Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

A missa das crianças na Paróquia do Ipu


A Paroquia do Ipu realiza todos os sábados, as 16 horas a missa da catequese que é celebrada com a participação das crianças da catequese e seus catequistas. Iniciamos este trabalho celebrando exclusivamente com as crianças da catequese, mas devido a ausência dos catequistas na celebração, Padre Raimundo nonato achou melhor celebrar com toda a catequese da Matriz.
Embora chamemos “A missa da Catequese”, a liturgia é voltada para as crianças e também são elas quem anima. Embora a própria liturgia, por si mesma, já ofereça às crianças amplo ensinamento, Padre Nonato dá um destaque especial dentro da instrução catequética paroquial, conduzindo-as a uma participação ativa, consciente e genuína. Ele tem uma preocupação toda especial com a adaptada à idade e à capacidade das crianças, procurando mostrar o significado da Missa por meio dos ritos principais e pelas orações, inclusive o que diz respeito à participação da vida da Igreja.

A missa com as crianças não é tudo o que podemos ofertar às crianças, para que elas tenham uma boa iniciação à Eucaristia; cabe normalmente aos pais iniciar seus filhos na arte da oração, especialmente pelo seu próprio modo de viver e de orar. A tarefa da catequese e a iniciação à Eucaristia e à oração eucarística, levando a criança à um encontro pessoal e espontâneo com o Cristo Sacramentado.
A Missa da Catequese em nossa Paróquia é um fechamento dos trabalhos catequéticos com a presença Real de Jesus Cristo. Quem faz as leituras são as crianças que estão se preparando para a primeira Eucaristia e os cânticos são animados pela Infância e adolescência Missionária.