Compartilhe com seus amigos.

domingo, 27 de novembro de 2011

1° domingo do Advento - Batismo de Crianças para a primeira Eucaristia

1º Domingo do Advento dia de acender a primeira vela da coroa, que neste ano, a liturgia indicou a cor verde, como esperança, já que o tema é Vigiar. A vela foi acesa na Missa de 7h, celebrada pelo Padre Elânio, Neo-sacerdote, que está atualmente na Paróquia de Alcântara. Com essa Missa foi aberto oficialmente o Ano Litúrgico em preparação para o Natal. O ano litúrgico começa com o Advento, tempo do Natal e termina com a festa de Cristo Rei, tempo Comum.

A Missa das 9h foi celebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Fábio. Logo após a Missa aconteceu o batizado das crianças que estão se preparando para a sua 1ª Eucaristia. Essas crianças tornaram-se cristãs hoje e através do seu Batismo foram limpas de toda mancha do pecado, porém, no dia da confissão das demais crianças, elas estarão se apresentando ao padre para orientações espirituais. No dia 8 de Dezembro receberão Jesus Eucarístico pela primeira vez. Todas as celebrações estão acontecendo na Capela do Patronato, devido a reforma da Matriz, que está interditada e demorará algum tempo para concluir pela falta de dinheiro. 
Você também pode colaborar na reforma da matriz. Ao fazer suas compras exija o cupom fiscal e deposite nas urnas existentes na Casa Paroquial, Capela do Patronato e alguns comércios. Pode também fazer doações espontâneas ligando 3683 2300 ou adquirindo as cartelas de bingo, por ocasião das festas religiosas. 
Leia a matéria completa aqui ►

Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

O Patronato Sousa Carvalho é uma instituição educacional dirigido pelas Irmãs, Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, desde 1951.
Em 1830, Nossa Senhora apareceu a uma noviça das Filhas da Caridade, de nome Catarina Labouré, na noite do dia 18 de julho, véspera da festa de São Vicente de Paulo. A Virgem revelou à noviça que Deus encarregava-a de uma missão na qual enfrentaria muitos sofrimentos, mas teria as graças. O caminho para enfrentar todas as dificuldades seria estar sempre diante do altar. Muitas guerras, fome, peste, assolariam a Terra, de uma forma particular, a França. 
Na noite de 27 de novembro a Virgem aparece mais uma vez à Catarina e revela o caminho da Salvação. A santa noviça deveria mandar cunhar uma medalha com os dizeres “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”. Em visão mostrou o modelo, frente e verso da medalha, diante de Catarina. Após serem cunhadas as primeiras medalhas os milagres começaram a acontecer e não cessaram até os dias de hoje. Em todas as casas das Filhas da Caridade, espalhadas pelo mundo inteiro, celebra-se a Festa da Medalha Milagrosa.
Neste ano de 2011, a festa aqui no Ipu, começou com o tríduo da Medalha Milagrosa contando as aparições. A partir do dia 23, quarta-feira, a comunidade se reuniu às 17h, na Capela de Nossa Senhora, no Patronato, para rezar a novena: 1° dia, com a direção das Filhas da Caridade e o subtema “Maria, Senhora das Graças”; 2° dia, com a direção da Juventude Marial Vicentina e o subtema “A Medalha Milagrosa – Luz para o mundo”; 3° dia, com a direção das Senhoras da Caridade e o subtema “A face e o reverso da Medalha”. 
Por ser uma semana de provas, a comunidade educacional não participou, mas foi bonito ver a piedade daqueles que celebraram as novenas. No dia 26, sábado, a festa foi celebrada na Missa de 17:30h. A Missa foi presidida por um padre do Piauí e co-celebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Fábio. A Igreja estava superlotada, pois além dos festejos, ainda tivemos o aniversário: de 15 anos da Alana, filha da Eli, agente pastoral; e o da Dona Raimundinha, completando 80 anos, ela que é mãe da Mocinha, que também é agente de pastoral. As irmãs distribuíram medalhas no início da Missa e no final. Contamos com a animação da Juventude Marial Vicentina e a solenização do Ministério de Música da CCR.
Leia a matéria completa aqui ►

sábado, 19 de novembro de 2011

Preparação para a primeira Eucaristia

Está chegando mais um final de ano e mais uma vez a Paróquia do Ipu se prepara para levar asa crianças ao encontro de Cristo Eucarístico. A comunidade catequizadora é dividida em dois grandes setores: Matriz e Capelas.
As capelas se reúnem todo segundo sábado no NAPAM de 7 a 9 horas para formação e preparação para a Eucaristia. As primeiras Eucaristias nas capelas acontecem na festa do Padroeiro local, sendo que sempre tem início em maio, e acontece quase que uma festa por semana. Os festejos se estendem até o final do ano, chegando a uma média de 250 crianças que vão ao encontro de Jesus.
Na Matriz as reuniões acontecem sempre nos primeiros domingos de cada mês, tendo início com a santa missa, as 7 horas e depois todos se dirigem para o Patronato, local do encontro.
O último encontro aconteceu no dia 5 de novembro com a presença do Pároco, Padre Raimundo Nonato.
Após uma reflexão sobre os últimos encontros de catequese, relacionados com o sacramento da confissão e o sacramento da Eucaristia, Padre Nonato fez uma belíssima apresentação destes sacramentos, mostrando que a Eucaristia é muito mais que um sacramento; é a presença real de Jesus Cristo; é o único caminho que nos leva a Deus; é o sacramento da vida, do amor, do Espírito Santo.
Foi entregue as orientações para todos os catequistas:
• A primeira Eucaristia será na Capela de Nossa Senhora no PSC devido a reforma da igreja matriz. A capela é pequena e praticamente somente as crianças terão assentos. Os pais terão que ficar em pé.
• As missas com as crianças deverão contar com a participação de todos os catequizandos que vão fazer sua primeira Eucaristia, para ensaio dos cânticos, leituras e posição na assembleia.
• As confissões acontecerão nos dias 6 e 7 de dezembro, nos horários de 8 e 10 horas. Cada criança deve procurar o seu catequista para saber o horário da sua confissão.
• A Celebração da Primeira Eucaristia será no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, com início previsto para 7 horas.
• Esta é uma época de provas nas escolas e por isso pedimos a todos os professores e coordenadores que compreendam e ajudem estas crianças que estão prontas para este encontro com Jesus. É uma oportunidade impar e merece toda ajuda da comunidade.
• Não é permitido tirar fotos durante a celebração. Para que fique registrado este momento tão singular, a equipe de coordenação da catequese registrará todos os momentos em filme e será feito um Dvd personalizado para cada criança. Quem adquirir o Dvd estará contribuindo para a reforma da Matriz.
• Após a celebração Eucarística o Padre Nonato tirará uma foto entregando a lembrança da Primeira Eucaristia. O valor desta foto também será direcionado para a reforma da Matriz.
Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Celebrações do mês de Novembro - Festa de Cristo Rei


No último domingo do ano eclesiástico – confessamos: “Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor do universo”. Jesus Cristo a esperança da humanidade.
Comemoramos este mês a festa de um Rei que ao invés de riquezas e poder, proclama a simplicidade e a humildade. Sua festa é uma oportunidade de aprofundarmos o nosso modelo de fé e a vivência da humanidade.
A festa de Cristo Rei é a coroação de todo o ciclo da liturgia eclesiástica, porque na figura de Cristo Rei, se resume toda a obra salvadora do Messias. Não um messias cheio de poder e riquezas que veio para aniquilar os maus, mas um rei que veio para transformar os corações mais endurecidos. Na realidade, já tínhamos celebrado na Semana Santa, na Páscoa e na Ascensão a festa da realeza de Cristo. No dia da Páscoa Cristo assume o domínio sobre a nova Criação redimida. Na Ascensão ao céu é elevado para junto do Pai. Também em cada Domingo comemoramos o dia do Senhor ao celebrar a eucaristia.
Nesse dia encerramos o ano litúrgico e começamos o tempo do ADVENTO. A Igreja convida-nos a concentrar nossa mente e coração nesse fundamento de nossa fé; Jesus Cristo, o Senhor.
A solenidade de Cristo Rei leva-nos a refletir sobre como manifestar ao mundo esta realeza. Fica evidente que isso se faz repetindo os gestos do Rei Senhor Jesus: a doação total de si mesmo e o acolhimento do outro, seja ele quem for.
Temos a oportunidade de fazer mos parte do Reino de Deus e o caminho é fácil. Basta seguir os mandamentos de Jesus Cristo e fazer uma abertura sincera de coração ao Espírito Santo que nos concede as graças necessárias para obtermos a Santidade e, assim, podermos transformar o mundo pelo amor.

Mas fica sempre algumas perguntas para refletirmos:
Como é o Reinado de Jesus Cristo?
Onde Jesus reina?
Quando alguém pode dizer que Jesus é "seu" rei e que reina em "sua" vida?
Quando Jesus é rei e reina em uma família?
Quando Jesus é rei e reina na sociedade?

Cristo é verdadeiramente Rei. Mas seu reinado é de serviço, de justiça, de verdade, de fraternidade, de perdão, de reconciliação, de inclusão de todos e de amor.
Neste Ano o dia da festa é 20 de Novembro.
Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CAMPANHA DO NATAL SEM FOME

A Paróquia de Sebastião de Ipu iniciou a XI CAMPANHA DO NATAL SEM FOME, com a aprovação do Conselho Paroquial e tendo como colaboradores as pastorais, o grupo de Escoteiro da Cidade e as Rádios Regional AM e Catedral FM.
 
MAIORES INFORMAÇÃOES:
 
 (88) 3683 - 2300
 Rua Dr. Chagas Pinto, 525 - Centro
        CEP 62.250 - Ipu - Ce
 
PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE IPU
 
 
COLABORE - é possível você tomar parte nesta campanha:
  • doando alimentos não perecíveis;
  • levando um kl de alimento e fazendo a oferta nas missas;   
  • divulgando esta campanha;
  • fazendo arrecadação e entregando na casa paroquial ou nas rádios Catedral e Regional.
   Fraternalmente,
 
   Pe. Nonato
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 6 de novembro de 2011

Dinâmica na Catequese

Uma das preocupações de toda Paróquia é em como dinamizar um encontro sem fugir do tema proposto pela catequese, auxiliando no processo de formação e organização e possibilitando a criação e recriação do conhecimento no grupo. Com dinâmicas nos encontros de catequese, os participantes exercitam o que pensam, o que sentem, o que vivem e sofrem, se libertando da timidez. As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem: 1. Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão. 2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. 3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução. Pensando assim, a coordenação de catequese da Paróquia do Ipu criou uma página em forma de blog na internet chamada de “Dinâmicas na catequesecatequesedaparquiadeipu.blogspot.com, para auxiliar os catequistas em seu trabalho. A página foi lançada em agosto de 2010 e ao completar um ano estava com um total de 70.000 visitas. Como forma de gratidão pelas visitas, transformamos nossa página em livro, para facilitar o trabalho dos catequistas. Advirto que nem todas as dinâmicas são criação nossa, porem todas foram adaptadas para a nossa realidade. Osorio Soares
Leia a matéria completa aqui ►