Compartilhe com seus amigos.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Brasão da Paróquia do Ipu



A Paróquia do Ipu ganha um Brasão.

HERÁLDICA

O brasão paroquial de Ipu apresenta peculiaridades próprias da geografia da região, bem como os elementos essenciais da religiosidade do lugar.

A cruz em ouro: indica o símbolo maior da fé cristã, representando o trabalho de evangelização a ser empreendido no lugar.

O escudo, em vermelho e branco: as cores representam, simultaneamente, acontecimentos marcantes na vida de Cristo, sua morte e ressurreição, imitadas por São Sebastião, nosso orago paroquial, ao sofrer o martírio e receber acolhimento na casa do Pai

As três flechas amarradas na inscrição 1883: referência ao santo padroeiro e ao ano de fundação da Paróquia, inscrito no livro de tombo paroquial.

A cruz de malta, o JHS e as letras J, P, V e M: a cruz representa a influência da colonização portuguesa na evangelização local, a ela somado o trabalho dos jesuítas, já que ambos atuaram na expansão' do cristianismo por estas paragens. As letras são iniciais do nome da Dona Joana Paula Vieira Mimosa que, segundo consta, foi figura marcante para a conquista e definitiva colonização das terras onde hoje se localiza o município de Ipu, além de esta atuar profundamente na catequização dos índios que desciam da Serra Grande para pescar nos rios e riachos próximos a esta cidade.

A serra em verde, de onde, brota água: apresenta o maior símbolo da cidade de Ipu, caracterizado pela queda d'água que dera origem ao próprio nome do município.