Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Notícias da igreja no Brasil - CNBB

QUINTA-FEIRA - Lc 10, 1-12

Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos, que não eram os Apóstolos e os enviou à sua frente aos lugares onde ele deveria ir, nos mostrando, assim, que a obra evangelizadora da Igreja não é uma atividade exclusiva dos que pertencem à sua hierarquia, mas é compromisso de todos os que lhe pertencem, que são Igreja, porque todos são, pela graça do batismo, operários da messe do Senhor. E os leigos e leigas, de um modo especial, estão sujeitos às ameaças do mundo por isso são enviados como cordeiros no meio de lobos, uma vez que irão testemunhar, no meio do mundo, os valores que não são do mundo, despertando para si o ódio do mundo, que rejeita o Reino de Deus que é anunciado.


NOTÍCIAS

· Dom Erwin ganha Prêmio Nobel Alternativo

· Arquidiocese de Maceió lança Campanha contra o extermínio da juventude

· “Missão e Iniciação Cristã” foi tema de oficina do 2º Congresso Missionário do Regional Oeste 1

ACESSE TAMBÉM:

· Notícias: www.cnbb.org.br

· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia

Leia a matéria completa aqui ►

5ª Novena da Festa de São Francisco - “Aspectos econômicos da família que forma".


Dia 29 de Setembro de 2010, 5ª novena dos festejos de São Francisco na cidade do Ipu. Não me considero pessimista, porem ainda não consigo ver as pessoas que costumava participar das novenas de São Francisco em nossa cidade. Talvez por causa dos movimentos políticos que cada dia fica mais agitado.

O tema proposto para a noite foi: “Aspectos econômicos da família que forma". Os animadores da liturgia da noite foram os Cenáculos que convidaram a Elieusa e seu Esposo, catequista da Paróquia e coordenadora de grupo catequético no bairro dos Pereiros. A palestrante também é apresentadora do Programa “Ecoando a Palavra de Deus em Família” na radio catedral todos os sábados de 11 as 13 horas.

O tema não é tão fácil de explanação, porem a convidada se saiu muito bem, ajudando bem na compreensão para as famílias presentes. Destacamos também a presença do maestro e músico Jorge Nobre. Todas as noites, as novenas e missas são solenizadas pelo ministério de música Cristo Rei.

Quem animou a barraca foram: A catequese Infantil, a Comunidade N. Sra das Graças e a Comunidade S. Vicente de Paulo. Aqui gostaria de refletir em um aspecto nada agradável que é a divisão que muitas vezes acontece dentro da própria igreja. A barraca da Paróquia nos festejos foi pensada não só para arrecadar fundos, mas também para reunir os cristãos devotos logo após a missa e participarem de momentos agradáveis com os amigos.

Na verdade o que acontece é que em algumas barracas só vemos as próprias pessoas das pastorais que, Além de contribuírem com outras atividades de arrecadação, doar todo o material para a barraca, ainda são obrigados a comprar quase tudo para não terem prejuízos. Fico sempre preocupado com o nome de Pastoral de conjunto, onde um mesmo agente participa de diversas pastorais, contribui com todas, mas infelizmente é obrigado a escolher uma para participar ativamente, motivo ainda irei descobrir, deixando a desejar nas demais. O lado puramente humano sempre prevalece à fé. O que mais me dói é que estes agentes em sua maioria são pobres, alguns aposentados que o que ganha mal dá para comprar seus remédios. E onde estão as pessoas de melhor aquisição financeira?

Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

4ª Novena da Festa de São Francisco - “A Família e a sexualidade".

Dia 28 de setembro, terça feira, 4ª novena da Festa de São Francisco. As Pastorais que animaram a liturgia foram: Grupo Unidos na Fé, Servos de Nossa Senhora, Pastpral do Batismo e da Pessoa Idosa. O tema proposto para a Noite foi: “Família e sexualidade”.As pastorais convidaram para ajudar na reflexão o casal Jorge e Maria. O Jorge falou bem sobre a maneira pela qual os jovens e adultos estão mau se relacionando quando o assunto é sexualidade.
E tem razão pois adultos não querem entrar em detalhes com jovens e crianças, achando que o assunto diz respeitos só a adultos. O problema é que o termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.
Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro. Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. A sexualidade está direcionada a totalidade do SER e não dos órgãos genitais como muita gente pensa.
Os convidados da noite foram os médicos, dentistas, enfermeiros (a), agentes de saúde, fisioterapeutas e Fundação Nacional de Saúde. E importante salientar que todo este pessoal é convidado, mas poucos comparecem. E não me refiro a esta classe, pois talvez seja a que mais comparece.

As pessoas sempre dão uma desculpa que não podem por algum outro compromisso. Difícil uma noite em que temos uma representação significativa dos convidados.

A barraca hoje está sendo animada pelo Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem. A imagem vai para a casa do Sr. Antonio Rodrigues (Totô Biluca) e Dona Caçula na Rua Cel. Félix.

Todas as noites, imagens ao vivo da Matriz de Ipu. 19h, horario de Brasília.

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 28 de setembro de 2010

3ª Novena da Festa de São Francisco - “A Paróquia: organismo que ajuda a família na formação de valores”.


Dia 27 de Setembro de 2010, segunda feira. 3ª novena da Festa de São Francisco de Ipu. Hoje, quem está animando a liturgia são as pastorais: EVP (Equipe Vocacional Paroquial), Comunidade Unidos em Cristo e Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo. Eles convidaram para a novena os Policiais Militares e Civis com participação especial dos Escoteiros Águias do Ipuçaba e do grupo CCDS das Pedrinhas.

O tema proposto para a noite foi: “A Paróquia: organismo que ajuda a família na formação de valores”. Quem foi convidado para ajudar na explanação foi o Beto, que pertence a OFS. Fez um belíssimo comentário. Falou da importância de uma família rezar unida para permanecer unida. Sentiu a ausência de a família seguirem juntas para a missa.
Eu diria que em nossa paróquia falta a pastoral familiar. Padre Nonato até já tentou. Criou o ECC (Encontros de Casais com Cristo) Dez casais para a pastoral dos noivos com a missão de cada casal acompanhar um casal de noivos, dando seguimento a formação continuada. A pastoral não teve continuidade, ficando apenas na formação para noivos.

As novenas estão com pouca participação. O pátio da Matriz que sempre foi lotado de gente, agora se encontra vazio. Fica aqui um convite: Compareçam as novenas de São Francisco. Lembre-se que este santo tem intercedido junto a Jesus por muita gente. Ele pode mudar a sua vida. Lembre-se também que a renda dos festejos é para a reforma da nossa igreja. A sua contribuição é muito importante.

Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

2ª Novena da Festa de São Francisco


A 2ª Novena da festa de São Francisco em Ipu teve uma participação de maior de pessoas. É um festejo em que a gente vê a Fé das pessoas enraizada em seus costumes. Muitas pessoas vêm todas as novenas vestidas com os trajes de São Francisco para pagar suas promessas.

A imagem chega sempre acompanhada pela banda de música do município, e logo em seguida começa a novena. Hoje tivemos a visita do Padre Aguinaldo que está estudando em Roma. Veio passar uns dias com seus familiares, mas já está de volta.

A festa está sendo transmitida com imagens ao vivo da Matriz de São Sebastião, e muita gente fora do estado está acompanhando as celebrações através dos nossos Sites na esperança de rever algum parente ou amigo. A renda dos festejos será destinada Para a reforma da Igreja Matriz.

Hoje o tema da noite foi “Família e Virtudes Sociais”. Quem esteve animando a liturgia foi o Clube da Amizade e Voluntárias da Caridade, e escolheram o Casal “Didé e Amélia” para nos ajudar nas reflexões. A Barraca esteve animada pela Ordem Franciscana Secular, JUFRA, Mães Cristãs e Filhas de Maria. A Imagem vai para a casa de Antonio Farias e Margarida Lima Soares na Rua Padre Feitosa.

Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 26 de setembro de 2010

1ª Novena da Festa de São Francisco


A Festa de São Francisco este ano começou bem mais cedo na cidade do Ipu. Desde o começo do mês de Setembro que os missionários visitam os bairros da cidade com a imagem de São Francisco. Na visita, os missionários levam a benção das famílias de casa em casa. A visita terminou no Bairro da Boa Vista, de onde saiu a Procissão que chamamos de: “Alvorada da Festa”.

A alvorada da Festa é uma procissão com a imagem de São Francisco. O Pároco, representante de todas as pastorais, bicicletas carros e motos seguem a imagem do santo protetor, acompanhado do som melodioso da “Banda de Música do município” e os cânticos dos caminhantes. Para garantir a tranqüilidade da procissão, a guarda municipal participa com 3 motociclistas batedores à frente, e uma viatura acompanhando todo o percurso.
A primeira novena aconteceu no Pátio da Matriz. Com mais uma novidade, as novenas estão sendo transmitidas com imagens ao vivo através do “Portal de notícias da Catedral” e das “Notícias da Catequese”. Na primeira novena tivemos como tema da noite: “Família: Valores a descobrir e redescobrir”. Lembramos que as novenas de São Francisco são oportunidades para a família refletir no seu valor, tendo como base o livro Hora da Família, A Palavra de Deus e o comentário e testemunho de um casal escolhido pelas pastorais.

A liturgia animada pelas pastorais: OFS e Mães Cristãs escolheram o casal Mathias e Marillac que fizeram uma linda explanação sobre o valor da família que precisa ser descoberto, já que a cada ano a sociedade tem tentado desvalorizar uma instituição que é Divina, e se for extinta, o homem também será extinto. Por este motivo, o Padre Nonato reforçou dizendo o quanto o Papa está certo em exigir que estes valores sejam redescoberto, já que os novos casais já não conhecem tanto este Tesouro tão precioso.

Para você ver todas as fotos, além dos slides abaixo, visite um dos nossos álbuns

Visita missionária nos Bairros

Alvorada

1ª Novena
Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festa de São Francisco em Ipu - Histórico dos festejos.

Começa a festa de São Francisco na Paróquia do Ipu. A Festa Religiosa de São Francisco teve início na cidade de Ipu pela primeira vez no ano de 1936 pelo Pároco da época, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima.
 Quem idealizou a Festa de São Francisco na cidade foi o Sr. Francisco das Chagas Paz, que se encontrando com sua esposa, Dona Raimunda Mello, bastante doente a ponto de não encontrar uma medicação para os seus males, resolveu fazer uma promessa com São Francisco e alcançou a graça. Dona Raimunda Mello conseguiu a cura para sua doença.
O Sr. Francisco das Chagas para pagar sua promessa, foi com sua família a pé para Canindé. As graças foram tantas que ao voltar, o Sr. Francisco procurou Mons. Gonçalo de Oliveira Lima e pediu para o vigário celebrar a Festa ao santo protetor.
 O Senhor Paz recebeu também o apoio irrestrito dos seguintes ipuenses: Francisco Gerson Assis (Chico Gerson), Plácido Passos e Pedro César Tavares, que através de sua família, tradicionalmente enfeita a imagem do Santo das Chagas de Cristo para o dia da festa.
 Os festejos este ano tiveram uma atividade bem digna do santo missionário. Desde que começou o mês de setembro que os missionários da Paróquia andaram com a imagem do santo protetor de casa em casa. A cada semana a imagem de São Francisco foi levada para um bairro diferente, e os missionários visitaram as casas cantando e louvando a Deus em procissão com o andor, e rezando a benção das famílias em cada lar.
 Hoje, dia 24 de setembro, as 18,30h no Santuário das Graças, no bairro da Boa Vista, começamos oficialmente a “Festa de São Francisco de 2010”, com uma procissão que durou cerca de 40 minutos, com um percurso cheio de altos e baixos, mas não tirou o animo dos devotos. Ao chegar à Matriz foi hasteada a bandeira de São Francisco e realizada a missa de abertura.
 A festa de São Francisco em Ipu é um momento especial para as Famílias Cristãs. É que o nosso atual Pároco reserva os festejos para celebrar a semana da família. Já é tradição, pois desde que chegou em Ipu, em dezembro de 1998, Pe. Nonato reúne as pastorais, distribui livros “Hora da Família” para todas as pastorais, e em cada novena, um casal com testemunhos cristãos e escolhidos pelas pastorais, são convidados para falar sobre um subtema do roteiro e dar testemunho de sua vida. É uma palestra curta entre a novena e a missa, cerca de 15 minutos, mas que nos enriquece e ajuda a refletir no valor da família para a sociedade.

Este ano, o tema da festa é: “Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos. E por falar em Valores, precisamos também valorizar o nosso templo, a igreja de pedra, e fazer uma reforma geral. Começamos pelo telhado. A obra teve início no comecinho de setembro e ainda não foi feito um quarto do trabalho. Vamos precisar de muita ajuda. Não se negue a colaborar para uma obra tão importante em nossa história, pois a beleza da nossa igreja é imensa e merece mais carinho por de parte. Faça uma doação, compre cartelas de bingo, visite a nossa barraca, devolva o seu dízimo integral... não importa os meios, o valor maior está nos fins. Afinal, é na oração de São Francisco que rezamos: “É dando que se recebe”.
Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A busca da felicidade


Acredito que o objetivo de nossa vida seja a busca da felicidade. Isto está claro. Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta doutrina ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Portanto acho que a motivação da nossa vida é a felicidade. Tenzin Gyatso.

Esta é uma das nossas mensagens. Você pode procurar mais mensagens na nossa página de mensagens, agora também mensagem com músicas.
Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Festejos de São Francisco das Chagas em Ipu

Os festejos de São Francisco das Chagas em Ipu, este ano terão uma atividade bem digna do santo das “Chagas de Cristo”. Desde que começou o mês de setembro que os missionários andam com a imagem do santo protetor de casa em casa. A cada semana a imagem de São Francisco é levada para um bairro diferente, e os missionários visitam as casas cantando e louvando a Deus em procissão com o andor, e rezando a benção das famílias em cada lar. Que Deus abençoe nossas famílias através de São Francisco. Que a sua oração também toque os corações dos visitados e de todo o povo ipuense para a reforma da igreja Matriz de Ipu.

Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Ajude a reformar a nossa Igreja.
Para angariar fundos para a reforma, você pode colaborar fazendo a sua doação de coração aberto, comprar algumas cartelas do bingo que acontecerá no final dos festejos, participar da barraca no final de cada novena para bons momentos com os amigos e fazer um lanchinho, trazer o seu cupom fiscal e depositar na urna no centro da igreja, e muitas outras maneiras. O importante de tudo isso é a sua ajuda. Entre em contato conosco. A Matriz de São Sebastião e todo povo ipuense agradece.
Lembre-se da oraação " É dando que se recebe".

Leia a matéria completa aqui ►

Slides de mensagens e formação

Muito em breve estaremos colocando a disposição dos nossos amigos leitores, mensagens e formação em Power Point. Queremos atingir todos os meios de levar a palavra de DEUS a todos os povos. Deixe o seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais o nosso trabalho.
O nosso slide é uma belíssima oração. Quando estiver rezando, não esqueça de rezar também por nós.
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 19 de setembro de 2010

Mensagem Soares

Somos uma família que trabalhamos para levar a palavra de Deus a todos os povos como pediu o Mestre(Mt28, 19-20), alegrar os corações e preparar as pessoas para a vida cristã. Aqui você encontra mensagens, formação e informação da nossa igreja. Visite-nos e com certeza sairás muito mais feliz.

referente a: Blogger: Painel (ver no Google Sidewiki)
Leia a matéria completa aqui ►

Festejos de São Francisco em Ipu

Nesta semana começa mais uma festa em hora a São Francisco. Os festejos começam na sexta feira dia 24 de setembro, as 18 horas com a procissão que costumam chamar de alvorada, saindo do Santuário das Graças no Alto da Boa Vista. Quando o cortejo chegar à Matriz será hasteada a bandeira de São Francisco e celebrada a missa de abertura dos festejos. Durante os festejos o Padre Raimundo Nonato, Pároco da cidade, aproveita para celebrar a semana da família. Todos os dias, depois da novena e antes da missa, um casal é convidado para refletir em um tema do livro “Hora da Família”. Este ano é muito especial para todos os ipuenses. É que estamos na reforma da igreja matriz de São Sebastião e precisamos de toda ajuda possível. Para angariar fundos para a reforma, você pode colaborar fazendo a sua doação de coração aberto, comprar algumas cartelas do bingo que acontecerá no final dos festejos, participar da barraca no final de cada novena para bons momentos com os amigos e fazer um lanchinho, trazer o seu cupom fiscal e depositar na urna no centro da igreja, e muitas outras maneiras. O importante de tudo isso é a sua ajuda. Entre em contato conosco. A Matriz de São Sebastião e todo povo ipuense agradece.

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Novo Site da catequese paroquial do Ipu

Estamos criando um novo site da catequese voltado especificamente para a Família. estamos em construção, mas, desde já agradecemos a sua visita para verificar e dar a sua opinião. O site

A EDUCAÇÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ foi pensado para ajudar a toda Família na busca da sua felicidade.Nosso primeiro post foi os dez mandamentos para a paz na Família. Faça-nos uma visita e deixe o seu comentário.

Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 5 de setembro de 2010

Reforma da igreja matriz

3 de setembro de 2010. Segunda semana de reforma do telhado da igreja matriz de3 Ipu. Desde o dia 23 de agosto que estamos trabalhando na reforma do telhado da igreja matriz de Ipu. Na primeira semana foi retirada as telhas antigas da cúpula e descoberto estruturas de madeiras danificadas, causando riscos aos devotos, usuarios desta igreja. O Espírito Santo iluminou o Padre Nonato, escolhendo a data certa para a reforma. O trabalho é lento devido o tipo de telha que estamos usando. As telhas são de alumínio e o modelo do telhado é o que chamamos de sanduiche. O telhado consiste em duas camadas de telhas com um enchimento de lã de vidro (material isolante e termo-acústico) para diminuir o barulho e o calor no interior da igreja. A cúpula é a parte mais difícil de fazer devido o seu formato redondo. As telhas são sobrepostas, costuradas e presas na estrutura de madeira.
A proposta do nosso Pároco é reformar toda a igreja e para tal vamos precisar da maior quantidade de ajuda possivel. O nosso trabalho de angariar fundos esta limitado em bingos por conta das pastorais e a coleta de cupons e notas fiscais que você pode depositar na urna no centro da igreja. Os bingos você pode adquirir a sua cartela com os nossos agentes de pastorais. Você também pode fazer a sua contribuição voluntária, doando qualquer quantia. Procure mais informações e contribua para esta obra de recupereção da Igreja Matriz de São Sebastião de Ipu.
Leia a matéria completa aqui ►

“Relações Humanas na catequese.”

Meus queridos irmãos em Cristo, hoje daremos inicio ao nosso primeiro encontro de relações humanas, realizando um antigo projeto quando minha coluna ainda era no site da Paróquia de São Sebastião. O projeto se chamará:

“Relações Humanas na catequese.”

A missão do catequista é fazer ecoar a Palavra de Deus. Ele é um comunicador, por isso “é necessário que a catequese estimule novas expressões do Evangelho na cultura na qual este foi implantado.” (DGC 208). A formação do catequista deve estar finalizada na arte da comunicação da fé, e na arte dos bons relacionamentos, pois, na ação catequética, catequistas e catequizandos são sujeitos da comunicação. Nesta comunicação, o importante não são os meios de comunicação, mas os gestos interpessoais e o tipo de relacionamento usado para a comunicação.

Dois grandes meios que temos para nos comunicar, de encontrar o caminho de pessoa a pessoa são a palavra e o encontro. A linguagem e o relacionamento são as armas mais poderosas e mais eficientes que o homem possui. Uma palavra pode: agradar, ferir, convencer, estimular, entristecer, instruir, enganar, louvar, criticar ou aborrecer as pessoas a quem for dirigida. Um encontro pode mudar radicalmente a vida das pessoas, para o bem ou para o mau, só depende das palavras ditas neste encontro.

“A linguagem é o instrumento essencial das relações humanas”.

O catequista deve buscar a unidade da comunidade, respeitando a diversidade, evitando rótulos preconceituosos, buscando em conjunto o Reino de Deus, ainda que por caminhos diferentes.

Queremos assim ajudar os relacionamentos mútuos, buscando unir cada vez mais as pessoas para um encontro pessoal e definitivo com Cristo na pessoa do irmão. Queremos interagir com os nossos visitantes, por isso esperamos a sua opinião e a sua contribuição para cada encontro.

Eis algumas dicas para a Coordenação Paroquial de Catequese

Cada encontro será dividido em cinco etapas. As cinco etapas querem obedecer as orientações da igreja para Evangelizar o povo no mundo como discípulos-missionários: o serviço, o diálogo, o anúncio e o testemunho de comunhão, procurando formar uma rede de comunidades eclesiais trabalhando em defesa da vida, participando da construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Através da vida que brota do povo, dos seus clamores e anseios, Catequistas e catequizandos podem VER-JULGAR-AGIR-REVER-CELEBRAR a transformação dessa realidade social numa comunidade mais justa e fraterna.

Eis o esquema de cada encontro:

Acolhida

Ver

Serviço

Apresentação do tema

Julgar

Diálogo

Iluminação da Palavra de Deus

Agir

Anúncio

Compromisso

Rever

Testemunho

Relações humanas e divinas

Celebrar

Comunhão

A coordenação da catequese da Paróquia se orienta pelo Diretório Geral para a Catequese (DGC 272 a 275). Esse esquema é apenas ilustrativo, mas pode ajudar muito na nossa organização. A catequese é um processo e por isso requer tempo e muito amor; ela necessita de atenção especial para alguns detalhes:

Ø A catequese é litúrgica. O catequista precisa ter conhecimento de liturgia e participar da mesma em especial com as crianças.

Ø A catequese é missionária. O catequista precisa gostar de visitar em especial as famílias dos catequizandos.

Ø A catequese é acolhedora. O catequista precisa gostar de acolher, não só nos encontros de catequese, mas em especial na Igreja.

A Catequese não pode ficar na sacramentalização; isto é, em função do sacramento de 1ª Eucaristia. Ela é um instrumento de educação da fé, tendo Cristo como princípio, meio e fim, desenvolvida e envolvida em toda a comunidade, para levar o catequizando a sentir e amar a comunidade a qual pertence, conhecer a Cristo como seu único caminho de salvação para desejar participar de seu Reino.

Com estas dicas, tenho certeza que teremos um bom começo para os nossos encontros. Os nossos encontros serão apresentados na página Relações Humanas na catequese, no menu ao lado.

Deixe o seu comentário para que possamos melhorar o nosso compromisso.

Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 4 de setembro de 2010

SETEMBRO DE 2010 - MÊS DA BÍBLIA


JONAS: CONVERSÃO E MISSÃO

LEVANTA-TE E VAI À GRANDE CIDADE (Jn 1,2)

O concílio Vaticano II mudou a nossa história em relação à Palavra de Deus. É que antes de 1961, data do início do concílio, a Bíblia só poderia ser lida por religiosos e estudiosos da área de teologia. No concílio ficou decidido que a Bíblia deveria ocupar um espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais.

Este ano, 2010, será o 39º ano que celebramos o Mês da Bíblia. Tudo começou em 1971, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e em seguida, a proposta foi lançada e aceita por toda a Igreja no Brasil. A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Grupo de Reflexão Bíblica Nacional (GREBIN), destacando o mandato missionário de todos o cristão como consequência do seu Batismo (cf Mt 28,19), propôs para o Mês da Bíblia deste ano o estudo do livro de Jonas, com destaque para a evangelização e a missão na cidade.

O livro de Jonas tem como objetivo principal ajudar o povo a cumprir o grande desejo e ordem de Jesus: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. Mt 28,19”. Através do livro de Jonas, Deus faz o mesmo apelo aos cristãos de hoje: “Levanta-te e vai à grande cidade’ (Jn 1,2) para denunciar as injustiças e proclamar a sua misericórdia”.
Este ano, a novidade fica por conta do livreto, em forma de leitura orante, confeccionado pelo GREBIN, e nele consta quatro leituras sobre o livro de Jonas. Além do livro, há o cartaz e o texto-base. Os materiais podem ser adquiridos pelas Edições CNBB, no endereço www.edicoescnbb.com.br e o texto-base está disponível gratuitamente na página da Comissão.

Leia aqui a carta escrita por dom Jacinto Bergmann sobre o Mês da Bíblia 2010.

Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Setembro, mês da Bíblia


Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite”

O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. Esta data foi escolhida por ser mais próxima da comemoração de são Jerônimo (340-420). Ele é considerado um dos doutores da Igreja e possuidor de grande cultura literária e bíblica. Dedicou-se ao estudo da Bíblia a vida toda. Foi o responsável pela tradução da Bíblia para o latim, conhecida pelo nome de “Vulgata”, que significa “comum, usual”.

O Dia da Bíblia foi ganhando importância na vida da Igreja até ser incluído no Diretório Litúrgico. Ao passar dos anos, criou-se a Semana da Bíblia e, a partir de 1971, o Mês da Bíblia.

A Bíblia é a palavra de Deus. Ela é uma coleção de livros catalogados, Divinamente inspirados e considerados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). A Bíblia é uma biblioteca divina. Talvez por isso a dificuldade para ler e compreender a Sagrada Escritura. Ao se lerem os escritos bíblicos, entra-se em um mundo diferente do nosso, com pessoas que viveram muito antes de nós, o Oriente, com cultura e pensamentos próprios, com modos peculiares de sentir e narrar as coisas. Além disso, cada escritor teve sua influência pessoal, seu modo de ver, seu caráter, seu temperamento.

A palavra Bíblia é originariamente grega = “Pequeno rolo de Papiro”, diminutivo de Biblos, coleção de livros = uma planta que nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chamada papiro. E a película ou folha, tirada do caule do papiro, chamada de bíblos, palavra grega que significa livro, e o plural é biblion, em grego significa bíblia. Portanto, Bíblia quer dizer “coleção de livros”.

A Bíblia era escrita em tijolos assados, em papiro (filamento de uma planta), ou em pergaminhos (pele de ovelha). Esta escrita era realizada na cidade de Pérgamo, por isso que os livros eram chamados de pergaminho. As cópias mais antigas da Bíblia estão armazenadas na Biblioteca do Vaticano, na Itália, e no Museu Britânico.

A Bíblia foi escrita em três idiomas: o hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento, com exceção do Evangelho de São Mateus, que foi escrito em aramaico. Foi São Jerônimo quem traduziu os textos originais da Bíblia em grego e hebraico para o latim no ano 384. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina. Em 1546, o Concílio de Trento declara que é a única Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica. No dia 30 de setembro a igreja celebra o dia de São Jerônimo, por isso, este mês foi escolhido pela Igreja para ser o mês da Bíblia. Foi dividida em capítulos, em 1228, pelo Cardeal Estevão Langton (1.333 capítulos), e em 1528 foi dividida em versículos pelo Frade São Pagnino (35.700 versículos). Os livros são abreviados para facilitar a escrita da citação. Aprenda as abreviaturas. Ela já foi traduzida em 1685 idiomas, portanto encontra-se em todos os países do nosso planeta.

A Bíblia começou a ser escrita no tempo de Moisés, que viveu ai pelo ano de 1250 a.C., quando o faraó Ramsés II governava o Egito. E a última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do último apóstolo, São João Evangelista, por volta do ano 100 d.C. Portanto a Bíblia foi escrita dentro de um longo período de aproximadamente 1350 anos.

Procure ler a Bíblia e encontre conforto para a sua vida. Para ler a Bíblia peça a Luz divina e procure seguir orientações dada pela igreja, guardiâ da tradução bíblica que tem passado de geração em geração através dos Papas sucessores de Pedro.

Passagens bíblicas que citam a palavra e o verbo.

Aprenda a ler a bíblia.

Aprenda as abreviaturas.

Leia a matéria completa aqui ►

Missão Eucarística em Bom Jesus



A cidade do Ipu completou no dia 26 de agosto 170 anos de emancipação política, e ainda temos muitos lugares precisando de missão. Um dos propósitos do Padre Raimundo Nonato ao chegar no Ipu foi de visitar todas as comunidades. Cada comunidade que retribui a visita e organiza um núcleo evangelizador, ele marcava uma celebração Eucarística mensal.
As comunidades almentaram tanto que temos na Paróquia dois Padres: O Pároco Padre Nonato e o vigário Paroquial Padre Marcone, e mesmo visitando 2 comunidades diariamente ainda não dá para visitarem todas. Mesmo com todo este empenho ainda temos muitas comunidades que não receberam diretamente a visita do Pároco.

Hoje, pela primeira vez o Padre Nonato foi visitar a comunidade de Bom Jesus, que fica a uma distância de mais ou menos 5 KM do centro da cidade. A um ano que a Eliane e a Lindalva começaram uma catequese nesta localidade, e agora nos reunimos para celebrar em ação de graças e levar Jesus para mais 8 jovens pré adolescentes.
O Espírito Santo estava muito feliz com nossas ações que nos deu um presente especial. Recebemos uma promessa de mais uma capela nesta localidade. O Bom Jesus é conhecido como Fazenda Bom Jesus, propriedade do Monsenhor Martins, administrada pelo dr. Cacá. Ele pessoalmente prometeu construir a capela e ter como padroeiro Santo Antonio, devido o seu nome e de seu pai. O dr. Cacá está na foto a cima, ao lado do Padre Nonato. A celebração Eucaristica teve a animação do ministério de música da comunidade Cristo Rei com a participação especial da Juventude Marial Vicentina.

Leia a matéria completa aqui ►