Compartilhe com seus amigos.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Aviso - Missa das Crianças

A Paróquia do Ipu se preocupa e muito com a preparação das crianças para a sua vida eucarística. Por este motivo todos os sábados o Pe. Raimundo Nonato celebra a Missa com as crianças. É de desejo do Padre celebrar semanalmente, mas há uma dificuldade muito grande durante as férias, devido a ausência das mesmas.

Este ano o Padre Nonato tem desejo de celebrar todos os sábados com as crianças. A Celebração Eucarística acontece na Capela de Nossa Senhora no Patronato às 16h. Devido as férias a Missa das Crianças só terá início no segundo sábado de fevereiro, dia 12. Essa Missa é celebrada para todas as crianças, por isso não precisa você estar na Catequese para participar, é sua obrigação, principalmente se já tiver feito a 1ª Eucaristia.

Coordenação de Catequese

Leia a matéria completa aqui ►

Aviso - Fotos e DVD's da 1ª Eucaristia


A 1ª Eucaristia realizada pela Paróquia do Ipu é uma festa muito grande em honra à Conceição de Nossa Senhora, onde ela, como Mãe, acolhe os seus filhos adotivos que aceitaram Jesus como seu Salvador e por isso tornaram-se membros do grande corpo espiritual que é a Igreja. Todos os anos muitas crianças da Matriz participam desta grande festa de entrada na vida Eucarística. Este ano foram 335 crianças.

Uma festa dessa magnitude dificultaria em todos os aspectos a celebração se cada pai ou fotógrafo profissional estivesse registrando cada criança. Por este motivo, a coordenação contrata uma pessoa para filmar toda a celebração e três fotógrafos para registrar todas as crianças para que os pais não precisem se preocupar com fotos.

O filme que nós produzimos não é uma cópia da filmagem original e sim um registro de cada criança na celebração geral. Os pais procuram a coordenação ou os catequistas, pedem o DVD e nós escolhemos todos os momentos em que a criança aparece na filmagem e fotos e preparamos um DVD personalizado. Neste DVD colocamos montagens e efeitos que emocionam tanto a criança como os pais.

Este ano estaremos de terça a sábado, pela manhã, no NAPAM (Núcleo de Animação Pastoral Mons. Moraes), que fica em frente à Escola Murilo Aguiar. Aqueles que tiraram fotos na mesa da Catequese ou querem o DVD, por favor nos procurem no NAPAM ou liguem 9925-6018 ou 9961-8498.

Coordenação de Catequese

Leia a matéria completa aqui ►

Aviso - Reunião para os Catequistas

A Catequese da Paróquia de Ipu reúne seus catequistas todos os meses para formação, informação e planejamento. As reuniões acontecem todo primeiro domingo do mês para os catequistas da Matriz e no segundo sábado para os catequistas das Capelas e Comunidades.

O mês de dezembro não foi um mês bem aproveitado para os catequistas, pois tanto os catequistas da Matriz quanto das Capelas faltaram em sua maioria. O assunto da reunião foi planejamento e inscrição para 2011, mudanças na organização e na pedagogia dos encontros e a apresentação de encontros para os pais. Com a falta dos catequistas prejudicou e muito a organização para o próximo ano.

O próximo encontro da Catequese será dia 02 de janeiro para os catequistas da Matriz e dia 08, para os catequistas das Capelas. Devido a falta da maioria dos catequistas da matriz que não permitiu que acontecesse o encontro, a próxima reunião ficou sobrecarregada, pois o tema seria calendário, acolhida, inscrição e primeiros encontros da catequese. Pedimos encarecidamente a todos os catequistas que não faltem a essa reunião para não correr o risco de ter o seu centro catequético prejudicado, pois em fevereiro não aceitaremos nem inscrição de centos catequéticos nem catequistas para 1ª Eucaristia. Motivo: “a criança para fazer a 1ª Eucaristia precisa ter 2 anos de formação”; e começando em fevereiro já temos apenas 10 meses de formação, o que prejudica e muito a preparação dessas crianças.

Coordenação de Catequese

Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Primeira Eucaristia no Ipu

Dia 8 de Dezembro de 2010, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, dia da vinda de Jesus para as crianças da Matriz do Ipu. Foram quase 340 Crianças de 21 grupos de Primeira Eucaristia. A celebração começou as 7 horas com a procissão saindo da capela de Nossa Senhora no Patronato, uma pausa para foto coletiva em frente a Matriz, e a Celebração Eucarística que se estendeu até pouco mais de 9 horas. Depois, o Padre Raimundo Nonato tirou fotos com todas as crianças individualmente.






















Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Caminhada missionária para as Populares

Desde 2008 que a Paróquia do Ipu realiza caminhadas missionárias para os bairros da cidade. As 4h30 os sinos da matriz badalam acordando os missionários para a caminhada. As 5h o Pároco sai com os missionários em direção a um bairro. No começo era bem mais missionários, aos poucos foram se afastando... no ano passado, no mês de novembro, caminhada para este mesmo bairro vieram o dobro de missionários.
Estes trabalhos missionários são preparações que as paróquias estão fazendo para o centenário da Diocese de Sobral. Fomos acolhidos pelo casal Ivanir e Dulcinéia a quem agradecemos de coração, e desejamos muita paz para sua família.
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de reparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da história: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após morte.


Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos - presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da Salvação. Começa-se no 1° Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4° domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

Estamos celebrando o Tempo do Advento com a Coroa do Advento. Todos os domingos acendemos uma vela e celebramos em família. Durante as semana rezamos o terço do advento.

Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rosário de Advento - "ADVENTO, TEMPO DE REZAR O ROSÁRIO”

Amados irmãos em Cristo, durante o advento queremos reunir nossa família e juntos esperarmos a vinda do Salvador. Advento é tempo de espera. É tempo de preparação para o Natal do Senhor.

No 1º Domingo do advento acendemos a 1ª vela.

Durante a semana rezamos Rosário de Advento
Segunda feira - TEMPO DE ESPERA E CONVERSÃO
Terça feira - TEMPO DE ORAÇÃO
Quarta feira - TEMPO DE PENITÊNCIA
Quinta feira - TEMPO DE MEDITAÇÃO
Sexta Feira - TEMPO DE ESPERA
Sábado - Mistérios Gozosos
Leia a matéria completa aqui ►