelos reis em sua própria terra e por impérios estrangeiros… a resistência sob a liderança dos profetas, que relembravam ao povo o momento mais forte da história toda, a libertação do Egito.


Se você prestar atenção, acabamos de contar parte da história do povo hebreu que a fonte histórica foi a Bíblia, e ao mesmo tempo fizemos catequese. Deus é o Deus da vida. Ele está presente nas lutas, e dificuldades do dia-a-dia, amparando e guiando-nos para a libertação total. Deus é o Deus da história. E o que fizemos aqui? Fizemos catequese. Portanto meu irmão não esqueça a sua história, conte para seus filhos, netos, bisnetos... você estará fazendo uma ótima catequese e ao mesmo tempo escrevendo sua história nas páginas da vida dos seus filhos, netos... Osorio Soares.


Visite o Site da nossa Paróquia
Visite tambem a nossa Catequese