Compartilhe com seus amigos.

domingo, 29 de novembro de 2009


As 7 horas do dia 29 de novembro de 2009 começou os preparativos para o natal de Nosso Senhor. Primeira semana do Advento na Paróquia de São Sebastião do Ipu, padre Raimundo Nonato acende a primeira vela.
As velas foram conduzidas por jovens da Juventude Marial Vicentina que também animaram e solenizaram a santa missa com a participação da Terezinha de Jesus da catequese.
A primeira vela acesa foi a roxa. Ela nos convida a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá. É uma oportunidade para refletirmos no amor de Deus em nossas vidas e nos reconciliarmos.
O tempo do advento é tempo de profunda reflexão na espera do Senhor que há de vir. Pe. Nonato refletiu nas duas maiores festa da Igreja Católica: A Páscoa e o Natal, sendo que as duas são precedidas de um tempo de preparação, o advento e a quaresma.
Nesta preparação celebramos 3 tempos. O passado com os profetas preparando o povo para a vinda do Senhor, o nascimento do Messias, o Salvador do Mundo; O povo fiel não perde a esperança e vislumbram a salvação através de Jesus de Nazaré, o filho de Deus. No presente com a igreja preparando o seu povo para acolher e viver intensamente Jesus através da Eucaristia, da oração, da Palavra de Deus, da vivência Missionária e Evangelizadora dos Cristãos. No futuro a Parusia, a vinda gloriosa e definitiva de Jesus.
Foi aberta a campanha para evangelização que é realizada todos os anos no tempo do Advento e procura despertar na consciência de todos os cristãos, a responsabilidade diante da missão evangelizadora para que todos venham a participar ativamente desta missão.
Este ano, a Campanha para a Evangelização tem como tema: Ele se fez pobre para nos enriquecer. Padre Nonato também aproveitou a oportunidade para abrir a Campanha do Natal sem fome que este ano terá o apoio da CDL, câmara dos logistas de Ipu. O Farias, um dos diretores da CDL explicou que contam com toda ajuda possível. Quem quiser ajudar é só procurar o escritório da CDL ao lado da igreja matriz. A CDL está promovendo o Natal Solidário em apoio ao Natal sem Fome.
Leia mais sobre o advento e os símbolos do Natal no nosso site Catequese de Ipu

Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa



27 de novembro de 2009. Hoje na igreja Matriz de São Sebastião aconteceu o encerramento da festa de Nossa Senhora da medalha milagrosa. Desde o dia 24 de novembro que as Irmãs,
filhas da caridade de São Vicente de Paulo,
junto com a família Vicentina realizaram o Tríduo da Medalha Milagrosa. O tríduo acontecia 15 minutos antes da Santa Missa. A missa da Festa foi
celebrada pelo Pe. Raimundo Nonato, nosso Pároco, animada pela família vicentina e solenizada pelo ministério de música da comunidade Cristo Rei. Após a Missa da festa, as Irmãs distribuíram
medalhas para todos os participantes. A medalha milagrosa é um meio eficaz de se alcançar muitas graças e instrumento poderoso para a conversão dos pecadores. Aquele que trouxer a medalha com
devoção viverá na graça de Deus. e gozará da proteção da Virgem Imaculada. A virgem quer ser invocada assim: " Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós"

Propagai a Medalha; distribui-a sobretudo aos doentes e aflitos. " As pessoas que trouxerem com confiança esta medalha receberão abundantes graças". Estas palavras foi a Virgem Maria que disse para Santa Catarina na sua aparição em 1830.
Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Ciclo do Natal

No penúltimo domingo de novembro celebramos a festa de “Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor do universo” encerrando o ano litúrgico. Esta é uma festa diferente, pois o nosso Rei embora seja dono de toda riqueza e poder do mundo, preferiu a simplicidade e a humildade. Este é um tempo oportuno para repensarmos as nossas atitudes de consumo exagerado. Enquanto esbanjamos gastos sem necessidade, nosso rei nasce pobre e morre pobre para nos ensinar que é na pobreza que encontramos a riqueza interior de cada pessoa.

O calendário religioso não começa em janeiro como o calendário civil. O nosso calendário começa com o Ciclo do Natal ainda na última semana de novembro com o primeiro domingo do Advento. O calendário Litúrgico tem dois ciclos muito importantes para a vida dos Cristãos: o ciclo do Natal e o ciclo da Páscoa. O ciclo do natal começa com o Advento, inclui o Natal propriamente dito, passa pela Epifania e termina na festa do Batismo de Jesus.

O ciclo do natal é um tempo rico em símbolos de esperança.

Leia mais no nosso site Catequese de Ipu

Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Festa de Cristo Rei

Em 2006, a Assembléia Geral da CNBB aprovou por unanimidade a realização, em 2009, do Ano Catequético, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959. “A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando á catequese, como está expresso no Diretório Nacional de Catequese”.O “Ano Catequético”. Será um momento forte de motivação e convocação para o trabalho de anunciar a Palavra de Deus.
O tema que estamos trabalhamos é “Catequese, caminho para o discipulado”, seguindo as propostas do Documento de Aparecida.O lema escolhido cita o Evangelho de Lucas (20,32.35):“Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.O objetivo geral do Ano Catequético foi“dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”.
Dentre os objetivos específicos, destacamos em nossa Paróquia:


a) intensificar a formação dos nossos catequistas e dos agentes de pastoral;

b) estimular a dimensão catequética das comunidades na perspectiva da pastoral de conjunto;

c) educar para a vivência de uma fé comprometida com as urgentes mudanças da nossa realidade, tendo presente o princípio da interação Fé-Vida;

d) dar a devida ênfase à catequese com adultos e jovens.
O Ano Nacional para a Catequese termina com a festa de Cristo Rei no dia 22 de novembro.

A Festa de Cristo Rei

No último domingo do ano eclesiástico – confessamos: “Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor do universo”. Jesus Cristo a esperança da humanidade.

Comemoramos este mês a festa de um Rei que ao invés de riquezas e poder, proclama a simplicidade e a humildade. Sua festa é uma oportunidade de aprofundarmos o nosso modelo de fé e a vivência da humanidade.

A festa de Cristo Rei é a coroação de todo o ciclo da liturgia eclesiástica, porque na figura de Cristo Rei, se resume toda a obra salvadora do Messias. Não um messias cheio de poder e riquezas que veio para aniquilar os maus, mas um rei que veio para transformar os corações mais endurecidos. Na realidade, já tínhamos celebrado na Semana Santa, na Páscoa e na Ascensão a festa da realeza de Cristo. No dia da Páscoa Cristo assume o domínio sobre a nova Criação redimida. Na Ascensão ao céu é elevado para junto do Pai. Também em cada Domingo comemoramos o dia do Senhor ao celebrar a eucaristia.

Nesse dia encerramos o ano litúrgico e começamos o tempo do ADVENTO. A Igreja convida-nos a concentrar nossa mente e coração nesse fundamento de nossa fé; Jesus Cristo, o Senhor.

Leia mais no nosso Site: Cristo Rei na Bíblia Festa de Cristo Rei

Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

O ano de 1830 foi o marco inicial de um ciclo de grandes revelações Marianas. Começou com as aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, Paris-França
Esse ciclo prosseguiu em La Salette (1846),
em Lourdes (1858)
e culminou em Fátima – Portugal (1917). A partir destas ultimas aparições é que passamos a chamar nossa Senhora com o título de “N. Sra La Salette”, “N. Sra. De Lourdes” e “N. Sra de Fátima”. Desde 1830 Nossa Senhora se manifesta lamentando os pecados do mundo, oferecendo perdão e misericórdia à humanidade pecadora e prevendo severos castigos caso ela não se convertesse. Mas também anunciando que, após esses castigos, viria um triunfo esplendoroso do Bem.
A Imaculada Virgem Maria vem a terra para mostrar e relembrar a seus filhos o caminho que leva a seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo.Nossa Senhora vem trazer-nos um sinal, o seu retrato em uma Medalha bendita derramando Suas Graças aos filhos que pedirem a sua intercessão; e por causa dos seus prodígios e milagres, o povo cristão deu a esta medalha o título de “Milagrosa”.
A Medalha Milagrosa é um rico presente que Maria Imaculada quis oferecer ao mundo no século XIX, como penhor dos seus carinhos e bênçãos maternais, como instrumento de milagres e como meio, de preparação para a definição dogmática de 1854. Foi neste ano que aconteceu a solene proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

A Santíssima Virgem escolheu para a confidência dos seus desígnios a comunidade das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo, para recompensar de certo a devoção que o Santo São Vicente de Paulo, sempre teve à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, e que deixou por herança aos seus filhos e filhas espirituais.E a eleita como instrumento de revelação do seu desejo chamava-se Catarina Labouré. Leia mais sobre as aparições no nosso Site.

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dia Missionário - Populares

A Diocese de Sobral está se preparando para em 2015 celebrar 100 anos de sua existência.Os preparativos estão acontecendo desde 2007 quando teve início na Diocese as Santas Missões Populares.
Os objetivo das SMP é fazer de nossa Diocese uma grande rede de comunidades eclesiais, fazendo assim crescer a unidade e a comunhão eclesial.
Em 2007 foi vivido a 1ª etapa da missão "Tempo de acordar". A 2° etapa foi o "Tempo de Saborear" e a 3° etapa o "Tempo de Aprofundar e articular".
Durante estas etapas aconteceram três retiros a nível Diocesano e Paroquial; A grande semana missionária; Agora estamos vivendo o tempo de aprofundamento e articulação.
Na nossa Paróquia, além dos retiros está acontecendo mensalmente na primeira terça feira, uma caminhada missionária para um bairro e a noite a Santa Missa no mesmo.
Desta vez a caminhada foi para o bairro das Populares na Boa Vista. Muita gente acreditava que quase ninguém iria participar por alguns motivos:
Primeiro porque desde o dia 25 ao dia 31 de outubro, a Paróquia viveu uma semana intensa de Atividades missionárias com caminhadas, terço missionário, terço da misericórdia, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos missionários falando sobre catequese, família, juventude e outros.
O segundo motivo seria pela distância das populares e o terceiro porque o lugar escolhido teria que descer um grande alto... Ao contrário do que acreditavam, foi uma das mais movimentadas caminhadas. Hoje, 3 de novembro de 2009, muitos Idosos e alguns com mais de oitenta anos desceu o grande alto com entusiasmo. No local marcado foi celebrado o Ofício Divino das Comunidades, recordando a vida daqueles que já estão com Deus. O dia de finados é dia de celebrar a vida eterna das pessoas queridas, e o dia de todos os Santos é dia de celebrar aqueles que morreram em estado de Graça.
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 1 de novembro de 2009

Entrega do Tríptico

1 de novembrode 2009, dia de todos os Santos A Paróquia de São Sebastião de Ipu, após completar um ciclo um ciclo semanal com a capela da missão, entregou hoje para a Paróquia de Píres Ferreira.
O Pároco, Padre Bonifácio não pode estar presente, mais veio uma comissão paroquial tendo a Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, Maria Marli Damasceno à frente.
Durante a celebração Eucarística ainda aconteceu uma primeira Comunhão de um jovem que irá receber o sacramento da Crisma logo mais a noite na Baixa larga, região da serra.
A comunidade de Pires ferreira celebrou conosco, e no final, uma representação dos nossos missionários acolheram no presbitério a representação de Pires Ferreira e fizeram a entrega da Capela missionária.
A saudade vai ser grande podem a missão da capela era relembrar o nosso envio missionário. A missão continua. O presidente da celebração foi o Padre Zenóbio. Terça feira dia 3 de Novembro a caminhada missionária será para minha casa no Bairro das Populares.



Leia a matéria completa aqui ►