Compartilhe com seus amigos.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Catequese de Ipu em 2012


A Catequese da Paróquia de São Sebastião de Ipu tem reuniões de formação e planejamento todos os meses. Em dezembro e janeiro foram as inscrições dos centros catequéticos e dos catequistas que irão trabalhar em 2012 na Pastoral Catequética. Leia o texto utilizado como base da reunião deJaneiro.
Na primeira semana de fevereiro começa as inscrições para as crianças em todos os grupos da Matriz.
A catequese da Paróquia de São Sebastião  de Ipu é dividida em três tempos:
1.º Tempo – Tempo de Evangelização.
2.º Tempo – Tempo de CATEQUIZAR.
3.º Tempo – Tempo de Perseverar – Infância Missionária
O 1.º tempo, a evangelização é o momento do primeiro anúncio do evangelho (Querigma). O ponto central deste tempo é o anúncio do amor e da misericórdia de Deus para com todas as pessoas. A evangelização tem a finalidade de colocar a criança em comunhão com Jesus Cristo para conhecê-Lo (Creio), amá-Lo (Mandamentos), segui-Lo (Sacramentos) e servi-lo (Discipulado).

O 2.º tempo é a catequese infantil e está organizada em três fases: Iniciação à Eucaristia, Pré Eucaristia e Preparação para a vida Eucarística.
A 1ª fase é a Apresentação de Jesus para as crianças. Chamamos esta fase de “Iniciação à Eucaristia”. Nesta fase o catequista, pessoa de fé, ajuda o catequizando a descobrir, em sua vida, a fé em Deus que é Pai e ama seus filhos. São os primeiros passos para os catequizandos conhecerem a Trindade Santa e fazerem sua profissão de fé (Creio e Pai Nosso). A idade mínima para esta fase é de sete anos completos.

A 2.ª Fase é a Pré Eucaristia e tem o objetivo de levar as crianças a amarem e obedecerem a Deus (Mandamentos). É a fase em que ajuda o catequizando a descobrir o caminho para a verdadeira felicidade, Jesus Cristo presença real na Eucaristia. O catequista tem o dever de ensinar a doutrina e as principais orações do cristão. A idade mínima para esta fase é de oito anos completos.

A 3.ª Fase é a Primeira Eucaristia, ou seja, e a catequese de preparação para a vida sacramental. O objetivo desta fase é ajudar a criança a seguir Jesus Cristo (Sacramentos) e conhecer sua missão. A catequese nesta fase é uma iniciação à vida litúrgica da comunidade.. Nesta fase a idade mínima é de 9 a 13 anos e encerra a segunda etapa com a celebração do Sacramento Eucarístico para os catequizandos. Acima de 13 anos é catequese com adultos.

3.º Tempo – Tempo de Perseverar – Infância Missionária.
A catequese não termina com o Sacramento da Eucaristia. Ao contrário, a catequese tem seu início real após a primeira Eucaristia, onde o catequizando apresenta testemunho de seu amor por Jesus através da Mistagogia. Mistagogia é a iniciação ao ministério cristão realizado por instrução doutrinária: acompanhamento, experiência, vivência e participação na celebração litúrgica. Este ministério prepara a criança para o discipulado e a missão, acompanhando-os até a Crisma. O terceiro tempo, a mistagogia, chamamos de Infância Missionária. Está sendo reimplantado em nossa paróquia com a assessoria do Padre Fábio Gomes, Vigário Paroquial.