Compartilhe com seus amigos.

domingo, 2 de outubro de 2011

Patronato Sousa Carvalho, 60 anos de dedicação ao povo ipuense

No dia 1º de Outubro de 2011, no final da novena e missa dos festejos de São Francisco, na paróquia de Ipu, o Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva fez um pronunciamento muito importante para a vida dos cidadãos ipuense.  O padre disse aos fiéis e em rede de comunicação pela rádio catedral fm 102,1 Mhz, em transmição ao vivo pela rede mundial de comunicações, a Internet, que a direção superior da congregação das filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que a 60 anos dirige a escola do Patronato Sousa Carvalho, decidiu entregar o prédio e fechar a Escola por não ter mais como sustentar a instituição devido a carência de vocações de religiosas. As novas vocacionadas estariam optando pelo serviço missionário e pastoral, ficando cada vez mais difícil de prosseguir com trabalhos tão exaustivos com irmãs idosas.

O Padre Nonato disse ainda que a decisão já havia sido tomada a quatro anos atrás, porém devido o estado de saúde do Monsenhor Moraes, que na época  já se encontrava em situação de saúde muito delicada, as religiosas acharam prudente adiar o pronunciamento, para que não afetasse emocionalmente os últimos dias de vida do Monsenhor. No Mês de agosto, em visita rotineira de inspeção da Irmã visitadora Irmã Ana Amélia, A religiosa procurou o Pároco para anunciar a entrega do prédio. O Pároco, Pe. Nonato pediu um prazo que ficou estipulado em um ano, portanto até 2012 para que a igreja busque uma solução, pois uma instituição de ensino igual o Patronato Sousa Carvalho não pode ser fechada.
A solução certamente será encontrar uma nova congregação que queira continuar o trabalho de direção desta Instituição de Ensino que no dia 23 de setembro completou 60 anos de trabalhos prestados à região. Até lá tudo continua normalmente: as matrículas no final do ano e o ano letivo de 2012.
O pronunciamento foi feito também nas missas de 7 e 9 horas do domingo, dia 2 de outubro.
A história completa do Patronato você fica conhecendo no blog da escola: http://patronatosousacarvalho.blogspot.com/ e http://historiadopsc.blogspot.com/. Faça uma visita e confira. A história da escola ultrapassa gerações. Quase todo ipuense já passou por esta escola e a maioria dos nossos médicos, advogados e grandes profissionais estudaram aqui. É também no Patronato que a Coordenação de catequese da Paróquia do Ipu se organiza e se reúne. A escola ainda mantem uma filantropia que assiste muitas famílias carentes com bolsas de estudo. Os nossos ipuenses podem muito bem testemunhar o que aqui publico. No blog da escola foi criado recentemente uma página dos ex alunos e se você já estudou nesta escola pode também mandar o seu depoimento para patronato.souzacarvalho@gmail.com que será publicado.
Pedimos a intercessão de São Vicente, Santa Luiza de Marillac e de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa que interceda junto a Deus por todos que fazem o Patronato Sousa Carvalho.
Assista ao vídeo com o pronunciamento do Pároco de Ipu, Padre Raimundo Nonato, divulgado pelo site Ipu notícias