Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Festa de Cristo Rei

Em 2006, a Assembléia Geral da CNBB aprovou por unanimidade a realização, em 2009, do Ano Catequético, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959. “A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando á catequese, como está expresso no Diretório Nacional de Catequese”.O “Ano Catequético”. Será um momento forte de motivação e convocação para o trabalho de anunciar a Palavra de Deus.
O tema que estamos trabalhamos é “Catequese, caminho para o discipulado”, seguindo as propostas do Documento de Aparecida.O lema escolhido cita o Evangelho de Lucas (20,32.35):“Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.O objetivo geral do Ano Catequético foi“dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”.
Dentre os objetivos específicos, destacamos em nossa Paróquia:


a) intensificar a formação dos nossos catequistas e dos agentes de pastoral;

b) estimular a dimensão catequética das comunidades na perspectiva da pastoral de conjunto;

c) educar para a vivência de uma fé comprometida com as urgentes mudanças da nossa realidade, tendo presente o princípio da interação Fé-Vida;

d) dar a devida ênfase à catequese com adultos e jovens.
O Ano Nacional para a Catequese termina com a festa de Cristo Rei no dia 22 de novembro.

A Festa de Cristo Rei

No último domingo do ano eclesiástico – confessamos: “Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor do universo”. Jesus Cristo a esperança da humanidade.

Comemoramos este mês a festa de um Rei que ao invés de riquezas e poder, proclama a simplicidade e a humildade. Sua festa é uma oportunidade de aprofundarmos o nosso modelo de fé e a vivência da humanidade.

A festa de Cristo Rei é a coroação de todo o ciclo da liturgia eclesiástica, porque na figura de Cristo Rei, se resume toda a obra salvadora do Messias. Não um messias cheio de poder e riquezas que veio para aniquilar os maus, mas um rei que veio para transformar os corações mais endurecidos. Na realidade, já tínhamos celebrado na Semana Santa, na Páscoa e na Ascensão a festa da realeza de Cristo. No dia da Páscoa Cristo assume o domínio sobre a nova Criação redimida. Na Ascensão ao céu é elevado para junto do Pai. Também em cada Domingo comemoramos o dia do Senhor ao celebrar a eucaristia.

Nesse dia encerramos o ano litúrgico e começamos o tempo do ADVENTO. A Igreja convida-nos a concentrar nossa mente e coração nesse fundamento de nossa fé; Jesus Cristo, o Senhor.

Leia mais no nosso Site: Cristo Rei na Bíblia Festa de Cristo Rei