Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Batismo na festa de São Domingos - Simbolismo


A Veste batismal simboliza que a criança no Batismo é revestida de Cristo, nova criatura. O Batismo é o fundamento da vida cristã. O batizado abre a sua vida para o Espírito e aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e admitidos como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, unidos à sua Igreja e feitos participantes de sua missão.

As crianças são marcadas com o sinal da Cruz, sinal de fé e amor ao Pai nosso criador, ao Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador e ao Espírito Santificador de todos os homens.





Padre Nonato unge o peito da criança com o óleo, que penetrando a pele da criança simboliza a força de Cristo entrando na vida dos batizados.






A água representa a própria vida em plenitude.
Também é o símbolo da regeneração e purificação. A água utilizada no Batismo é um meio pelo qual nossa fé invoca a plenitude da presença do Espírito Santo na vida do Batizando.




A vela simboliza a luz de Cristo. Iluminados pela Luz de Cristo, os batizados podem, com a ajuda dos pais e padrinhos, tornar-se luz do mundo.






Unção com o óleo do Crisma, significa que as crianças pelo Batismo, se tornaram Sacerdotes (consagraram suas vidas a Deus), Profetas (anunciadores do Evangelho) e Reis (herdeiros do Reino dos Céus).





Visite o Site da nossa Paróquia
Visite tambem a nossa Catequese