Compartilhe com seus amigos.

domingo, 15 de setembro de 2013

Dinâmica dos Discípulos de Emaús - Aprendendo com Jesus - Introdução -

O grande acontecimento seria a morte e Ressurreição do Senhor. Antes do nascer do sol o grande mistério já havia acontecido. A confirmação já havia sido anunciada a Maria Madalena, a Joana e a Maria, mãe de Tiago, porém os discípulos não acreditaram no testemunho delas. As santas mulheres foram ao sepulcro levando perfumes que tinham preparado para ungir o corpo morto de Jesus (v.1), porém não conseguiram, pois Ele já não estava morto «no primeiro dia da semana». O Sepulcro estava aberto, o corpo não se encontrava no local... Perturbadas com o caso, isto é, não sabiam o que havia acontecido, procuravam uma explicação lógica.

 Para responder aos seus anseios apareceu-lhes dois seres angelicais, de vestes resplandecentes. As palavras dos seres angélicos apresentam a ressurreição com toda a clareza, de maneira negativa: Porque buscais o Vivente entre os mortos? e de modo positivo: Não está aqui. Ressuscitou (v.5.6).
Para clarear o que apresentamos na nossa introdução, vemos que as mulheres ao retornar ao cenáculo contaram o ocorrido aos 11 apóstolos e aos demais (v. 9). Os demais eram os discípulos que se refugiavam com medo dos soldados romanos, por serem discípulos do crucificado.
Depois do anúncio da ressurreição aos Apóstolos, feito pelas mulheres (v.9-11), Pedro, para ter a certeza e superar a incredulidade dos outros Apóstolos, foi ao sepulcro, mas não encontrou nada além dos panos no chão e voltou para casa, atordoado com o sucedido (v.12). Não acreditando na Ressurreição de Jesus, esquecidos de seus ensinamentos e prevendo que seriam perseguidos por serem seus discípulos, restava-lhes o medo, a desilusão e a opção de sair de Jerusalém. Vemos aqui a desintegração da comunidade cristã. Tudo acabou, a comunidade se dispersa, não há nem alegria nem esperança.
Para nós fica claro que a evangelização é uma tarefa difícil se não estivermos iluminados pelo Espírito Santo, e isso só é possível para quem tem uma vida constante de oração. A Oração através da Palavra de Deus e a obediência ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o primeiro e grande catequista. A partir de agora vamos aprender como fazer para sermos um bom discípulo e sabermos evangelizar.
Agora teremos 7 passos que irá nos mostrar a pedagogia catequética de Jesus. Contamos com a participação de vocês. Além de estarem colaborando para o entendimento da Palavra de Deus, vão estar concorrendo a 1 Dvd com 10 filmes bíblicos em desenho animado.