Compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa de São Joaquim no Passa Sede

25 de julho de 2010. Na comunidade do Passa Sede, no distrito de Pires Ferreira, aconteceu o encerramento dos festejos do padroeiro desta localidade, São Joaquim. O Passa Sede pertence a Pires ferreira, mas por estar nos limites com o Ipu, a comunidade religiosa pertence a esta paróquia. Os festejos começaram no dia 22, acontecendo 3 novenas. Na última novena, o tradicional leilão e domingo a Missa de encerramento com a 1ª Eucaristia de 11 crianças que receberam Jesus Eucarístico pela 1ª vez. Você pode ver a relação das crianças na página Festa dos Santos.

Em sua homilia, Padre Raimundo Nonato, refletiu sobre a 1ª leitura. O diálogo que Abraão teve com Deus em relação às cidades malditas, Sodoma e Gomorra. O mal contamina muito rápido. Naquelas 2 cidades não havia se quer 40 justos? Esta contaminação ainda vemos hoje: Políticos que deveriam zelar pelos interesses do povo que deu seu voto de confiança, enriquecem ilicitamente enquanto o povo sofre as agruras de viver sobrepujados por um poder corrupto. Mas, por outro lado, existe muita gente boa, que trabalha para engrandecimento da comunidade, que devem também contagiar a todos com seus exemplos de humildade, caridade, partilha, doação e desejo de ver uma sociedade mais justa e fraterna.

Em referência às crianças que aguardavam ansiosas pelo seu primeiro contato com Jesus, Pe. Nonato frisou a oração de Jesus, que a pesar do evangelista não dizer como era sua oração, ficamos a imaginar que seria tão bonita a ponto dos discípulos pedirem a Jesus: “Mestre, ensina-nos a rezar…”. Então Jesus ensina a mais bonita de todas as orações, a qual conhecemos com o nome de Pai Nosso. Padre nonato fez um colocação muito importante. Os pais não se preocupam mais em ensinar seus filhos a rezar. As crianças ao ingressarem na catequese não sabem nem mesmo o Sinal da Cruz, o que é lamentável, pois o primeiro passo da educação religiosa deve partir dos pais. É pedido de Deus que os pais ensinem seus filhos a rezarem a um só Deus, nosso Pai misericordioso (Dt 6, 4-9).

Quando os pais não dão o exemplo, os filhos deveriam fazer o mesmo pedido dos discípulos: “Pai, ensine-nos a rezar!”. Que os pais comecem a pensar melhor na herança que querem deixar para os seus filhos, para que as crianças privadas dos bens eternos que são a Oração, a Eucaristia e o Amor, não venham a interessar-se mais pelos bens mundanos, pois acreditem, onde estiver o seu tesouro, aí estará seu coração. Pouca gente compareceu à Celebração. Poucos visitantes. Registrei nesta noite só a presença da Comunidade “Unidos em Cristo” do bairro dos Pereiros, de Ipu.