Compartilhe com seus amigos.

sábado, 10 de outubro de 2009

Visita dos Bispos do Ceará e Piaui ao Santo Papa



Visita Ad Límina Dos Bispos do Regional Nordeste 1 e 4 ao Santo Papa Bento XVI
Do dia 16 ao dia 26 de Setembro de 2009 O santo Papa recebeu a visita Ad Límina dos bispos do Ceará e do Piaui.

A Visita ad limina, ou mais exatamente a Visita quinquenal ad sacra limina apostolorum, é uma visita obrigatória que todos os Bispos Diocesanos e certos prelados com jurisdição territorial fazem a cada 5 anos aos túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, e ao Papa.

Nesse encontro a uma audiência particular com cada bispo para reportar sobre o estado pastoral das suas dioceses ou prelaturas e ouvirem a apreciação e os conselhos do Papa no que a elas especificamente respeita.

Esta obrigação foi estabelecida em 1585 pelo Papa Sisto V através da constituição Romanus Pontifex, a qual estabeleceu as primeiras normas para estas visitas ad limina.

Estas regras foram revistas a 31 de Dezembro de 1909 pelo Papa S. Pio X através de um decreto sobre a Congregação Consistorial, fixando que cada bispo deve enviar ao papa um relatório sobre o estado da sua dioceses de 5 em 5 anos, começando em 1911.

A Diocese de Sobral está sem Bispo desde 16 de agosto. O colégio Episcopal de consultores escolheu para administrar a Diocese o Pároco de Ipu, Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva.
Como a visita aconteceu após a sua posse como administrador Diocesano, foi obrigado a ir visitar o Santo Papa, mas tenho certeza que foi uma visita mais que prazerosa. Para ver mais fotos visite a galeria de fotos de nossa Paróquia. Paróquia São Sebastião de Ipu: Visita ao Vaticano (Adminstrador Diocesano)
A carta esta no nosso Site Carta às Famílias do Ceará e Piaui e também foi lida pelo Pe. Raimundo Nonato na Ultima novena de São Francisco e você pode assistir ao lado ou visitar o nosso canal do Youtube. Ou ainda assistir o vídeo diretamente do Youtube Carta Ad Limina