Compartilhe com seus amigos.

sábado, 24 de abril de 2010

Iniciação à Vida Cristã Dia 24

A Paróquia do Ipu preocupada com os cristãos ipuenses e a sua iniciação crista reúne seus catequistas para estudarem um dos novos documentos da CNBB (Estudo da CNBB 97) Iniciação à Vida Cristã, fruto da última Assembléia e lançado durante a III SBC.
A proposta de nosso Pároco é que implantemos em nossa Paróquia Uma Iniciação à vida Cristã, baseada no catecumenato Cristão. O acessor do encontro foi o Padre Almir Magalhães de Arquidiocese de Fortaleza. Começamos o encontro com a oração presidida pelo nosso Pároco, Pe. Nonato. Depois, eu e o Pe. Nonato apresentamos a catequese da Paróquia, desde a catequese infantil até a catequese adulta.
Participaram deste encontro 150 catequistas, sendo que 8 de Santa Quitéria, 8 de Hidrolándia e 7 de Catunda. Depois da apresentação paroquial, Pe. Almir elogiou a organização e a valorização que a Paróquia dá às equipes de catequese. Demonstrou sua preocupação com Paróquias que não tem estruturas catequéticas e a falta de formação para novas lideranças.
Falou do ministério catequético enquanto serviço; todas as fases de formação para a vida cristã têm que ser entendida como catequese (É questão de identidade, terminologia). Depois falou sobre os grupos de jovens. Os jovens que buscam santificar as suas vidas devem colocá-la ao serviço da juventude em geral. Os grupos de jovens precisam viver mais a missão. Trabalhar pelo o anúncio não com o objetivo de trazer mais jovens para a igreja ou seu grupo, e sim de evangelizar. Apresentou para os catequistas as origens do catecumenato; As etapas e os tempos do catecumenato; A decadência e as crises do catecumenato; O resgate do catecumenato a partir do concílio Vaticano II e no pós-concílio. O encontro começou as 8 horas de manhã e foi até as 5 horas da tarde no auditório do Patronato Sousa Carvalho. Depois fomos para a missa na Igreja Matriz.