Compartilhe com seus amigos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Curso de Pintura da Pastoral do Idoso no Ipu



A Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia do Ipu trabalha de diversas formas, integrando o idoso nos relacionamentos puramente humanos, proporcionando uma vida mais harmoniosa, atrativa e dinâmica com a participação e envolvimento ativo do idoso.

Para que o idoso não fique com seu tempo ocioso, a pastoral procura desenvolver ocupações adequadas, valorizando as capacidades, competências, saberes e cultura da pessoa idosa.


Pensando nisto, um dos líderes comunitários da Pastoral, no Ipu,Francisco das Chagas Gomes Batista(Franco), desenvolveu um curso de Pintura para pessoas Idosas. O curso é inteiramente gratuito e acontece no Salão das Voluntárias da Caridade, na Avenida Milton Carvalho, ao lado da Escola Patronato Sousa Carvalho, sempre aos sábados, a partir das 15 horas.

O responsável pelo curso procurou o IN pedindo ajuda para divulgar o projeto no qual precisa da colaboração de todos para a continuidade do trabalho.
Quem puder contribuir poderá ajudar com os seguintes materiais:

Tinta para tecido;
Pincéis;
Chato pêlo macio nºs 0 e 8
Chato pêlo grosso nºs 0,8,10,12
Redondo pêlo grosso nºs 0 e 8
Papel seda branco
Papel carbono colorido (grande)
Tecido branco
Informações
Francisco das Chagas Gomes Batista (Franco)
Contato (88) 9943.78 09
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 22 de janeiro de 2012

Catequese de Ipu em 2012


A Catequese da Paróquia de São Sebastião de Ipu tem reuniões de formação e planejamento todos os meses. Em dezembro e janeiro foram as inscrições dos centros catequéticos e dos catequistas que irão trabalhar em 2012 na Pastoral Catequética. Leia o texto utilizado como base da reunião deJaneiro.
Na primeira semana de fevereiro começa as inscrições para as crianças em todos os grupos da Matriz.
A catequese da Paróquia de São Sebastião  de Ipu é dividida em três tempos:
1.º Tempo – Tempo de Evangelização.
2.º Tempo – Tempo de CATEQUIZAR.
3.º Tempo – Tempo de Perseverar – Infância Missionária
O 1.º tempo, a evangelização é o momento do primeiro anúncio do evangelho (Querigma). O ponto central deste tempo é o anúncio do amor e da misericórdia de Deus para com todas as pessoas. A evangelização tem a finalidade de colocar a criança em comunhão com Jesus Cristo para conhecê-Lo (Creio), amá-Lo (Mandamentos), segui-Lo (Sacramentos) e servi-lo (Discipulado).

O 2.º tempo é a catequese infantil e está organizada em três fases: Iniciação à Eucaristia, Pré Eucaristia e Preparação para a vida Eucarística.
A 1ª fase é a Apresentação de Jesus para as crianças. Chamamos esta fase de “Iniciação à Eucaristia”. Nesta fase o catequista, pessoa de fé, ajuda o catequizando a descobrir, em sua vida, a fé em Deus que é Pai e ama seus filhos. São os primeiros passos para os catequizandos conhecerem a Trindade Santa e fazerem sua profissão de fé (Creio e Pai Nosso). A idade mínima para esta fase é de sete anos completos.

A 2.ª Fase é a Pré Eucaristia e tem o objetivo de levar as crianças a amarem e obedecerem a Deus (Mandamentos). É a fase em que ajuda o catequizando a descobrir o caminho para a verdadeira felicidade, Jesus Cristo presença real na Eucaristia. O catequista tem o dever de ensinar a doutrina e as principais orações do cristão. A idade mínima para esta fase é de oito anos completos.

A 3.ª Fase é a Primeira Eucaristia, ou seja, e a catequese de preparação para a vida sacramental. O objetivo desta fase é ajudar a criança a seguir Jesus Cristo (Sacramentos) e conhecer sua missão. A catequese nesta fase é uma iniciação à vida litúrgica da comunidade.. Nesta fase a idade mínima é de 9 a 13 anos e encerra a segunda etapa com a celebração do Sacramento Eucarístico para os catequizandos. Acima de 13 anos é catequese com adultos.

3.º Tempo – Tempo de Perseverar – Infância Missionária.
A catequese não termina com o Sacramento da Eucaristia. Ao contrário, a catequese tem seu início real após a primeira Eucaristia, onde o catequizando apresenta testemunho de seu amor por Jesus através da Mistagogia. Mistagogia é a iniciação ao ministério cristão realizado por instrução doutrinária: acompanhamento, experiência, vivência e participação na celebração litúrgica. Este ministério prepara a criança para o discipulado e a missão, acompanhando-os até a Crisma. O terceiro tempo, a mistagogia, chamamos de Infância Missionária. Está sendo reimplantado em nossa paróquia com a assessoria do Padre Fábio Gomes, Vigário Paroquial.
Leia a matéria completa aqui ►

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Segunda Novena de São Sebastião



 Neste dia 12 de janeiro de 2012, aconteceu no patamar da Paróquia de Ipu, mais uma novena em honra ao Mártir Santo, São Sebastião. A imagem chegou pouco antes das sete horas e logo em seguida começou a novena e depois a Santa missa. Infelizmente ainda vemos pouca gente celebrando as novenas do padroeiro.
 
Hoje, nosso celebrante foi o  Padre Júnior da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento em Uruóca. Ele contou-nos como começou a devoção a Nossa Senhora do Livramento e como a imagem chegou até Uruoca.
Leia a matéria completa aqui ►

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Primeira Novena de São Sebastião



Começa as novenas de São Sebastião, Padroeiro da cidade de Ipu. Nesta quarta-feira (11/01), a novena iniciou com a chegada da imagem, vinda da casa da Professora Jandy Camargo. Logo em seguida, a missa presidida pelo pároco de Taperuaba, Pe. Antonio Denílson de Sousa, que falou aos fieis sobre a devoção à Nossa Senhora do Carmo. O tema da festa é “Ano Mariano: o coração materno de Deus em nossa Diocese”. O sub tema escolhido para a noite: "Nossa Senhora do Carmo: Coração dedicado ao Amor” [DA 141].
Durante os nove dias de novena a paróquia receberá vários Padres de Paróquias Marianas da Diocese de Sobral. Hoje estará celebrando conosco o Padre Júnior da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento em Uruóca.
Padre Nonato pediu aos Párocos que virão celebrar conosco, uma imagem de suas padroeiras, para colocar no Santuário das Graças. É plano do nosso Pároco ter uma imagem de cada Nossa Senhora, Padroeira de uma Paróquia de Sobral.
As fotos aqui exibidas são do fotógrafo Fagner Freire - Ipunotícias

Leia a matéria completa aqui ►

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Alvorada – Abertura dos Festejos de São Sebastião - 2012



Começam os festejos do Padroeiro da cidade do Ipu.
Os devotos do nosso padroeiro se reuniram no Santuário das Graças para a carreata de abertura dos festejos de São Sebastião. O tema da festa é “Ano Mariano: o coração materno de Deus em nossa Diocese”. A carreata saiu do santuário das Graças devido ser uma das Capelas que tem Nossa Senhora como padroeira. A proposta do nosso pároco é que durante os festejos recebamos vários sacerdotes cujas paróquias têm Nossa Senhora como padroeira. Neste ano mariano queremos celebrar os festejos de São Sebastião na certeza da presença materna do coração de Maria, Mãe de Deus, que nos incentiva a seguir seu Filho, Jesus, quando nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. O Santuário das Graças é uma Capela que está em construção desde 2006 e tem como padroeira Nossa Senhora das Graças.
Nunca na história dos festejos de São Sebastião se viu tantos carros e motos com famílias inteiras reunidas, carros de horário, cheios de devotos numa carreata belíssima seguindo seu padroeiro para a abertura da festa, à qual chamamos de alvorada. A acolhida e a abertura foram feitas pelo Padre Gerson, reitor do seminário de Sobral, em Fortaleza e pelo Vigário gera, Padre Fábio. A carreata seguiu pela avenida principal até próximo a Secretaria da Saúde, retornando pela Avenida Milton Carvalho e ao lado do Patronato, na entrada dos alunos, o Pároco Raimundo Nonato fez a bênção dos veículos e das famílias.
No patamar da Igreja Matriz o Padre Gerson e o Padre Herlandino fizeram o hasteamento da bandeira e com a entrada da imagem de São Sebastião na Matriz deu-se início à Santa Missa. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco, Padre Raimundo Nonato e co-celebrada pelos Padres Fábio, Gerson e Herlandino. Os festejos de São Sebastião começaram hoje, dia 10, e prosseguem até o dia 20 de janeiro, onde o encerramento será com o sorteio de um carro Polo Sedan e outros prêmios em um bingo eletrônico, onde a cartela custa apenas R$ 10,00 e pode ser adquirida facilmente com qualquer agente de pastoral. Ao adquirir sua cartela você estará colaborando com a reforma da Igreja Matriz.
Amanhã a 1ª novena terá início às 7h e a Missa será celebrada pelo Padre Denilson, de Taperuaba, paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora do Carmo.
Para ver todas as fotos da noite é só seguir o link

Leia a matéria completa aqui ►

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Festa de São Sebastião 2012




Os Festejos do Padroeiro de Ipu, São Sebastião, começam amanhã dia 10 de Janeiro, e contará com a presença de vários sacerdotes da Diocese de Sobral que tem Nossa Senhora como Padroeira, já que estamos no Ano Mariano e o Tema do ano é: "Maria Mulher de Fé". e o Lema : "Fazei tudo o que Ele vos disser". (Jo, 2,5). Toda a renda da Festa será direcionada à reforma da Igreja Matriz. 

Durante os festejos as pastorais estarão vendendo cartelas de um bingo,  um carro Polo Sedan 2005 Completo, único dono.  O valor da cartela é de R$ 10,00 (dez reais) e poderá sera adquirida pelos agentes de pastorais ou diretamente na secretaria paroquial.Comprando uma cartela, você vai estar contribuindo com os festejos e com a reforma da Matriz.

No dia 20 de Janeiro logo após a procissão acontecerá na praça Delmiro Gouveia, enfrente a Matriz, o sorteio do Polo Sedan 2005 e outros prêmios. O Bingo é conferido por computador e pessoas de outras cidades podem adquirir suas cartelas e acompanhar  o sorteio ao vivo pelas rádios: Catedral e Regional  e internet .



Maiores Informações.:
Rua Dr. Chagas Pinto, 525 - Centro
(88) 3683.2300
www.paroquiadeipu.com.br
Leia a matéria completa aqui ►

domingo, 8 de janeiro de 2012

Catequese, canal da ação do Espírito Santo.

Feliz o homem aquem ensinais, Senhor, e instruís em vossa lei (Sl 94,12)”.
Acatequese é uma escola da Palavra de Deus que acolhe o dom do Espírito Santoenviado por Cristo. Sua missão é transformar o catecúmeno em discípulo, ajudando-oa crescer como o seu Mestre, « em sabedoria, em estatura e em graça diante deDeus e diante dos homens » (Lc 2,52). O catequista tem o dever de ajudar ocatecúmeno a desenvolver em si a «educação divina» recebida, mediante acatequese e os recursos da ciência e da experiência. Deste modo, todocatequista precisa conhecer o mistério da salvação, aprender a adorar a DeusPai, vivendo na verdade segundo a caridade, procurando crescer em direção àqueleque é a cabeça, Cristo (Ef ,15). Assim o catequista torna-se mestre epedagogo da fé alheia, e isso só será possível se ele for discípulo convicto efiel a Cristo na Sua Igreja.
Acatequese é um fio condutor no diálogo entre Deus e a criança e, além de servira este diálogo, ressalta e enfatiza a iniciativa divina, a motivação amorosa, agratuidade e o respeito pela liberdade. O centro da catequese é e sempre será apessoa de Jesus Cristo, Palavra de Deus feita homem, propondo o SEU Evangelhopara a vida e na vida das pessoas, levando cada um a uma verdadeira experiênciade fé, um encontro filial com Deus. E como Pai, Deus coloca o seu inesgotávelamor divino, que é o Espírito Santo, como força motriz para a catequese, tornando-seassim, um processo, itinerário ou caminho para o encontro com o Cristo do Evangelho,no Espírito, rumo ao Pai, caminho este empreendido para alcançar a maturidadeda fé « pela medida do dom de Cristo » (Ef 4,7) e de acordo com aspossibilidades e as necessidades de cada um.
OObjetivo específico da catequese é promover uma progressiva e coerente sínteseentre a plena adesão do homem a Deus e os conteúdos da mensagem cristã,desenvolvendo todas as dimensões da fé, razão pela qual esta se traduz em féconhecida, celebrada, vivida e rezada. Quando a catequese atinge o seu objetivoo catecúmeno é impulsionado a se entregar livre e totalmente a Deus,descobrindo a vocação à qual o Senhor o chama. A catequese realiza assim, umaobra de iniciação, de educação e de ensinamento ao mesmo tempo.
Cadacomunidade catequizadora deve zelar pela sua organização e pela sua formação,sem esquecer a vida de oração. Sem estes critérios a comunidade acabadefinhando e se afastando da Pessoa de Jesus. Longe de Jesus é impossível ter apresença do Espírito Santo, Paraclito. Ele é inseparável da memória de Jesus(cf. Jo 14,26; 15,26; 16,13-14; At 2,17-36; 1Cor 2,1-16; 12,3; 2Cor 3,3; etc.).O Espírito não age só, livre e misteriosamente, como o vento da noite, que nãose sabe de onde vem e para onde vai (Jo 3,8). Ele, para manter inalterado evivo o Evangelho, suscitou e conserva na Igreja a Tradição, a Escritura e oMagistério.

A catequese Infantil na Paróquia do Ipu começa as inscrições para as crianças na primeira semana de fevereiro. Todas as crianças de 7 anos acima pode e deve participar da catequese. Este ano será reimplantado a Infância Missionária na Paróquia. O assessor paroquial será o Padre Fábio Gomes.
Leia a matéria completa aqui ►

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Pároco do Ipu



A Comunidade Católica de Ipu celebra nesse dia 04 de Janeiro de 2012 os 21 anos de Ordenação Sacerdotal de Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, 55 anos, atual Pároco da Paroquia de São Sebastião.

As comemoração iniciaram nessa manhã com a realização de café da manhã, organizada pela Equipe de Apoio, amigos, parentes e padres confraternização com o pároco a comemoração da data.

Será celebrada com os paroquianos na Capela do Patronato Sousa Carvalho a partir das 17h30min, missa em ação de graças aos 21 anos de sacerdócio do pároco de Ipu.


Breve Histórico

Nascido na Fazenda Boa Vista, Hidrolândia/CE, em 30 de Julho de 1956, Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, é filho de Manoel Alves de Paiva e Belizaria Camelo Timbó.

Sua formação intelectual teve inicio na Escola Priscila Maciel de França, onde cursou o “antigo primário”. Estudou também no Ginásio Comercial Professor Evaristo Linhares Lima, em Hidrolândia/CE, Ginásio Municipal de Belford Roxo/RJ, encerrando a sua formação no Instituto de Teologia e Pastoral do Ceará – ITEP – em 1989. Pela UECE/UVA, validou o curso de Filosofia em Licenciatura Plena na cidade de Sobral em 1995.

Ingressou no Seminário Regional Nordeste I no dia 08 de fevereiro 1984. Sendo seminarista da Diocese de Sobral, recebeu o Ministério de Leitor em 1988, o Ministério de Acólito em 1989, o Rito de Admissão ao Diaconato e ao Presbiterado em 1989. Foi ordenado diácono em 1990 e finalmente Presbítero, em 04 de janeiro de 1991, pelo então Bispo de Sobral, D. Walfrido Teixeira Vieira.
Leia a matéria completa aqui ►