Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Arquidiocese de Fortaleza faz curso para catequistas sobre a iniciação à vida cristã

site3Começou nesta segunda-feira, 24, na arquidiocese de Fortaleza (CE), o Curso anual de atualização. O curso é aberto aos presbíteros do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará).

Com o tema “A iniciação à Vida Cristã no processo de inspiração catecumenal”, o encontro receberá como assessores os peritos do Setor para Animação Bíblico-catequética da CNBB, padres Eduardo Calandro e Jordélico Siles.

Durante dois dias, iniciando na noite desta terça-feira, 25, os padres também farão um mini-curso para cerca de 460 catequistas já inscritos sobre o mesmo tema. O curso está sendo oferecido em parceria com a Faculdade Católica de Fortaleza e termina na quinta-feira, 27.

Fonte CNBB

Leia a matéria completa aqui ►

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões 2011

papalendoFoi publicada, nesta quarta-feira, 26, a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2011, que se realizará no dia 23 de outubro.

O papa reitera na mensagem que a evangelização é uma dimensão essencial da Igreja e uma tarefa urgente hoje, pois a secularização faz com que muitas pessoas vivam como se Deus não existisse.

"O Evangelho não é uma propriedade exclusiva de quem o recebeu, mas um dom a ser partilhado e comunicado", sublinha o papa, reiterando que todo batizado é chamado a levar a todos a Boa Nova do Evangelho.

Bento XVI ressalta que aumenta o número de pessoas que tendo recebido o anúncio do Evangelho o esqueceram e abandonaram. "Esta em andamento uma mudança cultural, alimentada pela globalização e pelo relativismo, uma mudança que leva a um estilo de vida que exclui a mensagem do Evangelho e exalta a busca do bem-estar, do dinheiro fácil, da carreira e do sucesso como objetivo de vida, mesmo em detrimento dos valores morais", disse.

O Santo Padre convida os fieis a responderem à vocação missionária resposta essencial para a vida da Igreja. "A obra evangelizadora é essencial para a Igreja e não pode ser considerada simplesmente como uma das várias atividades pastorais".

Referindo-se a Paulo VI, a mensagem ressalta que a animação missionária dá uma atenção particular à solidariedade. "É inaceitável que a evangelização transcure as questões relativas à promoção humana, justiça e libertação de todas as formas de opressão, obviamente, respeitando a autonomia da esfera política. Ignorar os problemas temporais da humanidade significa esquecer a lição que vem do Evangelho sobre o amor ao próximo que está sofrendo", frisa Bento XVI.

O Dia Mundial das Missões "é um chamado a revigorar em cada pessoa o desejo e a alegria de ir ao encontro da humanidade levando a todos, Cristo", conclui a mensagem.

Fonte CNBB

Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 22 de janeiro de 2011

Dinâmicas na catequese



Nestes últimos anos tem-se falado muito em Catequese dinâmica. Algumas propostas para a catequese ficar mais dinâmica é o uso da Palavra de Deus, a importância de ligar a fé com a vida, perceber e respeitar as situações dos catequizandos tais (interesses, jeito de viver, idade, cultura...), a preocupação em fazer uma catequese mais comprometida com a comunidade, envolvimento da família, o uso de uma metodologia mais criativa, dinâmica...
O documento Catequese Renovada (26), escrito em 1983, nos faz propostas arrojadas e que ainda estamos por concretizar.
A nossa preocupação é que a catequese possa superar uma fé que apenas passa por um texto, ou doutrina, e que, com os nossos catequizandos, se possa fazer uma verdadeira experiência de Deus, vivenciada como processo e encarnada no dia-a-dia, na luta por mais justiça e acolhendo a vida como maior dom de Deus.
Diz o documento da Catequese Renovada que a finalidade da catequese é a “maturidade da Fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral” (CR 318).
A maturidade da fé não se faz de um dia para o outro. Ela tem início na família, contínua na comunidade e acompanha a pessoa por toda a vida.
Por estes motivos, desenvolvemos dinâmicas participativas para que nossos catequizandos possam entender melhor as mensagens.
Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Igreja se mobiliza para ajudar vítimas das enchentes no Rio

mobilizacao_igreja02Desde que tiveram início as enchentes na Região Serrana do Rio de janeiro, no domingo, 9, inúmeras dioceses no Brasil, inclusive a Cáritas Brasileira e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começaram campanhas de mobilização para ajudar as vítimas. Segundo os números oficiais das prefeituras das cidades devastadas pelas chuvas, chegou a 647 o número de mortos na Região Serrana.

A CNBB juntamente com a Cáritas, deu início, no dia 12, à Campanha “SOS SUDESTE” com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. Ainda nesta segunda-feira, 17, serão divulgados os primeiros números da campanha.

mobilizcao03No dia 13, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, confirmou que as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Cáritas Metropolitana, estão se mobilizando para atender as vítimas das chuvas. Através da Cáritas arquidiocesana, a arquidiocese do Rio já enviou R$ 20 mil para as dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis e uma tonelada de roupas para Teresópolis e arrecadou, até o momento, 105 toneladas de donativos. Além disso, foram enviadas na sexta-feira, 14, duas carretas de água a cada uma das dioceses e três caminhões de donativos.

Confira, abaixo, a relação de contas para o depósito de suas doações às vítimas das enchentes.

Para doações em dinheiro:

Campanha “SOS Sudeste” (CNBB e Cáritas Brasileira)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 1041 – OP. 003
Conta Corrente 1490-8

ou

Banco do Brasil
Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5.

Campanha SOS Serra Petrópolis
Mitra Diocesana de Petrópolis,
Agência 401-4, Bradesco,
conta corrente 114134-1.

Cáritas da arquidiocese do Rio de Janeiro
Banco Bradesco
Agência 0814-1
Conta 48500-4

Cáritas da arquidiocese de São Paulo
Banco Itaú
Agência 7657
Conta Corrente 10.834-1

Arquidiocese de BH
Contribuição financeira:
Favorecido: Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
Banco do Brasil - Agência: 3494-0 - Conta corrente: 26227-7

Entrega de donativos: alimentos, água, material de limpeza, material de higiene pessoal podem ser entregues na Rua Silva Jardim, 321 - Bairro Floresta (esquina de Rua Itajubá), de 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Informações pelos telefones: 3428-8046 e 3428.7943 ou e-mail:politicasocial@pucminas.br

Arquidiocese de Olinda e Recife
Banco do Brasil
Agência 3612-9
Conta Corrente: 10.2011-0

Diocese de Foz do Iguaçu
Banco Sicredi - Ag. 710
Conta Corrente:15.463-9
Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Papa João Paulo II será beatificado em maio

joao_pauloIINesta sexta-feira, 14, o papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A beatificação está marcada para 1º de Maio, domingo da Divina Misericórdia.

A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.

O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.

Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.

No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.

João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

Fonte CNBB

Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Festa de São Sebastião

No dia 10 de Janeiro de 2011, deram início, na cidade de Ipu, as festividades em honra a São Sebastião, padroeiro Paróquia. A festa iniciou com uma procissão saindo da Praça Corrinha Lima, no Bairro dos Canudos, onde a imagem do Mártir São Sebastião foi à frente e acompanhada das outras imagens que durante o mês de janeiro visitaram os bairros da cidade na pré-festa. A procissão saiu ao som da Banda de Música Municipal de Ipu e a presença de alguns fiéis que entoavam o hino do santo.

A Celebração Eucarística foi celebrada dentro da Igreja. O presidente da celebração foi Padre Natálio, que é ipuense, mas reside no Rio de Janeiro e a 5 anos passa suas férias em sua terra natal.

No dia 11 de Janeiro, foi realizada a 1ª Novena da Festa de São Sebastião, no patamar da Igreja Matrzi. O Padre presidente da Celebração foi Pe. Jacó Sidarta de Sousa Vieira, Pároco de Morrinhos-CE. O Tema na noite foi "A Imaculada Conceição de Maria". Os convidados: Comerciantes, Funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Profissionais Liberais. A Liturgia foi animada pela Ordem Franciscana Secular, Jufra, Filhas de Maria e Mães Cristãs. E a barraca foi animada pela Catequese Paroquial, Comunidades Nossa Senhora das Graças e São Vicente de Paulo que obtiveram uma renda significativa, pois ocorreu o bingo de 1 celular, que atraiu a visita dos paroquianos.

Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 9 de janeiro de 2011

Bingo em prol da construção da Capela de Santo Antonio na Comunidade de Flores

A comunidade de Flores tinha uma das mais antigas capelas do município de Ipu e muito pequena. Por este motivo decidiram derrubá-la para reconstruir uma capela maior. O trabalho é árduo, sacrificoso, exige muita comunhão e participação dos membros desta comunidade, muita disposição e desprendimento. O trabalho realizado nesta comunidade é exemplar para muitos. Para construir uma Igreja assim precisariam de muito dinheiro e para adquiri-lo precisam dos mais variados métodos e um deles é o tradicional Bingo.

Foi realizado neste domingo, dia 9 de fevereiro de 2011, o sorteio do Bingo de uma vaca, um liquidificador e dois prêmios de R$ 50,00 em dinheiro. A comunidade trabalhou bastante e a venda de cartelas foi considerável. Os ganhadores foram desde locais até Fortaleza, onde uma sortuda ganhou a vaca. O dinheiro arrecadado é para a aquisição de materiais.

A construção da capela é feita em mutirão. A maneira na qual eles se reúnem é muito bonita. Adão, filho da terra, mas reside atualmente em Ipu, se desloca para a comunidade todas as semanas para a organização dos trabalhos e tudo tem início com as bênçãos de Nossa Senhora. Sexta-feira os homens se reúnem para rezar o terço dos homens e nesse momento de oração e louvor, aproveitam também para encaminhar os trabalhos, dividir as tarefas e prestar contas de tudo o que é adquirido.

O grupo se divide em subgrupos de 5 pessoas que trabalham diariamente, sendo que, cada membro da comunidade trabalha um dia gratuitamente na construção da Casa de Deus em seu meio. Nestes subgrupos até mesmo Adão participa contribuindo voluntariamente com o seu dia de trabalho. A média de participantes no terço é de 40 pessoas.

Leia a matéria completa aqui ►

1ª Reunião Pastoral de 2011 em Ipu

A paróquia de Ipu realiza mensalmente reuniões pastorais com todos os seus agentes fazendo uma grande assembleia em 12 reuniões. Sempre no 1º sábado o padre Nonato reúne todos os Ministros da Sagrada Comunhão e representantes de Capelas no NAPAM (Núcleo de Animação Pastoral Mons. Moraes). Nesta reunião são encaminhados os trabalhos pastorais de acordo com as decisões diocesanas, onde todas as capelas e comunidades caminham juntas com a Diocese.
Também são tomadas decisões comunitárias e dado formação para o MESC e representante de Capelas. Em cada encontro participam mais de 100 agentes pastorais. No 1º mês do ano, janeiro, a reunião aconteceu no 2º sábado, devido o primeiro ser feriado. Em paralelo acontece a formação para os coroinhas na Igreja Matriz, que tem como responsável e organizador Anselmo Bandeira. Neste encontro foi decidido o calendário de escala dos coroinhas que você pode ver no site dos mesmos http://acolitosdoipu.webnode.pt/.

Quando a reunião do MESC acontece no 2º sábado, coincide com a reunião dos catequistas das Capelas. Muitos dos nossos catequistas também são Ministros da Eucaristia, neste caso, o grupo se divide para participar das duas reuniões.


Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

1ª Celebração dos Neo-Diáconos de Ipu e Envio das imagens de São Sebastião

A Catequese paroquial da cidade do Ipu se reúne todo 1º domingo de cada mês, tendo início com a celebração Eucarística na Igreja Matriz de São Sebastião. A participação dos catequistas foi mínima, preocupando a organização pra 2011, já que no próximo mês iniciar-se-á as inscrições para as crianças. No primeiro domingo do ano, domingo da Epifania do Senhor tivemos a felicidade de participar da 1ª Celebração dos Neo-Diáconos Dino e Gerson. por serem Diáconos ainda não podem consagrar, por este motivo celebraram a Palavra de Deus com a Eucaristia.

A Celebração foi muito alegre e participativa tendo como presidente do Diácono Dino. O Diácono Gerson proclamou o Evangelho e fez a Homilia de uma maneira brilhante, como bem sabe fazer. O Diácono Gerson é destaque na sua turma. Ainda seminarista foi convidado para participar da reitoria do Seminário de Sobral. O terceiro diácono ipuense, Marquinhos, não participou por estar fazendo estágio na paróquia de Massapê.


A Missa das 9h foi presidida pelo nosso Pároco, Padre Raimundo Nonato. Na oportunidade ele fez o envio das imagens de São Sebastião que irão visitar os bairros com os agentes missionários. Esta é a 1ª etapa da abertura da festa de São Sebastião. As imagens irão visitar as famílias e os missionários convidá-los para a festa do nosso padroeiro. Entre os destaques, Pe. Nonato falou da preparação para o Centenário da nossa Diocese que será em 2015. É desejo dele, em 2014, celebrar a 1ª Eucaristia de 1000 crianças no mesmo dia. Este ano celebramos a 1ª Eucaristia de 216 crianças nas Capelas e 335 na Matriz.
Os festejos de São Sebastião terão um motivo a mais para a participação dos paroquianos, já que toda a arrecadação será destinada à reforma da Igreja Matriz. A 1ª etapa da reforma é o telhado e já está chegando à fase final. Todas as telhas já foram colocadas e estão em fase de acabamento. A reforma continua e por isso precisa da ajuda de todos que tiverem um bom coração e amor por São Sebastião e a nossa Igreja Matriz. Você pode colaborar pedindo o cupom fiscal de suas compras e colocando na urna da Igreja Matriz ou entregando a um missionário ou agente de pastoral. Pode também adquirir o seu carnê para contribuir com 10, 20 ou 50 reais mensais ou a seu critério. Se morar em outra cidade pode depositar em uma das contas da paróquia no Banco do Brasil ou Caixa Econômica. Para mais informações entre em contato conosco.
Leia a matéria completa aqui ►