Compartilhe com seus amigos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

4°Retiro Paroquial - SMP


no dia 23 de Outubro de 2009, as 7h no Ginásio Coberto Abdoral Timbó deu início mais um retiro missionário da Paróquia de Ipu, em preparação ao centenário da Diocese de Sobral.
O retiro é para os veteranos e também para os novos missionários e ainda quem quiser entrar para trabalhar no Reino de Deus. É também para os crismandos que estão se preparando para receberem o sacramento da Crisma.
O encontro foi apresentado pelo Vigário Paroquial, Padre Zenóbio Silveira, a animação ficou por conta do ministério de Música Cristo Rei, e contamos com a participação de muitos missionários da matriz e das capelas, assim como os crismandos também compareceram em grande escala.
A Primeira Etapa das Santas Missões Populares aconteceram na Diocese de 12 a 14 de janeiro de 2007 em Sobral e de 2 a 3 de março do mesmo ano no Ipú. Foi feito uma memória dos retiros no dia 19 de maio de 2007 na capela do Patronato em Ipu.
O segundo momento aconteceu de 1 a 3 de junho de 2007 com o retiro Diocesano e o Paroquial foi de 6 a 7 de junho de 2007. O terceiro momento foi com o terceiro retido Diocesano de 2 a 4 de novembro de 2007 e o Paroquial nos dias 16 e 17 de novembro de 2007.
De Maio de 2009 a Maio de 2010 estará acontecendo o aprofundamento das SMP e terá a sua culminância na festa de Pentecostes. Na Paróquia, de 23 a 24 de outubro acontece o quarto retiro paroquial.com a participação dos crismandos que irão receber a Unção do Crisma no dia 31 de outubro e 1 de novembro.
A memória foi feita pelo nosso Pároco, Pe. Raimundo Nonato. Ele relembrou ainda as etapas da missão passadas pelo Pe. Luis Mosconi: "1° Tempo de acordar. 2° Tempo de Saborear e 3° Tempo de Aprofundar e articular." É este tempo de aprofundamento e articulação que estamos vivendo.
Pe. comparou a formação que os missionários e crismandos receberam e avaliou como positiva a formação dos crismandos para a missão. É hora de cada um assumir o seu compromisso com a igreja e com sua Crisma. É bom que os crismandos assumam um compromisso, de uma maneira especial com as missões. Afinal, SMP é tempo de Evangelização, conversão, graça e intensa vivência Eclesial.

Pe. Zenóbio coordenou os testemunhos dos crismandos e missionários. Eles falaram de suas experiências, seus anseios e novas vivências e amizades. Após os testemunhos, foi apresentado um slide explicando o que é o tríptico, uma capela missionária. A capela representa o Cristo do envio.

Esta capela foi um presente do Papa na sua visita ao Brasil. Todos os Bispos receberam uma igual. A capela irá percorrer todas as paróquias. em seguida foi apresentado um filme dos padres e agentes pastorais dando testemunho do que é as Santas Missões em Sobral.