Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A missão de catequizar

Todo cristão pelo batismo é um discípulo de Jesus Cristo; Pelo mesmo batismo ele é inserido em sua igreja como membro ativo; Uma vez membro de sua igreja, a principal missão do cristão é catequizar. Através da Evangelização a Igreja transmite a fé que ela mesma vive, e o catequista ao catequizar torna-se um porta-voz da comunidade e da igreja. No seu trabalho catequético o catequista tem que ser consciente de que não transmite sua doutrina pessoal (cf.CR 145), e sim o tesouro da fé guardado pela igreja.

O catequista é também um educador da fé, que ao transmitir os ensinamentos da igreja, ajuda o catecúmeno a viver estes ensinamentos, arraigando no seu coração o amor por Jesus Cristo, a vontade de seguir o mestre (cf. Jo 1, 37.) tornar-se testemunhas de Cristo.

A Igreja assim, ao transmitir a fé através de seus membros, gera filhos pela ação do Espírito Santo e os educa maternalmente (cf. DGC 78-79). A catequese faz parte do ministério da Palavra e do profetismo eclesial. O catequista é um ministro da palavra e um autêntico profeta, pois pronuncia a Palavra de Deus, na força do Espírito Santo. O catequista tem que ser fiel à pedagogia divina para através da catequese iluminar e revelar o sentido da vida dos catecúmenos.

Para ler o Artigo Completo visite o nosso Site

Visite Tambèm o nosso Blog de Formação