Compartilhe com seus amigos.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Catequese, caminho para o discipulado.


Em 2010, a catequese da Paróquia de Ipu quer trabalhar em estilo catecumenal, em consonância com o documento de Aparecida. Queremos ser catequistas formadores de discípulos missionários. A tarefa não é fácil. Para que isso aconteça precisamos obedecer o mestre Jesus e sair mundo afora, fazendo com que todos os povos se tornem seus discípulos como está em Mt 28, 19-20.
A pedagogia do catequista discípulo missionário está no caminhar assim como os discípulos de Emaús 9 Lc. 24, 13-31. O nosso seguimento ao mestre tem tudo a ver com nossa identidade Cristã: “Caminhar humildemente com Deus nas estradas de nossa vida, praticando a justiça e amando sem limites. Seguir Jesus é ter uma relação de amor e obediência a Deus Pai, por intermédio de Jesus Cristo nosso salvador, com a certeza de que nossa força vem do alto, do Espírito Santo. A nossa missão é revelar o rosto de Jesus.
Quem quiser ser catequista precisa estar em constante formação, pois o mundo não para e o Evangelho se renova a todo instante: Então o que está assentado no trono disse: “Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Ap. 21, 5.”
Resumindo, a nossa catequese precisa dar uma resposta fiel aos anseios profundos do coração humano. Se assim for, será um local agradável em que todos irão querer participar porque encontrarão o amor de Deus em nós.