Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Primeira Eucaristia na Paróquia de Ipu

Mais uma etapa concluída na Catequese da Paróquia do Ipu. No dia de Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi celebrada, em Ação de Graças, a 1ª Eucaristia das turmas de Catequese da Matriz. A Catequese Paroquial é dividida em dois setores: Capelas e Matriz. A 1ª Eucaristia das Capelas acontece por ocasião da festa do padroeiro, durante todo o ano; na Matriz, acontece por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

As crianças se prepararam, pelo menos, durante dois anos, em uma catequese sistematizada, pois normalmente a mesma deve entrar na catequese com 7 anos e concluir com 10 anos. Mais de 300 crianças iniciaram o curso em fevereiro deste ano, sendo que somente 243 concluíram. A grande festa em Ação de Graças começou com o Batismo de 24 catecúmenos no dia 27 de novembro, após a Missa das 10h. Nos dias 6 e 7 de dezembro, nos horários de 8h e 10h, os padre Raimundo Nonato e Fábio, confessaram as 243 crianças. As crianças já batizadas também entram na fila da confissão para se orientarem com os padres, pois as mesmas já estão limpas do pecado através do Batismo.

A inovação desta turma é a inclusão social na Catequese. O catecúmeno João Pedro é deficiente auditivo e o mesmo frequentou a Catequese normalmente e participou dos sacramentos. A culminância da festa foi hoje, dia 8 de dezembro de 2011, com uma Missa iniciada às 7:30h e se estendeu até às 10:30h. A animação e solenização são feitas pelas próprias crianças com o apoio da equipe de celebração da Missa das Crianças.

Padre Fábio vigário Paroquial co celebrou. Damos destaque à paciência do nosso Pároco, Padre Raimundo Nonato, que após a Celebração sentou-se em uma cadeira e tirou foto com todas as crianças, uma por uma, e suas turmas. Essas turmas terão mais uma reunião com seus catequistas para confraternização e entrega de lembranças.
Em 2012 a Paróquia vai estar reimplantando a Infância Missionária com uma diferença: normalmente a IM é para crianças de 7 a 14 anos, na Catequese do Ipu apenas as crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia podem participar da IM. A coordenação estará se reunindo com todos os catequistas no próximo domingo, dia 18 de dezembro, para programar o próximo ano.