Compartilhe com seus amigos.

sábado, 9 de outubro de 2010

Encontro mensal de formação para catequistas.

"A maior preocupação da formação inicial é preparar basicamente o catequista com o conhecimento da pessoa humana, do contexto sócio cultural, da pedagogia da fé e da mensagem cristã. Esta formação inicial é necessária em todas as paróquias, pois é grande a rotatividade de catequistas. É preciso ter sempre disponível um atendimento inicial aos novos catequistas que vão chegando". DNC - CNBB, n. 291
Pensando nisto a catequese da paróquia de Ipu promove para seus catequistas uma formação permanente com encontros mensais. Este encontro se dá todo primeiro domingo do mês para catequistas da matriz e todo segundo sábado para catequistas das capelas. Para formação estamos utilizando o subsídio da Editora Pão e Vinho, escrito pelo Padre Cristovam Iubel. O título do livro é: Aprendendo a ser catequista, formador de discípulo missionário. Na verdade o catequista tem que ser formador de discípulos de Jesus. Catequese não é para preparar crianças para primeira Eucaristia.
A Eucaristia faz parte de um processo de adesão ao projeto de Jesus, conhecimento, amor e desejo de adorar e participar de seu corpo místico. O amadurecimento é que vai dizer se o catecúmeno está pronto ou não para receber Jesus Eucarístico. A catequese deve preparar cristãos autênticos para uma vida de discipulado a serviço do Reino de Deus.