Compartilhe com seus amigos.

domingo, 28 de abril de 2013

Leitura Orante da Bíblia no retiro Paroquial em sobral



Um grande marco do nosso retiro em sobral foi a leitura orante da bíblia, apresentada pelo nosso Pároco, Padre Raimundo Nonato. Ele tem um jeito todo especial de fazer as coisas (diga-se de passagem, tudo oi que ele faz e de uma maneira bem dinâmica e pessoal). Com Ele e a assessora  Maria Erivan, aprendemos que a leitura orante da Palavra de Deus tem que ser o eixo da nossa espiritualidade.
A Bíblia está sendo usada para tudo: orações e preces, cursos e concursos, treinamentos e retiros, reuniões e encontros, celebrações e vigílias, sermões e discursos, catequese e novenas, teatros e dramatizações, músicas e benditos, contos e cantos, gincanas e charadas, luta sindical e organização de greves, construção de capelas e mutirão para construir barracos, crítica ao clero e revisão da própria vida, reunião política e comício de partido, luta pela terra e defesa do índio, cartas de apoio e manifestos contra as injustiças, procissão da Padroeira e passeata para exigir os direitos, luta pela saúde do povo e esforço para voltar aos remédios caseiros, terço de Nossa Senhora e Mês de Maio, educação em família e educação popular de base, clubes de mães e organizações de bairro, invasão de terra e romarias, luta de operários e piquete nas portas das fábricas, jejum de protesto e resistência contra pistoleiros, manifestações em frente à delegacia de polícia e apoio aos presos políticos, manifestações ecológicas em defesa do meio ambiente e defesa dos Direitos Humanos, mídias sociais, etc.
Não podemos dizer quem está certo ou errado! O que podemos dizer é que apesar de tudo isto, ainda tem gente que só tem a Bíblia como enfeite de sua estante, coberta de poeira. Precisamos colocar a Palavra de Deus em nossas vidas e nela encontra a força para caminhar sem jamais desanimar! A Bíblia precisa ser para nós luz que faz enxergar melhor a vida, força que faz agir com autoridade, fermento que fermenta a massa e sal que da gosto. “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Hb 4, 12.”

Na Leitura Orante da Bíblia, apesar das diferenças próprias de cada comunidade, existe um método, cujas características básicas são comuns a todos e que é fácil de aprender. Este método é muito simples: Vamos ler a Bíblia fazendo uma viagem e “A Palavra de Deus” será o veículo que irá nos conduzir. Como bons motoristas, precisamos fazer esta viagem com um olho para frente ( A realidade que estamos vivendo) e o outro no retrovisor (olhando o passado, a vida das comunidades na época em que o texto foi escrito).
Precisamos entender alguns detalhes: a Bíblia deve ser lida a partir da nossa luta e da nossa realidade;  Esta leitura, não é apenas um exercício que retoma ou reinterpreta algumas palavras do passado, mas tem a ver com o próprio processo de crescimento e libertação de um povo e com a sua caminhada através da história. Antes de tudo, esta leitura deve ser obediente, isto é, respeitar o texto e se colocar à escuta do que Deus tem a dizer, dispostos a mudar se Ele assim o exigir.
Iremos fazer este caminho juntos, na nossa página “Dinâmicas naCatequese”, sem esgotar o assunto, em diversas etapas. Você é convidado a seguir este caminho conosco.