Compartilhe com seus amigos.

domingo, 25 de abril de 2010

Iniciação à Vida Cristã Dia 25

Hoje começamos com a celebração Eucarística as 7 horas na igreja matriz, depois fomos para o auditório do PSC. No primeiro momento foi feita uma rápida apresentação dos catequistas e em seguida nosso assessor fez uma retrospectiva do dia anterior. Pe. Almir frisou a última parte do dia de ontem: “O resgate do catecumenato deve ser feito para a catequese, mas não precisa ser uma cópia. O catecumenato é modelo de catequese para os dias de hoje.”

Falando em mudanças de época, os padres revisaram bastante a visão distorcida dos sacramentos principalmente do matrimônio. Por falta de catequese as pessoas buscam as celebrações secularizadas, desvalorizando a catequese cristã. Talvez, por falta desta catequese, as famílias já não cumpram seu papel de iniciadores dos filhos na vida cristã.

A catequese hoje precisa interagir com a liturgia e a conversão de costumes. Apresentar o mistério da salvação relacionada com o ano litúrgico, apoiada nas celebrações da Palavra. A catequese insere o catecúmeno na liturgia onde tem sua culminância na Eucaristia.

A evangelização, principalmente por meio da catequese de iniciação e vida cristã se da de maneira comunitária através de um processo demorado, que tem que ser levado em conta a conversão para que possa dar testemunho de sua fé. A maior preocupação da igreja é a lacuna que ficou na iniciação Cristã dos nossos jovens e adultos.
No final do encontro cada Paróquia falou um pouco sobre o encontro e de suas expectativas ao retornar às suas cidades. Encerramos com uma linda apresentação do grupo de danças da catequese. A coreografia emocionou os participantes. Depois fomos todos almoçar.