Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quinta-Feira Santa - Instituição da Eucaristia

A Missa de hoje quinta-feira santa é a memória da Instituição da Eucaristia. Nesta Celebração, não só revivemos a última ceia do Senhor Jesus com seus apóstolos como também o ritual do Lava-pés, onde o mestre deixa um grande exemplo para todos: "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. É apresentado à assembléia o óleo santo bento pela manhã na missa do crisma celebrada na catedral da sé em Sobral.

Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outro. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais
também vós." Jo 13, 13-15. Pe. Nonato faz o mesmo gesto simbolizando o serviço que a igreja tem que exercer no mundo.
No final da celebração, o Santíssimo é transladado para uma capela preparada ao lado, e o altar principal é desnudado representando a ausência do senhor que foi traido com um beijo por um dos seus discípulos, e agora é levado para o seu martírio.
A partir de agora, as comunidades ficarão em adoração, reparando aquela hora que os discípulos não puderam ficar em vigília com Jesus. Todo Cristão deve sempre fazer uma hora de adoração se quiser estar na presença do Senhor. Assim disse o Senhor: Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.