Compartilhe com seus amigos.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1º Encontro de Formação para Equipes de Celebração

Estará acontecendo no Ipu formação para as equipes de Celebração Litúrgica, onde são convidados a participar todos as pessoas que contribuem nas celebrações, como leitores, cantores, acólitos, organizadores, ministros, representantes de pastorais e movimentos, tanto da Matriz quanto da Serra e e Sertão.
A formação será dada em 3 etapas. A primeira aconteceu hoje, dia 29 de janeiro de 2010, pela manhã, na Capela da Medalha Milagrosa, no Patronato Sousa Carvalho. Na ocasião foi estudado o que é Liturgia, o Ano Litúrgico e aprofundado os Ritos Iniciais da Missa. Os próximos encontros acontecerão nos dias 27 de março e 29 de maio.
Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ganhadores do bingo em prol dos festejos de São Sebastião


Nos festejos de São Sebastião, as pastorais de nossa paróquia se reúnem para fazer um bingo e arrecadar fundos para a nossa paróquia. O bingo tem a coordenação de Anselmo Bandeira e Fagner Freire. Todo agente pastoral trabalha para vender as cartelas.
Este ano até pessoas como Dr. Flávio Mororo vendeu cartelas. O bingo tinha muitos prêmios beneficiando muita gente. Todas as arrecadações deste ano será para reformar a nossa paróquia, portanto se você souber de algum movimento em nossa paróquia, não deixe de ajudar. Mesmo morando longe tenho certeza que a sua ajudar será gratificada por Deus e por São Sebastião. Eis os prêmios e ganhadores:

1.º Prêmio – R$ 100,00 - 2 ganhadores

- Antonia de Maria Felipe do Nascimento

- Raimundo Mororó e João Tibúrcio

2.º Prêmio – - R$ 200,00

- Larissa Ferreira Azevedo

3.º Prêmio – Celular

- Joseane Pereira Peres

4.º Prêmio – Moto

- Antonio Ismael Félix de Sousa

a cartela foi Vendida pela Maria Barbosa


10 prêmios extra - Os nomes dos ganhadores ao lado o nome dos doadores

- Francisco do Carmo Rodrigues (Loja Toque de Arte)

- César Augusto Martins (Farmácia Madeira Filho)

- Ana Géscina de Oliveira (Helens Variedades)

- Anaídes Martins (Farias Sporte Modas)

- Margarida Costa Azevedo (Stilus Modas) S João

- Ivaneide Martins (Hotel S Francisco)-Marruás

- Fco Danilo do Nascimento – Engenho Belém (Sandra Miranda)

- Fco Antonio Rodrigues da Silva – Guaraciaba do Norte - (Zig-zag confecções)

- Antonio Adauto Ribeiro da Silva – Santa Rosa - (Mercadinho Econômico)

- Maria Luisa Moreno (Kaliffon Lingerie)


Leia a matéria completa aqui ►

Ecerramento dos festejos de São Sebastião

A Matriz estava lotada de pessoas, dentro e fora. As 18 horas a imagem missionária de São Sebastião saiu em procissão pelas principais ruas de nossa cidade. Depois de 10 dias de festa, o povo não mostrava cansaço para louvar a Deus através de seu Padroeiro.
Por onde a procissão passava deixava o rastro de fé e piedade pela multidão que acompanhava cantando, rezando, louvando São Sebastião. Era tanta gente que as ruas ficaram lotada de um lado ao outro e quem ia atrás não conseguia mais escutar a banda de Música que acompanhava animando a caminhada.
Ao retornar a Matriz, Padre Raimundo Nonato agradeceu a Deus por todos que ajudaram nos festejos, tanto Espiritual como financeiramente. Depois aconteceu a benção do Santíssimo e o arriamento da bandeira do Padroeiro.
Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Missa de Encerramento - Festa de São Sebastião - 9h

Dia 20 de janeiro a Matriz do Ipu celebra o martírio de São Sebastião. Terminada a Missa de 7h, os bancos já ficaram cheios de pessoas esperando pela Missa de 9h. Não paravam de chegar carros das cidades vizinhas, como Ipueiras, Hidrolândia, Guaraciaba do Norte, e os conterrâneos, vindos de outros estados, que estão hospedados em nossa cidade. A Igreja estava tão lotada que não dava para andar no meio da mesma.
O presidente da nossa celebração foi o nosso Pároco, Padre Raimundo Nonato Timbó, que em sua homilia contou a vida e o martírio de São Sebastião. Os animadores da Liturgia foi a Comunidade Cristo Rei, que convidaram as autoridades do nosso município, no entanto ninguém apareceu para representá-las.
Após a celebração, as pessoas se chocavam e se empurravam para chegar até a imagem do seu santo querido para pagar promessas, colocar suas ofertas, beijar os pés do santo. É muito bonito ver o amor e a devoção que as pessoas tem por São Sebastião.

Leia a matéria completa aqui ►

Missa de Encerramento - Festa de São Sebastião - 7h

Dia 20 de janeiro, dia em que a Igreja celebra o martírio de São Sebastião. Às 7h da manhã, a Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu estava lotada de pessoas vindas de todos os cantos da Paróquia, devotos de São Sebastião vindos de cidades vizinhas e conterrâneos que vem de outros estados passar os festejos com seus familiares. Durante 10 dias as pessoas lotaram o pátio da Matriz para festejar o seu padroeiro. Hoje não é diferente, é difícil de se locomover dentro da Matriz.
O presidente da celebração Eucarística de 7h foi o padre Zenóbio, que aproveitou para matar a saudade dos dias que esteve conosco. Co-celebrou com ele o Padre Natálio. Na sua homilia, Padre Zenóbio fez referência ao Documento de Aparecida: "Depois d Conferência de Aparecida passamos a ver a paróquia com outros olhos. Todo cristão batizado tem a obrigação de ser discípulo-missionário.
Os animadores da liturgia foi a Comunidade Unidos em Cristo e a Juventude Marial Vicentina. Após a celebração as pessoas fizeram fila para visitar a imagem de São Sebastião e colocar a sua tradicional oferta no cofre em honra ao santo.

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

9ª novena de São Sebastião

O Pastor do grande rebanho da Diocese de Sobral, administrador, Padre Raimundo Nonato Timbó, andava pelo pátio da Matriz preocupado. Seu desejo de celebrar a novena e Missa campal era muito grande, mas a natureza se mostrava contrária, pois nuvens carregadas passavam rápidas pelo céu.
Após a chegada do santo, foi exibido mais um capítulo do filme da Campanha da Fraternidade Ecumênica e em seguida Padre Nonato celebrou a última novena de São Sebastião, terminando com um leve sereno. O pároco então convidou todos a adentrarem a Igreja Matriz para a celebração Eucarística.
O tema da noite "Missão Paroquial" foi refletido pelo Padre Emanuel Franklin, pároco de Meruoca, que presidiu a celebração eucaírítica, sendo esta co-celebrada pelos Padres Raimundo Nonato, Natálio, Bonifácio e Zenóbio.
O sereno era insistente, mas o povo não se afastou. A Igreja ficou lotada e com muita gente do lado de fora, apesar do risco de se molharem. Deus se compadeceu e o restante da Missa transcorreu tranquilamente.
Com a Igreja lotada faltou espaço para se locomover. A aglomeração era grande. Podemos registrar a presença de diversas Capelas e pessoas de diversas paróquias vizinhas. Os convidados da noite são as nossas Capelas, conterrâneos, visitantes e músicos.
Os animadores da Liturgia são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. E o Mistério de Música da Comunidade Cristo Rei brilhou na solenização de todas as novenas.
Padre Emanuel em sua homilia deixou transparecer a saudade do pouco tempo que passou entre nós. Pois chegou aqui para os seu estágio pastoral, depois de ordenado passou poucos meses e foi o primeiro pároco da área pastoral de Pires Ferreira. Damos também destaque ao Padre Zenóbio, que passou algum tempo como Vigário Paroquial, e voltou para matar a saudade.
Padre Nonato cobrou explicações do Padre Bonifácio à comunidade por não ter celebrado no dia em que foi convidado, pois o povo ipuense o aguardava com muita estima. O mesmo co-celebrou conosco as duas últimas novenas. Depois fomos para a barraca que estava sob a coordenação do Apostolado da oração e MEJ e ao lado o leilão organizado por OSF, Dr. Edgard, Assinaldo, Nazareno, Gessy Torquato, Dete e Raimunda.
Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

8ª novena de São Sebastião

Dia 18 de janeiro, segunda-feira, é celebrada no patamar da Igreja Matriz a 8ª Novena dos festejos de São Sebastião. O Padre convidado para ajudar na reflexão do tema: "Renovação Missionária das Comunidades" foi o padre Marcos Uchôa, que é Pároco da cidade de Groaíras, e um dos coordenadores da comissão bíblico-catequético Diocesana.
A Liturgia ficou a cargo da Comunidade Cristo Rei e os noitários foram os Serventuários da Justiça e Polícia Militar e Civil, dando destaque ao Grupo de Escoteiro de Ipu.
A imagem será conduzida à casa de Afonso das Chagas e Ida Maria, onde na manhã seguinte os Missionários irão visitar as casas vizinhas, sendo eles, Raimunda Maria, Antonio, Maria Camelo, Manoel Manso, Socorro Silva, Shell e Lucas.
Após a novena todos se dirigem à Praça Pedro César Tavares onde está situado o Parque de Diversões e a Barraca da Paróquia. Enquanto as crianças se divertem no Parque, os pais aproveitam para saborear um delicioso creme de galinha, paçoca, churrasquinho e diversos tipo de bolos feitos pelos Cenáculos e o Grupo Unidos em Cristo.
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 17 de janeiro de 2010

7ª novena de São Sebastião

Dia 17 de janeiro de 2010, com muita alegria o povo ipuense se reúne mais uma vez para celebrar a 7ª novena dos festejos de São Sebastião.
O Padre convidado para ajudar na compreensão do tema da noite "Paróquia: Evangelizar é anunciar" foi o Padre José Bonifácio, pároco de Pires Ferreira, mas ele não pôde comparecer, ficando assim, a reflexão, a cargo de nosso pároco, Padre Raimundo Nonato Timbó.
A Liturgia ficou por conta do Clube da Amizade e das voluntárias da Caridade que convidaram para noitários da noite os Médicos, Dentistas, Enfermeiros (as), Agentes de Saúde, Fisioterapeutas e Fundação nacional de Saúde.
A imagem vai para a casa de José e Zequinha Taumaturgo. E os missionários Audiza, Alana, Ilana, Altanir, Dayana, Socorro Marques e Irene irão conduzi-a, amanhã, pelas casas da vizinhança.
A Barraca está sendo animada pela Ordem Franciscana Secular, a Juventude Franciscana (JUFRA), a Equipe Vocacional Paroquial (EVP), as Mães Cristãs e as Filhas de Maria.
Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 16 de janeiro de 2010

Paróquia: Diálogo, como base de Evangelização.

Querido Padre Raimundo Nonato, grande irmão no sacerdócio, que me acolhe todos os anos quando eu venho passar as minhas férias. Hoje não seria diferente, como todos os dias, nas novenas de todos os anos, a gente se sentir em casa acolhido como filho, filho que volta para rever os seus.
Jesus ao receber o comunicado, numa linguagem bem simples, uma “fofoquinha”, que havia feito algo que poderia ser muito importante se fosse pensado somente pelo lado da ação humana, mas que pelo de Deus não foi nenhum ato que merecesse elogio da parte de Jesus.
Viver livres das intrigas com os conselhos de Paulo é procurar fazer o bem sem olhar a quem. Até mesmo os últimos versículos que lembram a Sagrada Escrita, onde Deus fala que devemos fazer o bem a quem ainda não sabe fazê-lo para que assim se envergonhe e aprenda também, tome coragem para fazê-lo.
É o conselho que nós recebemos pelas sagradas Escrituras no mandamento de Jesus que nos ensina, simplesmente, a viver uma forma de comunicar o seu amor, uma forma de evangelizar. Com o diálogo, que deve ser o diálogo do amor, nós evangelizaremos sem contestar postura ou qualquer que seja a forma de alguém que está também se colocando à disposição para o serviço do Reino.
Não há quem goste de fazer algo por obrigação, à força, por ninguém. Jesus, quando chamou os seus discípulos, chamou-os livremente, um por um, e dava a entender do que se tratava aquele chamado. Jesus nunca enganou e nunca nos enganará.
Então, que nós possamos continuar participando da vida ministerial da nossa Igreja, procurando, pelo exemplo de Paulo, saber que membro eu quero ser, qual a função que eu já posso exercer ou qual a função com a qual eu me identifico. Eu preciso da ajuda de alguém para me tornar íntegro na vida da comunidade viva.
Para nos tornarmos evangelizadores é preciso que tenhamos os mesmos sentimentos de Cristo que Paulo sentiu e viveu na sua vida. E a partir desta festa, esse convite que é feito para a missão, possa despertar no coração o desejo de comunicar, de avisar, de anunciar esta Palavra que liberta. Jesus se sente feliz quando um de seus discípulos volta para ele para dar boas notícias.
Que o senhor nos ajude, e nos fortaleça sempre pela sua palavra e pelo pão da Eucaristia, a percebemos o valor que temos diante dEle, e que possamos nos sentir cada vez mais engajados como membros da nossa comunidade, que deva ser sempre uma comunidade viva e comunique pelo diálogo, o amor de Deus, anunciando a sua palavra em forma de Evangelização. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Leia a homilia completa no nosso site.
Leia a matéria completa aqui ►