Compartilhe com seus amigos.

domingo, 8 de agosto de 2010

Visita Catequética ao Sítio Macaco


Sabado, 07 de agosto de 2010, eu, Osorio Soares coordenador de catequese da paróquia do Ipu, estive em visita missionária catequética na comunidade do Sítio Macaco, que fica próximo a saída da cidade do Ipu rumo a cidade de Ipueiras, distância de 2 Km. A reuníão aconteceu na escola municipal da localidade, local também da catequese. Fizemos a recepção com a presença das crianças, depois pedimos que os catequistas retirassem as crianças de 7 anos. O motivo da saida das crianças de sete anos é que a falta de maturidade para o assunto que seria tratado na reunião. Entre outros assuntos falamos sobre a importância da catequese para as famílias.
Antes, a catequese não passava de algumas reuniões, onde os catequistas obrigavam os catequizandos a decorarem a doutrina e depois da 1ª comunhão logo esqueciam. Muitas vezes não sabiam nem mesmo porque deveriam fazer aquilo. Hoje, a catequese acontece de uma maneira diferente. A catequese no Ipu acolhe as crianças de 7 anos para os primeiros passos com Jesus, catequese que chamamos de "Iniciação à Eucaristia". Esta catequese é para ensinar as primeiras orações, já que hoje, os pais não mais ensinam as primeiras orações aos seus filhos. Esta catequese aproxima as crianças de Deus, ensina o amor e o respeito pela natureza e pelas coisas sagradas, em especial a oração, a Palavra de Deus e o respeito pro tudo que vem de Deus. A criança adqueri um livro chamado caderno de atividades contendo tarefas relativas aos encontros e orações que ele irá aprender.
A pré catequese acontece como segundo ano de preparação para as crianças que agora tem 8 anos. Esta catequese ensina a doutrina, e as principais orações do cristão. Agora, cada criança adquire um livro escrito e confeccionado pela paróquia, e que tem o título de " Oração do Cristão". Este livro passa a ser o companheiro da criança. É como se fosse o primneiro catecismo. Aos 9 anos a criança irá conhecer Jesus e sua igreja, o valor da Eucaristia como centro e princípio da vida cristã, para que amando-o possa adorá-lo e assim desejar fazer parte de sua vida, tornando-se assim um discípulo. Agora está pronto para receber Jesus Eucarístico pela 1ª vez. Pedimos as mães para incentivar seus filhos a participarem da perseverançã, dando continuidade a catequese até a crisma, e quem sabe um grupo de Jovem. O exemplo maior é os catequista desta comunidade que começaram na crisma, na época fui o catequista, e que ao serem crismados assumiram a catequese local, alguns perseverando até hoje. Hoje temos diversos agentes pastorais nesta comunidade, fruto da missão e da catequese. na foto abaixo os catequista da comunidade.