Compartilhe com seus amigos.

sábado, 14 de setembro de 2013

Missa das crianças ou missa da catequese?


“Uma Santa Missa tem mais valor que todos os tesouros do mundo”.
São Leonardo de Porto Maurício Padroeiro dos Missionários.

A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo oferecido, em nossos altares, em memória do sacrifício da Cruz.

A Santa missa também é o banquete Eucarístico, servido pelo próprio Cristo, onde a ceia é o seu corpo e sangue.


 Pedras preciosas sempre fascinaram por sua beleza, raridade e durabilidade, sem contar os milhões que podem representar. A maioria dessas preciosidades, também chamadas de gemas, são minerais ou rochas formadas a partir de condições especiais e pouco frequentes na natureza. “Cada mineral tem seu modo particular de formação. O diamante, por exemplo, se forma a partir do carbono, com pressões e temperaturas elevadas, só encontradas no interior da terra a grandes profundidades”, diz o geólogo e gemólogo Nelson Luiz Chodur, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná. O total de ouro no mundo, na superfície e já processado é de 163.000 toneladas. Todo esse ouro, com todas as pedras preciosas, junto com todo dinheiro e outras riquezas no mundo, não valem nada diante da Santa Missa. “Pois sabeis que não foi com coisas perecíveis, isto é, com prata ou com ouro, que fostes resgatados da vida fútil que herdastes dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, como de um Cordeiro sem defeitos e sem mácula” (1 Pd 1, 18). O maior valor que existe na face da terra é a Santa Missa. É a Santa Missa o verdadeiro culto de louvor, oblação, glorificação e adoração a Santíssima Trindade. (por Pe. Inácio José do Vale, Professor de História da Igreja - Faculdade de Teologia de Volta Redonda Católicos na Rede) 
A Santa Missa que celebramos sábado, as 16 horas, na capela de Nossa Senhora, no Patronato tem um valor inestimável, onde não se pode imaginar um catequista ou catequizando faltando a esta celebração. Se a Santa Missa é importante; A catequese é importante; E a catequese que se encerra na Santa Missa e tem seu início na Celebração Eucarística.
Nós, catequistas do Ipu somos abençoados, pois nossa catequese tem um desfecho na Celebração Eucarística, com a participação de catequistas e catequisandos.
È maravilhoso ver o nosso primeiro catequista na Paróquia conduzir a catequese, ele que é tão grandão arrodeado de pequeninos...
Sábado passado celebramos a abertura do mês da Bíblia, colocando-a em destaque logo no início. Pretendemos dinamizar a acolhida da Palavra durante todo o mês. Neste mês apresentamos cantando e com livros criados pelos catequistas em isopor, os grupos de livros que a Bíblia contém. O Padre Nonato explicou que a Bíblia é uma biblioteca da Palavra de Deus.
Setenta e três, são setenta e três, os livros da Bíblia são setenta e três.
 
Cinco do Pentateuco, Dezesseis históricos, Sete sapienciais E dezoito proféticos. Total são quarenta e seis Do Antigo Testamento.
Quatro evangelhos, Atos dos apóstolos, Vinte e uma epístolas, E o Apocalipse. Total são vinte e sete Do Novo Testamento.