Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A dinâmica na catequese - Interação fé e vida

Um dos maiores desafios da catequese é preparar crianças, não só para os sacramentos, mas também para a vida e vida em comunidade. Existem muitas maneiras para se alcançar estes objetivos. Um deles é o princípio metodológico da interação. No dia a dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Um exemplo disso é o fermento, a água e o trigo que ao se juntarem, misturarem, interagirem se transformam produzindo um pão capaz de matar a fome de muita gente.


Na catequese também é assim; é preciso fazer as crianças interagirem, misturando aquilo que é propriamente da fé (Bíblia, tradição, liturgia, doutrina, ensinamentos da Igreja...) com coisas que eles encontram no dia a dia (acontecimentos, realidade, situações, aspirações, clamores, fatos alegres e tristes, brincadeiras, dinâmicas...).


A finalidade não é oferecer diversão, mas um momento agradável, baseado em escolhas que apresentam resultados, ajude a criança à aprender brincando com objetos que conhecem muito bem. Desta maneira o catequista educa para Ação-Reflexão, baseados nos ensinamentos e testemunhos de Jesus, que se preocupou em educar seus discípulos para uma reflexão, partindo da vida (pobres, crianças, doentes, excluídos...), com um linguajar de fácil compreensão (Parábolas).
Pensando nisto estamos sempre preparando dinâmicas de acordo com a vida das crianças. Visite a nossa página de dinâmicas. Estamos no mês dedicado à Palavra de Deus. Queremos ensinar a Palavra de Deus brincando, refletindo e memorando com o bingo de Jesus.