Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como fazer uma boa catequese


A catequese é uma atividade fundamental na vida de uma paróquia. Por isso, é necessário que ela tenha uma boa organização e planejamento. Uma boa organização catequética ajuda a alcançar os objetivos propostos, a manter um clima de amizade, a assumir com entusiasmo o planejamento e a adotar uma atitude de trabalho em conjunto. Mas, é preciso ter cuidado de não levar em conta só as estruturas, os mecanismos de coordenação, os organismos. Isso constitui sua parte estática e teórica. A vitalidade e o dinamismo vêm das pessoas. São relações puramente humanas, mas de: confiança, de otimismo, de partilha, de amor.
Há diferença entre organização formal e informal.
A organização formal é que está definida pela instituição. Por exemplo: os níveis eclesiais (diocesano, paroquial, comunitário...); os organismos (assembléias, conselhos, comissões, equipes...) e os primeiros responsáveis (bispos, párocos, religiosos e leigos engajados).
A organização informal diz respeito ao elemento humano. Não é possível esperar que as pessoas atuem estritamente dentro dos marcos previstos pela organização formal. Como grupo de pessoas, entram aí aspectos de afinidade, de empatia, tipo de liderança, capacitação.. Assim sendo, é somente juntando a organização formal com a informal que temos a organização real, isto é, como realmente ela funciona.


A organização tem como ponto de referência o pároco, o conselho paroquial e a equipe de coordenação da catequese que dirigem as atividades catequéticas. Cada catequista, para ser eficiente no desenvolvimento de suas atividades, precisa conhecer:


* Suas funções específicas;

* Quem são seus colaboradores mais próximos;

* De quem depende e quem depende dele.

E útil que todos se conheçam; e conheçam como estão constituídos os grupos de trabalho, os conselhos, os organismos de decisão, etc.


Não existe nenhuma organização sem que haja lideres. "Necessitamos de líderes!" Esse grito ressoa em diversos campos; social, industrial, político e religioso. Muitos problemas religiosos e, principalmente, os da catequese provém da falta de organização e de método de trabalho. A Bíblia nos ajuda a pensar na liderança, aconselhando a fazer o seguinte:

A BÍBLIA NOS AJUDA A ORGANIZAR A CATEQUESE
Ex 18, 19-23;
O fundamental para uma boa catequese ainda continua sendo a Pessoa do Catequista. Lembrar sempre que ele representa a sua igreja e a pessoa de Jesus Cristo, por isso tem que falar sempre em nome Dele. Buscar sempre meios alternativos para dinamizar sua catequese.... A maioria dos catequistas de hoje reclamam muito pela falta de espaço físico e falta de recursos. Na verdade a catequese não deveria ser em salas de aula, pois a pedagogia catequética tem que ser diferenciada da pedagogia acadêmica. 

Os recursos devem ser sempre naturais, forçando o catequisando a entrar em contato com Deus através da oração, Palavra de Deus (Bíblia) ação e natureza. Mostramos aqui um modelo simples de catequese, com recursos avançados, mas em contato com a natureza. Dinamize sua catequese com os recursos que Deus lhe deu. Lembre-se que todos os bens que você tem é obra e graça de Deus e devem ser colocados à disposição dos queridos de Deus, os pequeninos.



Conheça mais a nossa catequese visitando os nossos Álbuns de Fotos no Facebook e aproveite para curtir nossa página. Conheça também nosso álbum no Google Nossos Álbuns desde 2007

Osorio Soares.