Compartilhe com seus amigos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Preparação para a primeira Eucaristia

Está chegando mais um final de ano e mais uma vez a Paróquia do Ipu se prepara para levar asa crianças ao encontro de Cristo Eucarístico. A comunidade catequizadora é dividida em dois grandes setores: Matriz e Capelas.
As capelas se reúnem todo segundo sábado no NAPAM de 7 a 9 horas para formação e preparação para a Eucaristia. As primeiras Eucaristias nas capelas acontecem na festa do Padroeiro local, sendo que sempre tem início em maio, e acontece quase que uma festa por semana. Os festejos se estendem até o final do ano, chegando a uma média de 250 crianças que vão ao encontro de Jesus.
Na Matriz as reuniões acontecem sempre nos primeiros domingos de cada mês, tendo início com a santa missa, as 7 horas e depois todos se dirigem para o Patronato, local do encontro.
O último encontro aconteceu no dia 5 de novembro com a presença do Pároco, Padre Raimundo Nonato.
Após uma reflexão sobre os últimos encontros de catequese, relacionados com o sacramento da confissão e o sacramento da Eucaristia, Padre Nonato fez uma belíssima apresentação destes sacramentos, mostrando que a Eucaristia é muito mais que um sacramento; é a presença real de Jesus Cristo; é o único caminho que nos leva a Deus; é o sacramento da vida, do amor, do Espírito Santo.
Foi entregue as orientações para todos os catequistas:
• A primeira Eucaristia será na Capela de Nossa Senhora no PSC devido a reforma da igreja matriz. A capela é pequena e praticamente somente as crianças terão assentos. Os pais terão que ficar em pé.
• As missas com as crianças deverão contar com a participação de todos os catequizandos que vão fazer sua primeira Eucaristia, para ensaio dos cânticos, leituras e posição na assembleia.
• As confissões acontecerão nos dias 6 e 7 de dezembro, nos horários de 8 e 10 horas. Cada criança deve procurar o seu catequista para saber o horário da sua confissão.
• A Celebração da Primeira Eucaristia será no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, com início previsto para 7 horas.
• Esta é uma época de provas nas escolas e por isso pedimos a todos os professores e coordenadores que compreendam e ajudem estas crianças que estão prontas para este encontro com Jesus. É uma oportunidade impar e merece toda ajuda da comunidade.
• Não é permitido tirar fotos durante a celebração. Para que fique registrado este momento tão singular, a equipe de coordenação da catequese registrará todos os momentos em filme e será feito um Dvd personalizado para cada criança. Quem adquirir o Dvd estará contribuindo para a reforma da Matriz.
• Após a celebração Eucarística o Padre Nonato tirará uma foto entregando a lembrança da Primeira Eucaristia. O valor desta foto também será direcionado para a reforma da Matriz.