Compartilhe com seus amigos.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Catequese, canal da ação do Espírito Santo.

Feliz o homem aquem ensinais, Senhor, e instruís em vossa lei (Sl 94,12)”.
Acatequese é uma escola da Palavra de Deus que acolhe o dom do Espírito Santoenviado por Cristo. Sua missão é transformar o catecúmeno em discípulo, ajudando-oa crescer como o seu Mestre, « em sabedoria, em estatura e em graça diante deDeus e diante dos homens » (Lc 2,52). O catequista tem o dever de ajudar ocatecúmeno a desenvolver em si a «educação divina» recebida, mediante acatequese e os recursos da ciência e da experiência. Deste modo, todocatequista precisa conhecer o mistério da salvação, aprender a adorar a DeusPai, vivendo na verdade segundo a caridade, procurando crescer em direção àqueleque é a cabeça, Cristo (Ef ,15). Assim o catequista torna-se mestre epedagogo da fé alheia, e isso só será possível se ele for discípulo convicto efiel a Cristo na Sua Igreja.
Acatequese é um fio condutor no diálogo entre Deus e a criança e, além de servira este diálogo, ressalta e enfatiza a iniciativa divina, a motivação amorosa, agratuidade e o respeito pela liberdade. O centro da catequese é e sempre será apessoa de Jesus Cristo, Palavra de Deus feita homem, propondo o SEU Evangelhopara a vida e na vida das pessoas, levando cada um a uma verdadeira experiênciade fé, um encontro filial com Deus. E como Pai, Deus coloca o seu inesgotávelamor divino, que é o Espírito Santo, como força motriz para a catequese, tornando-seassim, um processo, itinerário ou caminho para o encontro com o Cristo do Evangelho,no Espírito, rumo ao Pai, caminho este empreendido para alcançar a maturidadeda fé « pela medida do dom de Cristo » (Ef 4,7) e de acordo com aspossibilidades e as necessidades de cada um.
OObjetivo específico da catequese é promover uma progressiva e coerente sínteseentre a plena adesão do homem a Deus e os conteúdos da mensagem cristã,desenvolvendo todas as dimensões da fé, razão pela qual esta se traduz em féconhecida, celebrada, vivida e rezada. Quando a catequese atinge o seu objetivoo catecúmeno é impulsionado a se entregar livre e totalmente a Deus,descobrindo a vocação à qual o Senhor o chama. A catequese realiza assim, umaobra de iniciação, de educação e de ensinamento ao mesmo tempo.
Cadacomunidade catequizadora deve zelar pela sua organização e pela sua formação,sem esquecer a vida de oração. Sem estes critérios a comunidade acabadefinhando e se afastando da Pessoa de Jesus. Longe de Jesus é impossível ter apresença do Espírito Santo, Paraclito. Ele é inseparável da memória de Jesus(cf. Jo 14,26; 15,26; 16,13-14; At 2,17-36; 1Cor 2,1-16; 12,3; 2Cor 3,3; etc.).O Espírito não age só, livre e misteriosamente, como o vento da noite, que nãose sabe de onde vem e para onde vai (Jo 3,8). Ele, para manter inalterado evivo o Evangelho, suscitou e conserva na Igreja a Tradição, a Escritura e oMagistério.

A catequese Infantil na Paróquia do Ipu começa as inscrições para as crianças na primeira semana de fevereiro. Todas as crianças de 7 anos acima pode e deve participar da catequese. Este ano será reimplantado a Infância Missionária na Paróquia. O assessor paroquial será o Padre Fábio Gomes.