Compartilhe com seus amigos.

sábado, 30 de outubro de 2010

Celebrações do Mês de Novembro

Novembro é mês de muitas orações e celebrações. Começamos com a solenidade de todos os Santos no dia 1º de Novembro. Eles são para nós um estímulo com o seu exemplo, e um auxílio precioso para a nossa fragilidade com a sua intercessão junto de Deus. Leia mais clicando aqui... Dia 2 de Novembro é dia de finados. Neste dia rezamos por todos os fiéis defuntos que estão a caminho da visão de Deus, passando pela purificação (Purgatório). Toda semana estaremos divulgando novos artigos sobre as celebrações do mês de Novembro. Leia mais clicando aqui ...

Cada cristão é chamado à santidade, ou seja, a viver as Bem-Aventuranças. Como exemplo para todos, a Igreja indica os irmãos e as irmãs que se distinguiram nas virtudes e foram instrumentos da graça divina. Hoje, comemoramo-los todos juntos para que, com a sua ajuda, possamos crescer no amor de Deus e ser "sal da terra e luz do mundo" (cf. Mt 5, 13-14).

A comunhão dos Santos ultrapassa o limiar da morte. Trata-se de uma comunhão que tem o seu centro em Deus, o Deus dos vivos (cf. Ibid., 22, 32). Lemos no Livro do Apocalipse: "Felizes os mortos que desde agora morrem no Senhor" (cf. 14, 13). Precisamente a Solenidade de todos os Santos enche de significado a comemoração de todos os defuntos, que celebraremos no dia 2, dia de finados.

Convidamos todos para nestes dias rezarem pela concórdia entre os povos e, de modo especial, pela conversão dos corações na caridade, que nos chama a amar a todos, sem distinção de raça, de cor e de religião.

Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 23 de outubro de 2010

A missão de Catequizar

Todo cristão pelo batismo é um discípulo de Jesus Cristo; Pelo mesmo batismo ele é inserido em sua igreja como membro ativo; Uma vez membro de sua igreja, a principal missão do cristão é catequizar. Através da Evangelização a Igreja transmite a fé que ela mesma vive, e o catequista ao catequizar torna-se um porta-voz da comunidade e da igreja. No seu trabalho catequético o catequista tem que ser consciente de que não transmite sua doutrina pessoal (cf. CR145), e sim o tesouro da fé guardado pela igreja. O catequista é também um educador da fé, que ao transmitir os ensinamentos da igreja, ajuda o catecúmeno a viver estes ensinamentos, arraigando no seu coração o amor por Jesus Cristo, a vontade de seguir o mestre (cf. Jo 1, 37.) tornar-se testemunhas de Cristo. A Igreja assim, ao transmitir a fé através de seus membros, gera filhos pela ação do Espírito Santo e os educa maternalmente (cf. DGC 78-79). A catequese faz parte do ministério da Palavra e do profetismo eclesial. O catequista é um ministro da palavra e um autêntico profeta, pois pronuncia a Palavra de Deus, na força do Espírito Santo. O catequista tem que ser fiel à pedagogia divina, para através da catequese, iluminar e revelar o sentido da vida dos catecúmenos. Leia mais
Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Festa de São Francisco em Abílio Martins

Neste Domingo, 17 de Outubro de 2010 foi o encerramento da Festa de São Francisco da Chagas na comunidade de Abílio Martins. A capela é pequena mas muito bonita. Fica encima de um alto deixando-a com aspecto de imponência. A capela passou por uma reforma recente. O Padre Nonato retiropu umas colunas que tirava completamente a visão do Padre, ganhando muito espaço na Assembléia; construiu uma sacristia e um salão para reunião; Ampliou as calcadas, cercou para evitar os animais nas portas da igreja, já que a incidência de bodes e porcos no local é muito grande; colocou um lindo cruzeiro em formato de ostensorio.
O encerramento da festa começou as 19 horas com a celebração do Batismo para algumas crianças passaram a ser Cristãos Católicos. Após o batismo celebramos a santa missa. Durante a celebração, 33 crianças participaram pela primeira vez do banquete Eucarística. Foi uma noite de Ação de Graças. As crianças estavam muito felizes e participaram ativamente da Celebração.
Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Igreja Matriz de Ipu é interditada para as obras da Reforma.


Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir Ecl. 3, 1-3. Desde que o Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva chegou no Ipu que constrói e reforma as capelas das comunidades. Sempre que ele detecta um problema na estrutura, pede avaliação e reforma imediata. Para algumas capelas ele fez mais do que reformar: Derrubou e fez uma bem maior como foi o caso da Baixa Larga. Estivemos no encerramento dos festejos de São Francisco onde 29 crianças receberam sua primeira Eucaristia.

Desde o ano passado que o Padre Nonato pede ajuda para reformar a Igreja Matriz. Mas como para tudo existe um tempo, descobri também que existe um tempo para reformar, antes de chegar o tempo de cair. Iluminado pelo Espírito Santo, o Padre Timbó resolveu começar a reforma com os recursos que tinha (E eram muito pouco, pois reunindo com a arrecadação dos festejos de São Sebastião, o nosso padroeiro, o dinheiro só deu para comprar as telhas para a reforma do telhado; leia mais). Se ele tivesse demorado mais um pouco, o risco do telhado cair era muito grande pois alem dos problemas detectado antes, descobrimos mais uma tesoura apartada, segura pela lei da física segundo o seu formato, e por que as linhas passavam por ela não tinham emendas.

A igreja está agora interditada para o término dos trabalhos que possam causar transtornos para os fiéis. As missas estão sendo celebradas na capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa no Patronato Sousa Carvalho, casa das Filhas da caridade de São Vicente de Paulo. A capela é pequena, mas para as celebrações diárias é um local agradável. Só nas missas dominicais que seria um dificuldade maior devido o número de fiéis.

Agora precisamos de toda ajuda possível. Se você se sentir tocado, entre em contato conosco e dê a sua contribuição para reformarmos este Templo de Deus o mais rápido possível, pois se dependermos da arrecadação desta igreja irá demorar muito. Ipuenses, Filhos da terra em qualquer lugar do mundo e cristão que gostam de fazer caridade, contamos com o seu bom coração.
Que proveito tira o trabalhador de sua obra? Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens: todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro. E verifiquei que nada há de melhor para o homem do que alegrar-se com o fruto de seus trabalhos. Esta é a parte que lhe toca. Pois, quem lhe dará a conhecer o que acontecerá com o volver dos anos? Ecl. 3, 9-11. 22.
Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobral se une em oração enquanto aguarda o novo Bispo.

O padre Valdery da Rocha anuncia por meio de uma rádio local a escolha de dom Odelir Magri para ser o novo bispo de Sobral. O cargo estava vago desde agosto de 2009 FOTO: WILSON GOMES
Sobral. O bispo catarinense dom Odelir José Magri, de 47 anos, foi nomeado bispo da Diocese de Sobral, na manhã de ontem, pelo papa Bento XVI. Apesar da nomeação, a Diocese deve esperar por seu novo bispo até o início do ano, cargo vacante desde 16 de agosto de 2009. Em carta enviada ao Povo de Deus da Diocese de Sobral, o novo bispo deixou claro que só pretende assumir esta nova missão após o mês de novembro. A data da posse ficará a cargo do colégio e de consultores, a pedido dele próprio.

"Uma coisa, porém, já decidi e posso confirmar para vocês, quero e desejo ser consagrado bispo na sede da Diocese com a participação e presença das nossas comunidades cristãs das regiões pastorais (sede, Araras, Vale do Coreaú, Santa Quitéria e Meruoca). Lembrando que é melhor fazer as coisas com calma e sem atropelos", escreve dom Odelir José.

A primeira sugestão apresentada pelo novo pastor diocesano seria 8 de dezembro, por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da cidade. A segunda opção seria na primeira quinzena de janeiro do próximo ano.

"A segunda proposta parece ser a mais viável por nos permitir organizar tudo com maior serenidade. A cidade de Sobral será mobilizada para realizar uma bela celebração que será uma honra para nós termos a sagração e consagração de um bispo", avalia o diretor administrativo da diocese, padre Raimundo Timbó. O novo bispo de Sobral encontra-se em Roma, onde reside atualmente.

Noutro trecho da carta, o novo bispo se mostra surpreso com a nomeação. "Por isso, quando fui convidado na Santa Sé pelo Cardeal Oullet para receber a notícia que o Santo Padre me havia nomeado bispo de Sobral, a minha primeira reação foi de perguntar: ´mas Excelência, porque eu? Porque um missionário comboniano, um catarinense da diocese de Chapecó, com experiência missionária de alguns anos de África e com uma limitada experiência pastoral no Brasil?´ Sim, é verdade que trabalhei alguns anos na periferia de São Paulo e outros em Contagem, Minas Gerais. Desde 2003, estou na equipe de coordenação do nosso Instituto e nunca pisei sequer no solo daquela diocese", coloca.

Adaptação

Mas a pouca experiência de atuação no Brasil não deve ser um empecilho para a adaptação do novo bispo à sua nova diocese. Enviado ao Congo como jovem sacerdote em 1992, ele próprio relata que começou a atuar sem sequer conhecer a língua local, as características do povo africano, suas tradições e mesmo a Igreja local.

Depois de 18 anos de vida missionária, o novo bispo avalia que esse foi o período dos mais duros e difíceis de sua vida eclesiástica, ao mesmo tempo em que considera um dos mais belos e marcantes. E por conta disso, acredita que conseguirá vencer qualquer dificuldade.

Na carta enviada ao padre Raimundo Timbó, dom Odelir acrescenta: "agradeço a Deus e a São Daniel Comboni pelo dom da vocação missionária. E ouso acreditar que o mesmo momento acontecerá na Diocese de Sobral. De minha parte, não medirei esforços para que assim seja e estou certo de poder contar com a vossa recíproca confiança e colaboração. Caminho se faz caminhando e juntos caminharemos e abriremos novos Caminhos", escreve.

A nomeação do novo bispo para a diocese deste Município aconteceu após 15 meses da saída de dom Antonio Fernando Saburido, que deixou o cargo para assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife, após permanecer no cargo de bispo desta cidade por um período de quase quatro anos.

Odelir José Magri passa a ser o sexto bispo desta Diocese. O primeiro deles foi dom José Tupinambá da Frota. Depois teve dom João José da Mota e Albuquerque, seguido por dom Walfrido Teixeira Vieira, dom Aldo de Cillo Pagoto (transferido para a diocese de João Pessoa) e, por último, dom Antonio Fernando Saburido.
Leia a matéria completa aqui ►

SANTO PADRE NOMEIA NOVO BISPO DE SOBRAL, NO CEARÁ



Cidade do Vaticano, 11 out (RV) - Bento XVI nomeou nesta segunda-feira o novo Bispo de Sobral, CE. Trata-se do Pe. Odelir José Magri, sacerdote missionário comboniano, até então Vigário-geral dos Padres Combonianos em Roma.

Mons. Magri nasceu em 18 de abril de 1963, na cidade de Campo Erê, Diocese de Chapecó, SC. Após os estudos preparatórios, no dia 26 de junho de 1988 fez a profissão religiosa na Congregação dos Missionários Combonianos do Sagrado Coração de Jesus.

Fez os estudos de Filosofia e Teologia em Paris (1988-1992), com Mestrado em Filosofia. Fez o curso quadrienal para Formadores dos Seminários, organizado em São Paulo em colaboração com a Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ordenado sacerdote no dia 18 de outubro de 1992, daquele ano até 1996 exerceu seu ministério sacerdotal na República Democrática do Congo, onde foi Formador dos Postulantes. Ao retornar para o Brasil, passou a trabalhar em São Paulo como Formador e Pároco (1997-1999).

Foi Conselheiro Provincial (1999-2001); Padre Mestre do Noviciado em Contagem, Belo Horizonte, e superior da comunidade (2000-2003); vice-Superior Provincial (2002-2003).

Em 2003 passou a ser Assistente-geral em Roma de sua Congregação, tornando-se em 2009 Vigário-geral da mesma. (RL)

Diocese de Sobral

Vacante desde 16 de agosto de 2009, a diocese de Sobral foi criada em 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum do papa Bento XV. Ela foi desmembrada da então diocese de Fortaleza. A diocese de Sobral está no norte do Ceará e tem uma superfície de 19.143 km² e cerca de 38,0 habitantes por quilômetro quadrado. É composta por 29 municípios. Seu último bispo diocesano foi dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que atualmente é arcebispo de Olinda e Recife (PE)


Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 9 de outubro de 2010

A origem da Missão

A Missão faz parte do plano de Deus. Quando Deus fez o mundo fez também o homem, perfeito para conhecê-lo, amá-lo, e servi-lo. Só que Deus fez o mundo também perfeito. Colocou de tudo: o bem e o mal, a alegria e a tristeza, o dia e a noite, o sim e o não. Deus ensinou ao homem tudo que ele precisava para ser feliz. Inclusive o afastamento do pecado. Só que o homem pecou; por este motivo o homem passou a trabalhar para a sua salvação, o seu retorno ao paraíso. Deus que tanto ama a sua criação traçou um plano de salvação para o homem. Neste plano Divino Deus manda profetas e santos em busca das ovelhas desgarradas. Eis a Missão. Leia o artigo completo.
Leia também:
Leia a matéria completa aqui ►

Encontros mensais de formação para agentes de Pastoral em Ipu.

Uma das maiores preocupações da Paróquia do Ipu é a preparação dos cristãos que pedem os sacramentos. Para cada sacramentos a Paróquia prepara agentes para a formação cristã. Para os noivos, dez casais se revezam dando palestras que vão ajuda-los a viverem melhor nesta nova etapa tão importante na vida de uma pessoa. os encontros acontecem a cada 15 dias com os palestrantes e um terceiro encontro com o Pároco.
ser coroinha é estar a serviço de Deus e da igreja, servindo diretamente à mesa do sacrifício, auxiliando o Padre na preparação do banquete Eucarístico. A criança que é coroinha dá o primeiro passo para seguir a Jesus e tornar-se um Apóstolo do mestre no ministério Sacerdotal. Acreditamos que o zelo e o amor de quem está presente à Jesus Eucarístico não termina com o passar dos anos, mas aumenta a ponto de gritar: "Nada me separa do amor de Cristo". Os encontros dos coroinhas para formação acontecem todos os primeiros sábados de cada mês na Paróquia. Neste mês, excepcionalmente aconteceu no segundo, devido a Festa de São Francisco.
A catequese da Paróquia do Ipu se reuniu mais uma vez para seu encontro mensal de formação, desta vez no salão das Senhoras voluntárias da Caridade. Amanhã, no Patronato Sousa Carvalho, logo após a missa de sete horas, encontro para os catequistas da matriz. Veja como foi o encontro lendo a matéria completa. Também aconteceu hoje, mais um encontro da Pastoral da Criança. O encontro é mensal, sempre no segundo sábado do mês na casa paroquial.
A Paróquia do Ipu valoriza todos os seus agentes Pastorais que se dispõem a servir a Deus através de sua igreja. Pensando nesta valorização, a Paróquia oferece formação mensal. O Padre Raimundo Nonato faz questão de assessorar a formação dos MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão), pessoalmente. É como se fosse uma Assembléia Paroquial em doze meses. Participam do encontro os agentes do MESC e representantes de comunidades que estão se estruturando mas ainda não tem capela.
Estas são as notícias da Paróquia do Ipu. Texto de Osorio Soares e Fotos de Anselmo Bandeira.
Leia a matéria completa aqui ►

Encontro mensal de formação para catequistas.

"A maior preocupação da formação inicial é preparar basicamente o catequista com o conhecimento da pessoa humana, do contexto sócio cultural, da pedagogia da fé e da mensagem cristã. Esta formação inicial é necessária em todas as paróquias, pois é grande a rotatividade de catequistas. É preciso ter sempre disponível um atendimento inicial aos novos catequistas que vão chegando". DNC - CNBB, n. 291
Pensando nisto a catequese da paróquia de Ipu promove para seus catequistas uma formação permanente com encontros mensais. Este encontro se dá todo primeiro domingo do mês para catequistas da matriz e todo segundo sábado para catequistas das capelas. Para formação estamos utilizando o subsídio da Editora Pão e Vinho, escrito pelo Padre Cristovam Iubel. O título do livro é: Aprendendo a ser catequista, formador de discípulo missionário. Na verdade o catequista tem que ser formador de discípulos de Jesus. Catequese não é para preparar crianças para primeira Eucaristia.
A Eucaristia faz parte de um processo de adesão ao projeto de Jesus, conhecimento, amor e desejo de adorar e participar de seu corpo místico. O amadurecimento é que vai dizer se o catecúmeno está pronto ou não para receber Jesus Eucarístico. A catequese deve preparar cristãos autênticos para uma vida de discipulado a serviço do Reino de Deus.
Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O que é Missão

Missão é a continuação do projeto de Jesus: Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10, 10). A missão consiste em levar o Evangelho de Jesus ao mundo inteiro. Evangelizar significa apresentar Jesus e tudo aquilo que ele ensinou para as pessoas: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu;
Leia a matéria completa aqui ►

Os Padroeiros das missões

O Papa Pio XI proclamou Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões. O interessante é que ambos são diferentes em muitos aspectos.

Nasceram em séculos diferentes: Xavier do século 16, Teresinha do século 20. Xavier morreu com 46 anos de idade e Teresinha com apenas 24. Xavier andou tanto que se tivessem medido, daria para dar várias voltas ao redor do Globo terrestre, Teresinha não saiu detrás das grades do Carmelo do lisieux.

Leia mais aqui

Leia a matéria completa aqui ►

Notícias da igreja no Brasil - CNBB

QUINTA-FEIRA - Lc 1, 26 - 38

Jesus se insere na história da humanidade e, ao fazê-lo, também passa a ter uma história. Ele é verdadeiramente homem e assume em tudo a condição humana, menos o pecado Ao comemorarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria, estamos comemorando um fato da história do próprio Cristo, pois a Imaculada Conceição de Maria está condicionada ao nascimento de Cristo, uma vez que Deus estava preparando o ventre digno de receber seu próprio Filho. Com isso, podemos perceber a ação do Deus que é Senhor da história e que, agindo na própria história da humanidade, conta com a colaboração de todos para a realização do seu plano.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

· Dom Frei Alano Maria Pena, OP, Arcebispo de Niterói - RJ, 1935

Ordenação Episcopal

· Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap, Bispo de Nazaré - PE, 2004

· Pastoral da Criança capacita representantes do Regional Norte 2 da CNBB

Seguindo a linha de formação “Ver, julgar e agir”, o encontro tem o objetivo de formar capacitadores que, por sua vez, formarão futuros coordenadores para a Pastoral da Criança. Além disso, a finalidade, segundo os organizadores do encontro, é reciclar informações sobre procedimentos burocráticos para coordenar uma Pastoral. leia a notícia completa


· Jornalistas católicos devem procurar a verdade apaixonadamente, afirma Bento XVI

“Os jornalistas católicos devem procurar apaixonadamente a verdade com a mente e o coração, mas também com o profissionalismo de operadores competentes e dotados de meios adequados e eficazes. Isto é ainda mais importante no atual momento histórico, que exige que o jornalista seja mediador dos fluxos da informação, realizando uma profunda mutação”, disse o papa.

O papa recordou também as mudanças que ocorrem no mundo digital e advertiu contra o risco de um mundo virtual que favoreça a indiferença em relação ao verdadeiro. leia a notícia completa


· Romaria da Terra e da Água de Presidente Prudente

Neste ano mais de duas mil e quinhentas pessoas estiveram presentes na Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente. O tema do evento foi: "mulheres do campo na luta pela terra em defesa da vida" expressa bem a realidade do Pontal do Paranapanema.

O lema do evento foi "nas terras do Pontal plantamos sonhos e margaridas" e faz referência à violência sofrida por Margarida Alves, assassinada por a líder de um acampamento, em 1983. leia a notícia completa

Fonte Assessoria de Imprensa da CNBB

E-mail: imprensa@cnbb.org.br

Site: http://www.cnbb.org.br

Tel.: (61) 2103-8313

Fax: (61) 2103-8338

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 5 de outubro de 2010

As notícias da Igreja do Brasil

TERÇA-FEIRA - Lc 10, 38-42

Existem pessoas que se sentem angustiadas diante do sofrimento de outras pessoas, das injustiças, das carências e necessidades dos outros e também diante da descrença que existe no mundo de hoje, e, movidas por essa angústia, se entregam de corpo e alma no trabalho evangelizador, promocional e assistencial. Porém, todos nós devemos levar em consideração que o mais importante nem sempre é o que estamos fazendo, mas a motivação pela qual agimos e a consciência de que, na verdade, somos colaboradores com o próprio Deus na sua ação de salvação dos homens e que nada podemos fazer por nós mesmos. Assim, o ativismo é estéril e, além de não atingir seus objetivos, nos esvazia, enquanto que a mística, o encontro com Jesus, sustenta e dá eficácia ao nosso agir.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

· Dom Frei João Maria Messi, OSM, Bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda - RJ, 1934

Ordenação Episcopal

· Dom Aldo Mongiano, IMC, Bispo Emérito de Roraima - RR, 1975

Ordenação Presbiteral

· Dom Joaquim Rufino do Rêgo, Bispo Emérito de Parnaíba - PI, 1952

· Dom Manoel Pestana Filho, Bispo Emérito de Anápolis - GO, 1952

NOTÍCIAS

· Congresso discute a comunicação na imprensa em momentos de crise

· Juventude pede basta ao Extermínio de Jovens na diocese de Erexim

· Cardeal lembra João Paulo II em coletiva de imprensa no Vaticano sobre JMJ-2011

· Comissão para o Laicato promove Seminários de formação para leigos de todos os Regionais do Nordeste

· Expectativas da imprensa católica são discutidas em Congresso Internacional

· Jornada Mundial da Juventude 2011 recolhe doações

· O padre Jacob Nampudakam é eleito novo Superior da Sociedade do Apostolado Católico

· Quilombolas produzem pesquisa inédita no Brasil

· Congresso em Roma: conferencistas apontam desafios à imprensa católica

ACESSE TAMBÉM:

· Notícias: www.cnbb.org.br

· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia

Assessoria de Imprensa da CNBB

E-mail: imprensa@cnbb.org.br

Site: http://www.cnbb.org.br

Tel.: (61) 2103-8313

Fax: (61) 2103-8338

Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As notícias da Igreja no Brasil

SEGUNDA-FEIRA - Lc 10, 25-37

O maior mandamento que Jesus nos deu foi a Lei do Amor. Mas infelizmente, a palavra amor tem inúmeras conotações no dia de hoje, a maioria delas contrária ao espírito do Evangelho e aos valores do Reino, daí a importância da parábola do Bom Samaritano que nos mostra que amor de verdade é gesto concreto, é sair do próprio comodismo e ir ao encontro do outro, seja ele ou ela quem for, ser capaz de perceber todos os seus problemas e todas as suas necessidades, deixar-se mover pelo sentimento de compaixão e, cheio de misericórdia, fazer tudo o que estiver ao alcance para que a vida seja melhor para todos.

COMEMORAÇÕES

Nascimento

· Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM, Bispo de Barra - BA, 1946

Ordenação Episcopal

· Dom Frei Martinho Lammers, OFM, Bispo Prelado Emérito de Óbidos - PA, 1979

NOTÍCIAS

· CNBB parabeniza dom Erwin Krautler por prêmio Nobel Alternativo da Paz

· Semana Nacional da Vida 2010 fala sobre “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”

· Começa a visita ad Limina Apostolorum dos Regionais Norte 1 e Noroeste da CNBB

· Congresso discute imprensa católica em Roma

· Começa a visita ad Limina Apostolorum dos Regionais Norte 1 e Noroeste da CNBB

· Pastoral Carcerária divulga nota de apoio ao Projeto de Lei Orgânica da Defensoria Pública do Paraná

· Santos sedia Encontro internacional dos Missionários Scalabrinianos

ACESSE TAMBÉM:

· Notícias: www.cnbb.org.br

· Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia

Leia a matéria completa aqui ►

Festa de São Francisco De Assis, o santo das Chagas de Cristo.

Dia 04 de Outubro Segunda Feira, Festa de São Francisco De Assis, o santo das Chagas de Cristo. As missas da festa do nosso santo querido foram: 07h00 com a liturgia animada pela Juventude Marial Vicentina e as 09h00 animada pela Comunidade Cristo Rei. As missas dos Festejos de São Francisco são sempre com a Matriz lotada, já que muita gente do interior da Paróquia não pode vir nas novenas e aproveita o feriado para louvar a Deus através de São Francisco.
Em sua homilia, Padre Raimundo Nonato conta a vida do santo, deixando as pessoas cada vez mais devotas, devido a grande dedicação, zelo e obediência que São Francisco sempre teve por tudo que é sagrado. São Francisco, entre outros títulos é chamado de protetor da natureza~e poeta por ser autor do Cântico do Irmão Sol. Foi um dos santos que mais amou. Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização", sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
Todas as festas o Pe. Nonato Convida Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais. Este ano só se fez presente o vice – prefeito Dr. Luiz de Gonzaga, filho do Dr. Tomaz, ícones da medicina em nossa Região e pessoas que temos o maior apreço. No final da missa, Dr. Luiz agradeceu o Pe. Nonato em nome da administração municipal, pela excelente festa religiosa; parabenizou os agentes de saúde na qual comemoramos seu dia, 4 de outubro; fez um apelo a todos os devotos para ajudarem na reforma de nossa igreja.
Ao meio dia aconteceu o sorteio do bingo em prol da reforma da matriz. Duas pessoas ganharam R$ 100,00 (cem reais), uma ganhou R$ 200,00 (duzentos reais), outra ganhou o computador com impressora e no final a moto. As 18h00 haverá a procissão com a imagem de São Francisco e o encerramento dos festejos com a bênção do Santíssimo e arriamento da bandeira.

Leia a matéria completa aqui ►

9ª Novena da Festa de São Francisco - “A eucaristia: fonte e ápice da espiritualidade familiar".

Dia 03 de Outubro de 2010, Domingo, dia de todo cristão exercer a sua cidadania, escolhendo conscientemente os candidatos que irão governar o Estado e o País, o Padre Nonato celebrou a Missa 07 horas da manhã e depois todos se dirigiram para suas sessões eleitorais. As 19 horas retornamos para a Matriz e juntos celebramos a última novena dos festejos de São Francisco.

O Pátio da Matriz não estava tão cheio como nos outros anos; atribuo a ausência dos conterrâneos e visitantes que também ficaram obrigados a votar em suas cidades onde residem. Muita gente também não resistiu a tentação de acompanhar passo a passo os resultados da apuração dos votos. Afinal, é o futuro deles que está em jogo, e muitos são obrigados a acompanhar até porque trabalham nos pleitos eleitorais.
Quem animou a Liturgia foram os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Eles convidaram como noitários as Capelas. O Tema foi: A eucaristia: fonte e ápice da espiritualidade familiar, e o casal convidado para ajudar na reflexão foi o Sr. João e Sra. Fátima Paulino. Muitas capelas compareceram e celebraram conosco. Mais uma vez a noite foi animada pelo Ministério de Música da Comunidade Cristo Rei, com a participação de seresteiros convidados pelo Nazareno que os chama com muito carinho de seus “cabra da Peste”.

A Barraca foi animada pela Comunidade Cristo Rei e ao lado aconteceu o tradicional Leilão. A equipe Organizadora do leilão e OFS ( Ordem Franciscana Secular), Dr. Edgard, Dete e Raimundinha, Nazareno, Gessy e Torquato

A Imagem foi para a casa de Manoel Josino de Freitas e Maria Clemente na Av. Vereador Fco das Chagas Farias Centro.

Para ver todas as fotos basta seguir o link na parte esquerda inferior do Slide abaixo.
Leia a matéria completa aqui ►