Compartilhe com seus amigos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Lançamento da catequese Catecumenal

A Paróquia do Ipu realiza mensalmente reunião com todos os seus Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão(MESC) e representantes de capelas com a coordenação dp seu Pároco Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva. Os encontros funcionam como se fosse uma assembléia Paroquial em 12 edicões.
Nestes encontros o Padre dá formação, tira dúvidas, transmite os eventos da Paróquia e da Diocese, coloca em dias sua agenda, prepara as festas dos Oragos de todas as capelas e auxilia nas comunidades que ainda não tem capela. Os encontros são realizados sempre no primeiro sábado de cada mês. Este aconteceu excepcionalmente no segundo sábado.
O encontro começou com a oração feita pela coordenadora do Mesc: Aninha que em seguida divulgou a escala dos ministros que irão servir durante os festejos e as instruções para o mês. O Pe. Nonato assumiu a direção do encontro dando alguns avisos e fazendo um estudo preliminar da Campanha da Fraternidade. A CF deste ano é Ecumênica, tendo como organizadores a CNBB e o CONIC ( Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) que é composto pela Igreja Católica Apostólica Romana, pela Igreja Episcopal Anglicana no Brasil, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pela Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e pela Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. O Tema da CF é Economia e Vida, e o Lema " Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro"(mt 6,24c)
Em seguida, Pe. Raimundo Nonato lançou em nível Paroquial o a catequese catecumenal tendo como base o Tema " Iniciação à vida Cristã" proposto pela 47ª Assembléia Geral da CNBB. A iniciação à vida cristã é um método que se assemelha ao catecumenato dos primeiros séculos da Igreja, e ajudou tantos a abraçarem o seguimento de Cristo e a perseverarem com firmeza na fé, mesmo nas perseguições e até no martírio. Vale para quem já foi batizado, mas não evangelizado; vale ainda mais para adultos que ainda não foram batizados e o desejam como também para aqueles adultos que ainda não tiveram o primeiro contato com Jesus Eucarístico.. O catecumenato se encerra com o sacramento da Crisma.
Para nós catequistas do Ipu é uma experiência nova. Padre Nonato pediu que aqueles que abraçarem este projeto, faça com alegria e entusiasmo. A iniciação cristã é um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (DA nº 287). Estiveram presentes neste encontro os catequistas das capelas e comunidade.