Compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Visita catequética à São José dos Martins

Eu Osorio Soares, coordenador de grupos de catequese na Paróquia de São Sabastião de Ipu, visitei neste domingo a capela de São José dos Martins para identificação e procura de soluções para problemas existentes na comunidade, na qual se afastaram as catequistas, não participando das reuniões de formações que acontecem mensalmente na Paróquia.A recepção foi maravilhosa; muitas mães presentes no salão de reunião da capela, participaram atentamente, perguntaram, escutaram, conversaram, enfim: Foi uma tarde muito proveitosa.
Diante dos problemas identificados as catequistas se desculparam com a comunidade e as mães prometeram ajudar na medida do possível, o bom andamento da catequese.Os problemas identificados foram corriqueiros, mas que não podem acontecer pois comprometem o bom desempenho da catequese. Problemas como: a falta de diálogo entre os catequistas; a falta de cooperação por parte de alguns pais; devido a falta dos catequistas nas formações paroquiais, os trabalhos diferenciado na aplicação dos conteúdos; a falta de organização nas estruturas que a Paróquia oferece.
Resolução dos problemas: Dei uma pequena catequese de participação dos pais na vida dos filhos, na vida da igreja e nos sacramentos. No segundo momento nos reunimos: coordenação, catequistas e membros da capela. Objetivos: organização e reestruturação do núcleo comunitário de catequese; suscitar liderança de grupo entre os membros; participação dos catequistas na formações oferecida pela Paróquia e nas celebrações litúrgicas comunitárias; compromisso com a igreja e com a comunidade; Incentivo para a missão na catequese; formação dos catequizandos a nível de discípulos missionários.
A equipe de catequese de São José dos Martins era liderada pela Silvana, segunda de cima para baixo nas fotos. O afastamento da mesma ocasionou os problemas. D. Celina (primeira nas fotos) não conseguiu liderar. Agora as três catequistas: D. Celina, Iana e raila irão escolher uma nova liderança e organizar a catequese comunitária. Com as bençãos maternas de Maria e a força do Espírito Santo, a Esperança nesta comunidade voltou a reinar.