Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mês da Bíblia no Brasil - 40 anos

O mês de Setembro é dedicado à PALAVRA DE DEUS.
A Bíblia é um livro que tem que fazer parte da nossa vida. Uma das marcas significativas de nossas comunidades, tem sido a recuperação da Bíblia como o livro que ilumina a caminhada. São inúmeras as iniciativas das Paróquias, das comunidades, das Pastorais, para que a Palavra de Deus seja conhecida e vivida pelos cristãos. Daí a importância de dedicar o mês de setembro ao estudo e a celebração da Palavra de Deus.

O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com o Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB/Paulinas), sendo posteriormente assumido como um projeto de Evangelização, pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.
Cada ano é escolhido para o aprofundamento, um tema ou um livro Bíblico, tendo presente a Campanha da Fraternidade ou algum evento relevante para a caminhada da Igreja.  Neste ano de 2011, a proposta é o estudo de alguns capítulos do Êxodo, a saber, Ex 15,22-18,27, tendo presente o Itinerário da Missão Continental, nessa caminhada de seguimento como discípulos (as) e missionários (as) e o aprofundamento sobre a Iniciação à Vida Cristã. O tema é: Travessia: passo a passo, o caminho se faz e o lema é: Aproximai-vos da presença do Senhor – Ex 16,9.
Esperamos que você, sua família e a comunidade possam percorrer essa aventura e continuar abraçando, com maior garra, esse processo de adesão ao projeto de Deus-Trindade. E assim, enfrentar criativamente os desafios e, com generosidade e perseverança, ser sementes proféticas de transformação.

Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dinâmica Vocacional


J Há três maneiras de conhecermos uma pessoa:
1)   Quando vejo uma pessoa e começo a imaginar como ela é, não procuro conhecê-la pessoalmente e fico satisfeito é porque meu conhecimento é baseado no preconceito.
2)   Quando alguém diz que é o que quer ser não sou obrigado a aceitar e dizer que a conheço. A jovens que falam em solidariedade e não são capazes de arrumar a própria cama; há homens que falam em direitos humanos e tratam a esposa como se fosse um objeto; há mulheres que falam em machismo e ensinam as filhas que  certos comportamentos é de meninos e não de meninas...
3)   A maneira mais adequada de se conhecer alguém é convivendo com ela. Na convivência, cada um de nós revela quem realmente é. 
Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mensagem para os catequistas

Parabéns catequistas. A sua vocação é ser porta voz de Deus.
Leia a matéria completa aqui ►

Dia do Catequista - Assembleia Paroquial de Catequese


A Paróquia de São Sebastião de Ipu realizará na semana do catequista a 2ª Assembleia Paroquial de Catequese.  A Assembleia acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto. Dia  27, pela manhã acontecerá uma avaliação da catequese. Ao meio dia será o sorteio de um computador completo, com todos os programas instalados, mais de 5000 músicas e 50 filmes. A tarde começara a parte de formação com conteúdo para grupos de celebração, encerrando com a Santa Missa na Capela do Patronato.
No Domingo começaremos com a Santa missa em Ação de Graças pelo dia do Catequista e em seguida daremos continuidade a a formação durante todo o dia.
Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pesquisa





Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mensagem para os estudantes

Os nossos estudantes são: sonhadores, tagarelas, tímidos, ousados, rebeldes , inconformados, críticos, mas cheios de vida e esperança. Alguns cheios de belos sonhos, desde cedo assumindo suas responsabilidades!
Outros levando na brincadeira…, ou então, executando tarefas simplesmente por executá-las!
Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é alimentação para o saber.
Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.
Quando partires, irá como filho amado, a quem desejamos que alcance o infinito!
Esteja preparado estudante amado, pois será chamado pelo nome! É a família, a comunidade, o país... que espera a vossa resposta!
Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão.
Será capaz de escrever uma nova história, a história de um mundo melhor!
Porem, ao celebrar as tuas conquistas, não se esqueça de exaltar as dificuldades que te fez crescer, evoluir, dos pequenos que te ajudaram a crescer e nenhum fracasso será definitivo enquanto vivos estivermos!
Estudante, eu acredito em você! Osorio Soares Gomes
Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ação de Graças pelo centenário de nascimento de Monsenhor Moraes


Ação de Graças pelo centenário de nascimento de Monsenhor Moraes
Saudades é uma palavra que define um sentimento importante em nossas vidas, pois só tem saudades aquele que ama. Monsenhor Moraes passou por esta terra de Iracema chamada Ipu, escrevendo uma página bonita em sua história. Nas entrelinhas deste manuscrito, o zelo pela oração, o amor pela Eucaristia, a devoção do serviço ao povo, o conhecimento da Palavra de Deus e a paixão pela literatura são parte de sua herança. Queremos homenageá-lo e ao mesmo tempo dividir esta herança com todos aqui presentes e os que nos escutam via rádio e internet.
Somos um povo feliz por fazermos parte desta história de inúmeras vitórias e conquistas, pelas quais podemos garantir: “Monsenhor Moraes é um Marco Único na história da construção do Reino de Deus na Paróquia de São Sebastião no Ipu”. Sua vocação e seu sim virtuoso a Deus ajudaram a escrever a história de pessoas e lugares, deixando sinais visíveis que eternizam a vida de um povo.
Momentos mágicos acontecem na vida de todos nós. Momentos em que se extravasa a bondade em nossos corações por todos os lados. Quando deixamos esse sentimento crescer, começamos a notar pequenas coisas que nos cercam como: o canto da chuva, a suavidade das nuvens, o diálogo das flores, a carícia do vento e o gorjeio dos pássaros; aí paramos para ver e sentir “DEUS” em todas estas coisas; deixamos brotar em nossa vida todos os sentimentos de gratidão que automaticamente ficarão impressos dentro de nós. Jamais o esqueceremos até que possamos também estar na presença de Deus, onde estaremos face a face ante o Criador.
Como todo bom cristão, sempre se preocupou com a morte, talvez o ingrediente necessário para sua longevidade, 98 anos de vida e 72 de sacerdote. Hoje, comemorando seu centenário de nascimento, nós da família Patronato nos unimos as famílias Ipuenses para celebrarmos esta ação de Graças pela sua existência entre nós.
Sabemos que Deus é princípio, meio e fim. Porque fostes sacerdote de Cristo, sua estadia na casa do Pai é certa. Por estar com Deus e Deus estar no meio de nós, te abraçamos e desejamos Feliz aniversário!
Unimo-nos aos Anjos, a terra se une ao céu para Glorificar a Deus pelo Centenário de Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes.

Leia a matéria completa aqui ►