Compartilhe com seus amigos.

sábado, 3 de agosto de 2013

O que é vocação


Agosto é o Mês de trabalharmos as vocações.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, Vocação significa: Ato de chamar; Escolha, chamamento, predestinação; Tendência, disposição, pendor. Talento, aptidão.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, vocação é um chamado de Deus para um caminho religioso, que é atribuído para desempenhar funções em nossa missão para a construção do seu Reino.

De acordo com a Bíblia, Jesus subiu ao monte e chamou os que Ele quis e os designou e os preparou para uma missão específica, a de levar a Sua Palavra por todo o mundo (cf. Mc 3, 13-19). São Paulo, em sua carta aos Coríntios, cita alguns dos carismas que são provenientes dos Dons: “A cada um é dada à manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.” (I Cor 12,7-11).

Portanto vocação é um dom, um talento que recebemos de Deus para bem realizarmos nosso papel na evangelização de seus filhos. Deus nos deixou 07 Dons: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Estes sete dons estão em nós para enriquecer a vocação que escolhermos. A Fé e a confiança no projeto de Deus são fundamentais para a felicidade no serviço vocacional.

Todos nós nascemos com uma vocação e um talento específico que iremos descobrir através do nosso Batismo.

“O Batismo, a Crisma e a Eucaristia são os Sacramentos da iniciação cristã, por isso, são a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo o Espírito nesta vida de peregrinos a caminho da Pátria” (CIC 1533). Os sacramentos do amor nos aproximam de Deus. Através do perdão e da reconciliação nos tornamos amigos de Deus, herdeiros do céu por meio de Jesus, aquele que deu a vida por seus amigos. Os sacramentos vocacionais nos ajudam a escolher nossa felicidade, tanto na terra como no céu. Maria, “A Rainha de todas as vocações” é o modelo vocacional para nós.

Portanto vocação é um chamado do Senhor. É Deus quem chama e envia. A iniciativa é toda de Deus.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).

Deus nos chama e nos capacita para o qual está chamando. Não precisamos ter medo porque a iniciativa é toda do Senhor. A nossa parte é responder dizendo “sim”, nos colocando inteiramente à disposição d’Aquele que nos chama. Devemos nos lembrar que Deus também nos deu o livre arbítrio e que devemos saber escolher o nosso futuro.

Concluímos assim que todos nós fomos escolhidos, chamados por Deus para uma missão. Há lugar para todos em Seu Reino. Existem os que pregam, os que se dedicam somente às famílias, os que defendem a pátria, os que lutam pelos direitos iguais para todos, os que servem os outros, os que vivem para servir a Jesus e sua igreja. Enfim, é infinita a missão que Deus tem para todos nós. O Senhor conta com corações abertos para colaborar com Ele nessa linda companhia. Você foi escolhido e chamado por Deus para uma missão contida na sua vocação. Saiba discernir a sua vocação e coloque a serviço de Deus e dos irmãos.

Mês Vocacional

Qual é a sua vocação?

Vocação da humanidade

Vocação dos leigos

VOCAÇÃO DO HOMEM

Vocação para o amor