Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Manual de Procedimentos Administrativos para a Igreja no Brasil

PDF

48agmanualadministrativoA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta segunda-feira, 10, no plenário da sua 48ª AG, que acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, o Manual de Procedimentos Administrativos. O livro tem por objetivo disponibilizar às dioceses do Brasil um instrumento de trabalho facilitador no complexo processo da administração dos bens e serviços da Igreja nas comunidades. O Manual é direcionado, principalmente, às mitras diocesanas, suas paróquias, comunidades e outras instituições.

De acordo com o integrante do grupo que escreveu a obra e responsável pelo início dos trabalhos, padre Aleixo W. Souza, o material é uma proposta da Conferência para atender os gestores da Igreja no Brasil nas mais diversas situações eclesiais.

“A proposta é que todas as paróquias do Brasil contem com esse Manual. Não existe pretensão de impor, criar diretrizes, mas sim o interesse de disponibilizar um instrumento de trabalho. É uma proposta da CNBB para responder a tantas perguntas concretas do mundo da gestão eclesial”, explicou o sacerdote.

48agcomissaomanualadm

Da mesma forma, o ecônomo da CNBB, Francisco Julho, defende o Manual como um importante projeto de controle para os procedimentos administrativos da Igreja no Brasil. “O objetivo é ajudar as instituições católicas a organizarem sua contabilidade, a área de recursos humanos, o patrimônio, para terem um controle mais preciso de tudo. Queremos com o livro facilitar os trabalhos nessa área para que a Igreja tenha unidade nos procedimentos administrativos”.

Ideia e conteúdo

O Manual foi usado primeiramente na década de 1990, na arquidiocese de Curitiba (PR), quando padre Aleixo era o responsável pelo setor econômico daquela Igreja particular. Nos anos de 2002 e 2003, o trabalho acabou sendo discutido numa reunião promovida pelos gestores da CNBB, de modo especial, pelo ecônomo Francisco Julho.

Fonte: Central de Notícias CNBB


E para você celebrar o mês de Maio Dia 9: "Maria, imagem acabada e fidelíssima do seguimento de Cristo.