Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

I Assembleia Paroquial de Catequese (sáb - Tarde)

O dia de sábado na assembleia foi excelente. Na hora do almoço, todos fizeram suas refeições bem no estilo de missionários: comendo com o prato a mão e sentados no chão. Após o almoço, para não perder o costume da "sexta", ficamos no auditório para momento de reflexão e meditação. Foi um momento muito especial. As mensagens e orações mexeram com todos nós. Deu-nos força para continuarmos os trabalhos e enfrentarmos a canseira da tarde.
Com uma dinâmica bem a nível de catequese, avaliamos a nossa participação na igreja, usando como texto de reflexão I Coríntios 12:12-27. A apresentação dos estudos de grupo trouxe-nos uns pontos que já sabiamos, e que é a realidade de muitos:
Pontos Positivos:

· A organização da catequese;

· Estrutura em relação a material didático

· Apoio do Pároco;

· Esforço da coordenação;

· A melhor integração depois das visitas da coordenação a alguns núcleos.

Podem melhorar:

· A participação negativa e a falta de apoio dos Paes;

· A dificuldade de conseguirem catequistas para compor o grupo de acordo com a orientação da Paróquia;

· O companheirismo entre os catequistas;

· A catequese nos colégios;

§ Acompanhar o ano letivo: ter férias no meio do ano;

§ A participar da criança na catequese da comunidade e não no colégio;
Para concluir a tarde, apresentamos as propostas da Paróquia. A catequese paroquial funciona em pequenos núcleos comunitários; cada núcleo é composto de um lider e catequistas para as fases catequéticas, respeitando a idade das crianças: Iniciação à Eucaristia – 7 anos; Pré Eucaristia – 8 anos; Eucaristia – 9 anos; Perseverança após a Eucaristia – duração de 4 anos até a Crisma.
Seria bom se cada catequista tinvesse um auxiliar ou suplente. Se faz necessário um momento para maior entrosamento entre os catequistas da comunidade, a fim de partilhar idéias e experiências de trabalho. Juntos desenhamos o mapa litúrgico, para que cada comunidade, núcleo catequético possa acompanhar passo a passo a liturgia, e ajudar as crianças a indentificarem as cores liturgicas e cada parte da vida, paixão e ressurreição de jesus.