Compartilhe com seus amigos.

domingo, 29 de novembro de 2009


As 7 horas do dia 29 de novembro de 2009 começou os preparativos para o natal de Nosso Senhor. Primeira semana do Advento na Paróquia de São Sebastião do Ipu, padre Raimundo Nonato acende a primeira vela.
As velas foram conduzidas por jovens da Juventude Marial Vicentina que também animaram e solenizaram a santa missa com a participação da Terezinha de Jesus da catequese.
A primeira vela acesa foi a roxa. Ela nos convida a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá. É uma oportunidade para refletirmos no amor de Deus em nossas vidas e nos reconciliarmos.
O tempo do advento é tempo de profunda reflexão na espera do Senhor que há de vir. Pe. Nonato refletiu nas duas maiores festa da Igreja Católica: A Páscoa e o Natal, sendo que as duas são precedidas de um tempo de preparação, o advento e a quaresma.
Nesta preparação celebramos 3 tempos. O passado com os profetas preparando o povo para a vinda do Senhor, o nascimento do Messias, o Salvador do Mundo; O povo fiel não perde a esperança e vislumbram a salvação através de Jesus de Nazaré, o filho de Deus. No presente com a igreja preparando o seu povo para acolher e viver intensamente Jesus através da Eucaristia, da oração, da Palavra de Deus, da vivência Missionária e Evangelizadora dos Cristãos. No futuro a Parusia, a vinda gloriosa e definitiva de Jesus.
Foi aberta a campanha para evangelização que é realizada todos os anos no tempo do Advento e procura despertar na consciência de todos os cristãos, a responsabilidade diante da missão evangelizadora para que todos venham a participar ativamente desta missão.
Este ano, a Campanha para a Evangelização tem como tema: Ele se fez pobre para nos enriquecer. Padre Nonato também aproveitou a oportunidade para abrir a Campanha do Natal sem fome que este ano terá o apoio da CDL, câmara dos logistas de Ipu. O Farias, um dos diretores da CDL explicou que contam com toda ajuda possível. Quem quiser ajudar é só procurar o escritório da CDL ao lado da igreja matriz. A CDL está promovendo o Natal Solidário em apoio ao Natal sem Fome.
Leia mais sobre o advento e os símbolos do Natal no nosso site Catequese de Ipu