Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

6ª Novena de São Francisco


Dia 30, quarta-feira, 19h, mais uma vez a comunidade de Ipu se reúne na Matriz de são Sebastião para celebrar a 6ª novena e a Santa Missa em louvor a São Francisco das Chagas. A família de Terezinha Xerez conduz a imagem do Quadro da Igrejinha até a Matriz.
A Catequese Paroquial anima a liturgia juntamente com as comunidades Nossa Senhora das Graças e São Vicente de Paulo.
Hoje, dia de São Jerônimo, os jovens do Grupo de Dança da Catequese Nossa Senhora das Graças conduzem a Bíblia até o altar numa bonita procissão. O Padre Zenóbio apresenta a Palavra à comunidade.
A família de Osorio Soares, coordenador da Catequese, ajudou a refletir no tema proposto para a noite "Família, lugar de segurança" e enfatizou o problema da educação como principal contexto para vencer a insegurança que atualmente as famílias estão passando.
As comunidades e a Catequese leram as preces juntamente com professores da Escola Maria Nair Martins que completa o seu 12° aniversário. Maria Nair é uma ipuense formada em administração escolar e dedicou parte de sua vida na batalha por uma educação aprimorada e um convívio harmonioso. Os pedidos em prece são de sabedoria Divina, amor e serenidade para educar segundo os princípios cristãos. A Senhora Maria Nair está ao centro da foto abaixo.
Os convidados como noitários de hoje são Comerciantes, Contabilistas, funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Profissionais liberais. Destacamos aqui o Sr. Farias da Farias Sport Modas, dentre muitos que têm contribuído para o bom desempenho e o sucesso dos festejos.
Todas as noites um carro de som do mesmo retransmite a Missa direto da Rádio Catedral, proporcionando uma boa participação para os que obrigatoriamente ficam distantes. Enquanto assistem a Missa pelo telão, escutam pelo serviço de som.
A barraca hoje está sendo animada pela Juventude Marial Vicentina, o Grupo Verbo de Deus e a Pastoral da Comunicação. A imagem vai para a casa de Maria Creuzelides na Rua Boa Vista.


Se você quiser ver as fotos de todas as novenas dos festejos de São Francisco, visite o site da Catequese.

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mensagem de acolhida ao nosso Pároco


As pastorais sob comando da equipe de apoio da nossa Paróquia prepararam uma acolhida ao nosso Pároco e Administrador Diocesano, Padre Raimundo Nonato. Tudo começou com a leitura de uma mensagem em Ação de Graças e logo após a Missa ele é saudado e abraçado pelos seus paroquianos.



Quão Jubiloso é vosso retorno!

Desde o dia 14 de setembro, quando nos deixaste para viajar a serviço do Reino, nossos corações estavam saudosos com a vossa ausência. Afinal, alguns dias distante de quem amamos pode parecer porco, mas o tempo e a distância fazem desses dias uma eternidade.

Sabemos que Deus proporcionou ao senhor, Padre Nonato, uma feliz viagem, uma feliz missão, e isso é o que nos confortava. Saber que nosso pastor estava sob a proteção do pastor maior. Que sua vida e seus desígnios estavam nas mãos do Altíssimo.

Aproveitamos esta ação de graças para render a Deus todo louvor e toda glória por trazer de volta nosso pastor. Como ovelhas, sentimos sua falta mesmo estando em mãos seguras. Sentimos sua ausência. E a saudade foi sempre uma constância no coração de cada paroquiano seu.

Que o Senhor lhe conceda em seu retorno toda a serenidade e zelo para com este rebanho! Que Deus possa proporcionar neste reencontro inúmeras alegrias e que lhe fortaleça sempre para conduzi-lo da mesma forma que até aqui você conduziu.

Sinta-se novamente em casa! Afinal, o bom pastor nunca abandona o redil de suas ovelhas.

Com estas palavras todas as pastorais, movimentos e associações de nossa paróquia desejam ao senhor, Padre Nonato, um feliz retorno.

Queremos que saibas que o júbilo em tê-lo de volta é imenso. Que o bom Deus possa sempre abençoá-lo e sempre conduzi-lo nos destinos de nossa paróquia.

Amém, assim seja!






Leia a matéria completa aqui ►

5ª Novena de São Francisco


Dia 29 de setembro, terça-feira. Com a chegada da imagem trazida pela família de Maria Stella Bezerra Martins, o nosso Vigário Paroquial dirigiu a celebração da 5ª novena da festa de São Francisco.
O pátio da Matriz estava animado, pois todos estavam ansiosos para rever o nosso Pároco depois da sua viagem a Roma como Administrador Diocesano. Foi recebido com muito carinho e chegou demonstrando uma felicidade muito grande, que todos podemos sentir.

A noite era de festa a liturgia foi animada pelas senhoras Voluntárias da Caridade de são Vicente de Paulo. Os noitários convidados para a festa foram as famílias ipuenses.
Nosso pároco presidiu a celebração e o Vigário, Padre Zenóbio co-celebrou. O Ministério de Música da Comunidade Cristo Rei animou a liturgia como nos outros dias.
A palestrante da noite que nos ajudou a refletir no tema "Iniciação à Vida Cristã" foi a Ivoneide, filha do senhor Didé e Amélia. Seu esposo não pôde estar presente pois estava viajando e não chegou a tempo.
Muitos devotos participam da celebração piedosamente. O pátio não estava tão lotado, no entanto pôde se ver pessoas em busca de assentos na praça à frente, mas celebrando concentrados, pois além do telão a Missa era transmitida pela Rádio Catedral e retransmitida por um carro de som do Farias Sport Modas, próximo à praça. celebramos tranquilos pois podemos contar sempre com a participação da Polícia Militar e de agente da Guarda Municipal todas as noites.

A barraca hoje está sendo animada pelo Apostolado da Oração e MEJ. E a imagem vai para a casa de Terezinha Xerex no Quadro da Igrejinha.
Leia a matéria completa aqui ►

4ª Novena de São Francisco


28 de setembro, segunda-feira.
Com a animação do Ministério de Música da Comunidade Cristo Rei e a participação especial do Cantor seresteiro Ninja Lee e do sanfoneiro Gonçalo do Dão foi celebrada a 4ª novena e Missa dos festejos de São Francisco.
A liturgia foi animada pela Pastoral do Idoso e Servos de Nossa Senhora que convidaram os Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Agentes de Saúde e Fisioterapeutas e a Fundação Nacional de Saúde para noitários e participarem da leitura das preces.
Quem fez a palestra foi a Gracinha, coordenadora da Pastoral do Idoso e membro dos Servos de Nossa Senhora. Falou do tema Catequese, caminho para o discipulado.

Hoje, talvez por ser segunda-feira, o pátio da Matriz não estava tão cheio. Talvez, também, devido a falta de assentos o povo acaba procurando as calçadas das casas, os bancos da praça em frente à Matriz e até sua própria moto. A barraca hoje ficou a cargo da animação do grupo Unidos na Fé e pastorais do Dízimo, Batismo e da Criança.
A imagem veio da casa do Dr. Edgard Corrêa e Mônica na Rua Pe. Corrêa e vai para a casa de Maria Estela Bezerra Martins, na rua João Anastácio Martins.

Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Romaria Catequética a Juazeiro do Pe. Cícero

27 de Setembro de 2009
Juazeiro do Norte está em estado de Graça.
O Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará) realizou a 2ª Romaria dos Catequistas, desta vez para a terra do Padre Cícero do Juazeiro.
A Chegada foi no convento dos Franciscanos com previsão para as 5:30h.
A Diocese de Sobral ficou dividida devido o tamanho da mesma e a distância das Paróquias. A paróquia de Santana chegou 3h.
A Nossa Paróquia chegou 4:30h. As 6:30h foi servido o café. As outras Paróquias e a sede da Diocese chegou as 7h.
Os animadores desde 6h até a hora da celebração fizeram de uma maneira magnífica a acolhida de acordo com a chegada das Dioceses. O café foi servido nas tendas preparadas com bandeiras das cores de cada diocese.
Os catequistas tomavam o café e depois ficavam passeando pelas galerias suspensas nos muros do convento. 7 horas da manhã e o sol já brilhava intensamente fazendo também a sua acolhida aos catequistas.

A estrutura do Convento Franciscano foi um local ideal para uma celebração deste porte, pela sua beleza e pela sua comodidade.
A celebração foi presidida por Dom Eugênio Rixen, Presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e co-celebrada por diversos padres, dentre eles os coordenadores de catequese da Diocese de Sobral Padre Marcos e Padre Mailson.

Estiveram em Juazeiro as dioceses de Iguatu, Crato, Fortaleza, Quixadá, Limoeiro do Norte, Tianguá, Sobral, Itapipoca e Crateús. A liturgia ficou a cargo de quase todas as dioceses. As preces ficaram por conta da Dioceses de Sobral.
Após a celebração Eucarística foi distribuída água para os catequistas e todos começaram a sair do convento para a procissão dos romeiros catequistas para a Basílica menor da Mãe das Dores.
Os catequistas se agrupavam por cores de diocese, formando um colorido deslumbrante. Até os próprios moradores de Juazeiro que já viram tanta coisa bonita nesta cidade de romarias, ficavam extasiados ao ver a procissão passar.
O sol era escaldante e nem todos estavam de chapéu, mas isso não tirava a alegria e a vontade de louvar a Deus. Com músicas cristãs e músicas marianas sendo animadas por um trio elétrico à frente, os catequistas cantavam, dançavam e louvavam sem parar.
A Diocese de Sobral estava como que uma torcida organizada vibrando em alegria e êxtase fazendo deste dia um momento inesquecível para quem participou, para quem viu e para quem vai ver estas imagens.

Ao chegar à Basílica menor de Mãe das Dores todos entraram para momento orante e devocionário, onde o prefeito de Juazeiro Manoel Santana entregou o chamado kit Juazeiro aos coordenadores de catequese de cada uma das nove dioceses do Ceará, em especial ao bispo Eugênio Rixen. O kit contém uma maleta de fabricação artesanal em palha com uma mini biografia e livros sobre Padre Cícero, folder de Juazeiro, botom com imagem do sacerdote, fitas, os jornais "O Centenário" e o "Rebate" e outras lembranças.
Após a celebração e o momento orante, os catequistas saíram em procissão para o Memorial Padre Cícero, onde são guardados os seus pertences, como roupas, botas, chapeús, bengala, fotografias.
Em seguida os catequistas dirigiram-se a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde fizeram a visita e depois se dirigiram para a Praça padre Cícero para o almoço.
Os catequistas da Paróquia São Sebastião de Ipu, não perdendo a tradição dos romeiros-missionários, levaram nas suas sacolas as suas farofas e frutas e fizeram a sua refeição sentados no chão santo da terra do Padre Cícero.


Após o almoço e alguns minutos de descanso os catequistas pegaram os seus carros e subiram para o Horto para fazer a visita à estátua, tirar fotos, pagar promessas e visitar o casarão do Padre Cícero.


No casarão é deslumbrante ver as estátuas representando cenas do cotidiano que a foi a vida do Padre Cícero. Nesta foto Padre Cícero diante da imagem de São Sebastião, na qual é o nosso padroeiro.
Às 14h os catequistas se dirigiram para a Igreja do Horto, que está em construção. É mais uma obra monumental que dá a idéia de uma jangada com capacidade para 5 mil pessoas em pé. Houve algumas palestras sobre a Igreja em construção, Padre Cícero e a Mística da Romaria e o Ano catequético. Bonitas, também, foram as apresentações culturais de música, teatro e dança. Encerrados os trabalhos voltamos felizes e revigorados para missão.

Para ver mais fotos da Romaria Catequética visite nosso site:
Leia a matéria completa aqui ►