Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581 na aldeia de Pouy, perto da cidade de Dax, sul da França.

Foi ordenado sacerdote em 23 de setembro de 1600. Continuou os estudos por mais 4 anos, recebendo o título de Doutor em Teologia.Padre Vicente sempre se preocupou com as crianças enjeitadas e abandonadas, com os velhos, com os pobres e doentes conforme Jesus Cristo ensinou no seu Evangelho.


Durante sua vida criou grandes obras, que até hoje estão prestando serviços à humanidade. Quem segue o Padre Vicente sempre encontra uma maneira de lutar contra a miséria. Padre Vicente criou tantas obras, que em pouco tempo não é possível enumerá-las; a história de sua vida é uma beleza. A seu respeito existem biografias, que poderão ser estudadas e vocês podem ver o resumo da vida deste santo no nosso site. Padre Vicente tinha quase 80 anos quando faleceu, dia 27 de setembro de 1660.

Em 16 de junho de 1737 foi canonizado pelo papa Clemente XII, e em 12 de maio de 1885 é declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII.

Sentido da Vida de São Vicente

De muitas maneiras e com criatividade, Padre Vicente desenvolveu uma intensa ação caritativa e missionária, sempre contando com os padres e irmãos de sua Congregação, com as irmãs de Caridade e com muitos leigos e leigas generosos.

Entendia e ensinava que o pobre é a imagem de Cristo desfigurado a quem devemos servir. E a Igreja deve estar a seu serviço... Eis o sentido da vida de São Vicente.

No Ipu temos a Escola Patronato Sousa Carvalho que é dirigido pela Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Servas dos Pobres ou ainda Filhas da Caridade, Irmãs de São Vicente de Paulo, Irmãs de Caridade ou simplesmente Vicentinas.

uma congregação religiosa católica, de vida apostólica e comunitária, fundada em 1633 por Vicente de Paulo (1581-1660) e Luísa de Marillac (1591-1660). A Companhia está presente e atuante nos 5 Continentes, organizada em 79 Províncias e Regiões. Possui mais de 2.424 casas, somando um contingente de mais de 21.000 religiosas. Entre elas as Irmãs que dirigem o Patronato de Ipu que no dia 23 de setembro estará completando 58 anos de existência, dia da ordenação sacerdotal do Padre Vicente de Paulo.

Orações de São Vicente de Paulo

Hinos de São Vicente de Paulo