Compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alvorada - Abertura dos Festejos de São Francisco em Ipu

Teve início nesta terça feira, dia 24 de setembro de 2013, os festejos de São Francisco de Assis com uma alvorada festiva. Este nome de alvorada se dá por ser o início, a abertura da festa religiosa.
 Os festejos em honra a São Francisco na cidade do Ipu foi idealizado pelo Sr. Francisco das Chagas Paz, que se encontrando com sua esposa, Dona Raimunda Mello, bastante doente a ponto de não encontrar uma medicação para os seus males, resolveu fazer uma promessa com São Francisco e alcançou a graça. O Sr. Francisco das Chagas para pagar sua promessa, foi com sua família a pé para Canindé. As graças foram tantas que ao voltar, procurou Mons. Gonçalo de Oliveira Lima e pediu para o vigário celebrar a Festa ao santo protetor.
 O Senhor Paz recebeu também o apoio irrestrito dos seguintes ipuenses: Francisco Gerson Assis (Chico Gerson), Plácido Passos e Pedro César Tavares, que através de sua família, tradicionalmente enfeita a imagem do Santo das Chagas de Cristo para o dia da festa até os dias de hoje. A primeira festa ao santo  milagreiro se deu no ano de 1936 (Dados colhidos dos Arquivos de João Anastácio Martins - João Chiquinha e Valdemira Coelho – Blog Prof. Chico Melo)
A Abertura dos festejos deste ano teve  início na residência  do Sr. Dião Tavares. Muita gente a pé, motos e carros acompanharam a procissão Até a igreja Matriz, com uma breve passagem em frente ao Patronato e a Maternidade e Hospital Dr Francisco Araújo , para receberem a benção dos veículos.
Ao chegar ao patamar da Igreja Matriz, O Pároco Padre Raimundo Nonato convidou os jovens da família Tavares para o hasteamento da bandeira de São Francisco. Logo em seguida teve início a missa de abertura dos festejos.
Toda a arrecadação financeira dos festejos será direcionada para a reforma da igreja Matriz. Você pode colaborar com esta reforma de diversas maneiras: comprando ou vendendo cartelas de bingo que terá como prêmios uma moto, uma tv led29, 2 prêmios em dinheiro. Você pode adquirir as cartelas com qualquer um agente pastoral ou na secretaria da Paroquial.
Em sua Homilia, Padre Nonato falou da necessidade da Família crescer em estatura e graça diante de Deus e da sociedade. Elucidou parte por parte, cada característica crista da evolução familiar. Veja na integra, parte de sua homilia.
Amanhã, a primeira novena terá início as 19 horas com o primeiro vídeo da novena missionária “ Juventude em missão. O vídeo tem apenas 5 minutos de duração, por isso não atrase para não perder. Este vídeo faz parte da Campanha Missionária 2013.

Veja mais foto no nosso Álbum Festa de São Francisco 2013