Compartilhe com seus amigos.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Iniciação Cristã para adultos

A catequese Infantil prepara crianças para os sacramentos e a vida. Este preparar crianças para a vida esbarra em diversas dificuldades:

As crianças ao serem batizadas não têm o acompanhamento familiar devido como espera a igreja, supondo a fé dos pais, transmitida pela família e pela sociedade, consideradas cristãs. Estes cristãos não foram devidamente Evangelizados devido a catequese quer seja batismal, quer seja Eucarística ser puramente sacramental. Embora nos esforcemos para ligar a liturgia à catequese, fica meio que abstrata desvinculada da vida. Esta catequese devia servir para toda a vida, mas a criança vai crescendo em um ambiente ambíguo, de novos referenciais culturais e éticos, a fé radicalmente provada por diversas propostas religiosas. Diante desta dificuldade, precisamos ajudar os fiéis a passar de um cristianismo herdado para um cristianismo assumido mediante uma opção pessoal livre e consciente.

Para isso faz-se necessário catequistas comprometidos com a Iniciação Cristã e não só com os sacramentos conforme está escrito no DGC51: Aqueles que, movidos pela graça, decidem seguir Jesus, são « introduzidos na vida religiosa, litúrgica e caritativa do Povo de Deus ». (DGC134) A Igreja realiza esta função, fundamentalmente por meio da catequese, em estreita relação com os sacramentos da iniciação, tanto se estes devem ser ainda recebidos quanto se já o foram. Formas importantes são: a catequese dos adultos não batizados, no catecumenato; a catequese dos adultos batizados que desejam retornar à fé, ou daqueles que têm necessidade de completar a sua iniciação; a catequese das crianças e dos mais jovens, que por si só, já tem um caráter de iniciação. Também a educação cristã familiar e o ensino escolar da religião exercem uma função de iniciação;”

Catequistas para as diversas fases da Iniciação Crista e acompanhamento permanente conforme está escrito no DGC 82. A catequese é aquela forma particular do ministério da Palavra, que faz amadurecer a conversão inicial, até fazer dela uma viva, explícita e operativa confissão de fé: « A catequese tem a sua origem na confissão de fé e leva à confissão de fé ». (240) A profissão de fé, intrínseca ao Batismo, (241) é eminentemente trinitária. A Igreja batiza « em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo » (Mt 28,19), (242) Deus uno e trino, ao qual o cristão confia a sua vida. A catequese de iniciação prepara — antes ou após o recebimento do Batismo — para este decisivo empenho. A catequese permanente ajudará a amadurecer continuamente esta profissão de fé, a proclamá-la na Eucaristia e a renovar os compromissos que ela implica. É importante que a catequese saiba unir bem a confissão de fé cristológica, « Jesus é o Senhor », com a confissão trinitária, « Creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo », uma vez que são tão somente duas modalidades para se exprimir a mesma fé cristã. Aquele que, pelo primeiro anúncio, se converte a Jesus Cristo e O reconhece como Senhor, inicia um processo, ajudado pela catequese, que desemboca necessariamente na confissão explícita da Trindade. Também se faz necessário investir na formação dos catequistas, discípulos missionários.

A falta de agentes para as crianças, em preparação à primeira comunhão, e principalmente crianças que já receberam a sua primeira eucaristia e não encontram espaço para continuar a sua educação da fé ( conf.1,2) vem nos motivar a buscar uma ação evangelizadora missionária, centrada no sujeito, que suscite uma resposta de fé inicial e processos de amadurecimento da fé para que os simpatizante aprofundem sua relação com Deus e a comunidade eclesial, adquirindo convicções e assumindo valores que orientem sua vida numa sociedade que não só prescinde da fé, mas a questiona radicalmente.

3. A catequese precisa tomar um novo rumo; se deslocar da criança para o adulto, da religiosidade por tradição à fé por convicção, da aceitação passiva à apropriação ativa, do mero enquadramento sociológico ao compromisso teologal. A nossa catequese crismal é uma preparação para a vida cristã, mas não tem uma continuação pós-crismal e acaba ficando estéril. A iniciação cristã é vital para a paróquia: “A catequese de iniciação é, assim, o elo necessário entre a ação missionária, que chama à fé, e a ação pastoral, que alimenta continuamente a comunidade cristã. Não pode ser uma ação facultativa, mas sim uma ação básica e fundamental para o cristão… Sem ela, a ação pastoral não terá raízes e será superficial e confusa: qualquer tempestade fará desmoronar todo o edifício” (DGC 64).

No centro de todo o processo de iniciação à vida cristã tem que existir uma pregação querigmática que leve o cristão a uma mudança de vida moral e litúrgica.Cabe a igreja conseguir meios suficientes para que seus catequistas assumam o papel de discípulo missionário.

Para saber mais entre no nosso site

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - 4º Dia

Dia 16 fevereiro de 2010, encerramento do 18º Despertar com Cristo na cidade de Ipu. Iniciado com a oração do Terço pelos Cenáculos e com muito louvor e oração.
As pregações tiveram como tema: "Parresia: a ousadia na evangelização" e "A santidade que nos leva à experiência com Deus e nos envia em missão".
As atrações ficaram por conta do Ministério de Arte que apresentaram e re-apresentaram as peças.
As atrações ficaram por conta do Ministério de Arte que apresentaram e re-apresentaram as peças.O Despertar foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida por Padre Raimundo Nonato e Padre Marcone. O tema da noite foi "Ide e evangelizai os batizados".

Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - 3º Dia

Hoje, dia 15 de fevereiro de 2010, celebramos mais um dia de alegria neste Carnaval com Cristo. No 3º dia de louvor a abertura foi feita com a oração do terço, organizado pelos cenáculos de Ipu.
Com muito louvor e oração é que festejamos o Carnaval. As pregações são realizadas pela Comunidade Shalom de Fortaleza, e hoje tiveram como tema: "Só haverá novo se houver uma profunda vida de oração" e "Santidade: uma vocação de amor".

O Despertar com Cristo é caracterizado pelas belíssimas apresentações do Ministério de Arte. Destaca-se também que, enquanto os jovens e adultos estão dentro do Ginásio assitindo as palestras, as crianças estão fora com uma equipe que se responsabiliza em acolhê-las e levar até elas muita alegria.
É importante lembrar que durante todos os dias há confissões no interior do Ginásio. À noite a celebração da Santa Missa que foi presidida por nosso Pároco e Administrador Diocesano, Padre Raimundo Nonato, e co-celebrada por nosso Vigário, Padre Marcone. A noite foi encerrada pelo momento chamado "Noite Kairós".
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - 2º Dia

Neste domingo, dia 14 de fevereiro de 2010, nós demos continuidade ao Despertar com Cristo, no segundo dia de carnaval. Hoje tivemos pregações dos nossos irmãos da Comunidade Shalom que vieram de Fortaleza nos ajudar e pregar para nós temas de oração, espiritualidade que nos levam ao conhecimento e experiência do amor de Deus.
Tivemos a abertura com as danças que já são tradicionais, a participação do ministério de arte são Miguel arcanjo e o grupo de crianças comandado pela Lena Sampaio.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo nosso Vigário Paroquial Padre José Marcone.
Eu afirmo que é um convite de Deus para você: Venha para o Despertar com Cristo. O Senhor quer despertar você para uma nova vida, para a felicidade sem fim.
Leia a matéria completa aqui ►

A vocação do catequista


Para que a nossa catequese possa dar frutos, precisamos estar sempre renovando com ardor missionário a nossa vocação. Sabemos que vocação é um chamado que exige resposta. São dois pólos: de um lado Deus chama; do outro lado respondemos com nossas vidas.Em primeiro lugar somos chamados a existência. Ao nascermos somos obrigados por natureza própria a buscarmos meios de sobrevivência e aprendizado para vivermos cada vez melhor. Esta busca infinita de aperfeiçoamento da nossa existência é uma procura de si mesmo. E só nos encontramos quando encontramos o outro; quando descobrimos que aquilo que falta em mim eu posso encontrar no outro. Quando nos encontramos, encontramos também a Deus.Em segundo lugar somos chamados a Evangelizar. O Evangelho é a boa notícia que Jesus Cristo anunciou. Para sermos evangelizadores precisamos buscar a perfeição: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. Mt 5, 48.” Essa busca da perfeição é a mesma busca descrita acima.Em terceiro lugar somos chamados a sermos discípulos. “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. Mt 28, 19-20” Para conseguirmos fazer estas coisas precisamos mergulhar na escola de Jesus. Assimilar seus ensinamentos e por em prática. Aprendemos ensinando; ensinamos o que aprendemos.Quem quiser ser catequista precisa estar em constante formação, pois o mundo não para e o Evangelho se renova a todo instante: Então o que está assentado no trono disse: “Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Ap. 21, 5.”Resumindo, a nossa catequese precisa dar uma resposta fiel aos anseios profundos do coração humano. Se assim for, será um local agradável em que todos irão querer participar porque encontrarão o amor de Deus em nós. Leia mais no nosso site

Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Despertar com Cristo 2010 - Passeata Queremos Deus

O Despertar com Cristo 2010 teve início hoje com a tradicional passeata "Queremos Deus", que há 18 anos vem sendo realizada na cidade de Ipu. A passeata sai da Igreja Matriz, passando pelas principais ruas da cidade, onde as comunidades, movimentos, pastorais, cenáculos, enfim, todo o povo de Deus animado pelo Ministério de Música da Comunidade Cristo Rei vão cantando e louvando ao Senhor, e principalmente, bradando: "Queremos Deus".
A passeata vai até o Ginásio Coberto Abdoral Timbó onde é celebrada a Santa Missa. Com cânticos e louvores em ritmo alegre e a presença de Jesus Eucarístico nós damos início ao Despertar festejando e celebrando Nossa Senhora.
Hoje com o tema Maria, modelo da Evangelização. A gente aproveita para convidar o povo de Deus para amanhã, domingo, segunda e terça, a partir das 14h da tarde, vir participar conosco deste 18º Despertar com Cristo.
Contamos com a presença do Nosso Pároco e Administrador Diocesano Padre Nonato e Padre Marcone, que esteve ouvindo confissões até o momento da celebração da Santa Missa. Este ano nós estamos com uma novidade: após a Santa Missa, para que o jovem fique neste ambiente e não se dissipe no outro carnaval estaremos apresentando, em cada dia, um movimento diferente voltado para o jovem.
Hoje nós temos um filme dedicado aos jovens, amanhã nós teremos uma “Cristoteca” (Cristoteca é uma festa dance com músicas cristãs) e segunda um despertar Kairós. Este é o Despertar e está começando.
Com fotos de Anselmo Bandeira (Cenáculos), texto de Nazareno Alves (Comunidade Cristo Rei - Organizadora do Evento), seleção de fotos e digitação Terezinha de Jesus (Catequese) e edição e publicação Osorio Soares (Catequese).
Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Catequista, formador de discípulos para hoje.

Em 2010, a catequese da Paróquia de Ipu quer trabalhar em estilo catecumenal, em consonância com o documento de Aparecida. Queremos ser catequistas formadores de discípulos missionários. A tarefa não é fácil. Para que isso aconteça precisamos obedecer o mestre Jesus e sair mundo afora, fazendo com que todos os povos se tornem seus discípulos como está em Mt 28, 19-20.
É evidente que este mundo afora começa na porta de nossas casas. O nosso trabalho missionário tem início com nossos vizinhos e parentes. Enquanto na nossa comunidade, no nosso bairro existir pessoas necessitando de evangelização, de catequese, o nosso trabalho estará incompleto.
Para ser catequista hoje, precisa haver um discernimento muito grande. Precisamos ser verdadeiramente um discípulo que quer seguir seu mestre. O nosso sim ao projeto de Jesus precisa ser convicto.
A nossa vida precisa ser um testemunho do Evangelho, em um processo de renovação constante em que a encarnação, missão, cruz e ressurreição de Jesus têm que ser atualizado, animado e inspirado pelo Espírito Santo, mas não esquecendo o contexto em que vive.
Seguir Jesus é ter uma relação de amor e obediência a Deus Pai, por intermédio de Jesus Cristo nosso salvador, com a certeza de que nossa força vem do alto, do Espírito Santo. A nossa missão é revelar o rosto de Jesus.
Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ordem Franciscana Secular de Ipu

No dia 31 de janeiro de 2010 a Ordem Franciscana Secular de Ipu se reuniu no NAPAM para fazer uma avaliação do ano de 2009, programar a agenda para o mês de fevereiro e ter alguns momentos de formação, oração e relações humanas.
O encontro começou logo após a Catequese Batismal. O almoço aconteceu no local e a reunião se estendeu até próximo às 18h. Os membros da Ordem são de idades diversificadas, pois tem jovens que já são vocacionados até idosos.
A agenda para o mês de fevereiro é:
02 - Missa da 1ª terça-feira (Nossa Senhora das Candeias);
07 - Aula dos formandos (depois da Missa de 7h);
11 - Adoração ao Santíssimo (meio-dia);
13 a 16 - Despertar com Cristo;
17 - Cinzas;
20 - Missa do 3º aniversário da Fundação JUFRA;
28 - Reunião da Fraternidade;
Reunião do Conselho da Ordem (data marcada no final da reunião).
A Avaliação de 2009
O que foi bom:
Encontros do Distrito; Festas de São Francisco e São Sebastião; Visitas missionárias durante os festejos; Semana Missionária (Tríptico); Celebração das Novenas de Natal e Campanha da Fraternidade; Jornada Franciscana; Participação no Capítulo Regional; Profissão de quatro irmãos;
Peregrinação de Santa Clara;
Romaria a Canindé; Ordenação do Padre Marcone; Participação na solenidade da chegada da imagem de São Domingos e elevação da Área Pastoral de Pires ferreira.
O que precisa melhorar:
Pontualidade; Reunião do Conselho; Cumpri a agenda mensal.
Leia a matéria completa aqui ►

Catequese Batismal - Formação para padrinhos

A Pastoral do Batismo tem como principal finalidade organizar, preparar e assessorar o pároco em todas as atividades que se referem à realização do sacramento do Batismo. A Formação acontece todos os domingos das 7h da manhã às 9:30h, no NAPAM, e é destinada a pais e padrinhos. Recomenda-se que não leve as crianças para que haja melhor atenção e aprofundamento das palestras.
A Equipe do Batismo é composta por 25 membros, que se dividem em 5 grupos. Cada grupo fica encarregado do encontro em cada domingo do mês. Em cada formação um membro dá uma palestra, totalizando 5 palestras por reunião. Cada domingo, há um secretário responsável pelas anotações e organização.
A 1ª palestra trata do batismo numa visão geral; a 2ª fala do Batismo de Jesus e dos Cristãos; a 3ª O que é o Batismo; 4ª os Símbolos Batismais; 5ª palestra alerta a responsabilidade dos pais e padrinhos e as consequencias do Batismo.
Neste domingo, dia 31 de janeiro, os monitores foram Raimundinha, Luzaneide, Clédina, Lenir e Cândida, sendo secretária, a Lenir.
Leia a matéria completa aqui ►