Compartilhe com seus amigos.

sábado, 7 de setembro de 2013

XI Semana Catequética em Ipu





A semana catequética é uma oportunidade de aprofundarmos o nosso conhecimento nos documentos da Igreja e na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um momento oportuno para aprendermos fazendo com alegria, perseverança e esperança de que juntos, através de conhecimentos e práticas iluminadas pelo Espírito Santo, podemos transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Enriquecemos as nossas Semanas Catequéticas com oficinas, dinâmicas e estudos de grupos, proporcionando um espaço para aprendizagem prática de trabalhos criativos onde você pode interagir com o grupo e colocar em prática os seus talentos e sua criatividade.

Tivemos em 2010 um estudo aprofundado, com o Padre Almir Magalhães da Arquidiocese de Fortaleza, onde ele deixava claro que se alguém quiser realmente fazer um trabalho sério precisaria parar e começar do zero. Pensando nisto, nossa Paróquia aos poucos está investindo na formação de nossos agentes. Dia 10 de Agosto de 2013, Padre Nonato deu o primeiro passo para um percurso com os jovens de nossa Paróquia, norteando o processo de Iniciação a Vida Cristã, no percurso para crisma.


Aproximadamente 1000 jovens, com seus introdutores (de acordo com o RICA) foram apresentado ao nosso Bispo, Dom Odelir, em uma cerimônia de abertura do percurso, com uma grande procissão saindo da Igreja Matriz até a Quadra da Escola Delmiro Gouveia. Os jovens receberam o sinal da Cruz dos seus introdutores em vários partes do seu corpo, o bispo abençoou a Cruz da Jornada Mundial e foi entregue para cada crismando uma cruz para ser levada ao peito como sinal de compromisso com a igreja.

Sexta-feira dia 30 de agosto de 2013 1º dia da XI Semana Catequética
Logo após a oração, Padre Nonato acolheu a todos com a benção, fez uma viagem pelas 10 semanas catequéticas já apresentadas pela Paróquia, fez memória do crescimento realizado pela igreja, motivo de muito orgulho para todos nós, já que 30 % dos catequistas têm um grande histórico de trabalhos realizados para a comunidade e 40% são frutos da mesma. Depois de falar sobre o seu desejo: “Que todo catequista não se canse de falar sobre a iniciação à vida cristã e busque vivenciar essa iniciação em sua vida.”. Apresentou a palestrante da XI Semana Catequética, a catequista Efigênia Alves da diocese de Tianguá à qual passou a palavra.

A Efigênia fez uma série de questionamentos sobre a catequese nos dias de hoje e o perfil dos catequistas, dentre eles um que foi relembrado até o final do encontro: “Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.” Engenheiros do Hawaii, em poucas palavras tentou clarear para os catequistas o que é iniciação cristã, como tornar-se cristão e como deveriam ser os catequistas de iniciação cristã. Falou sobre o nosso modelo de catequese tradicional voltada apenas para os sacramentos e a necessidade de uma formação estruturada onde os catecúmenos sintam o desejo de pertença.
Sábado 31 de agosto de 2013 2º dia da XI Semana Catequética

A Efigenia fez um resumo geral dos capítulos do livro: “Estudos da CNBB 97 - A Iniciação a Vida Cristã”.

Veja a  sinopse aqui no nosso histórico de trabalhos da catequese

A tarde foi feito um estudo de grupo do V Capítulo.

Domingo, 1 de setembro de 2013 3º dia da XI Semana Catequética
o domingo com a Santa Missa celebrada pelo Padre Airton, na igrejinha. Logo após fomos para o Patronato onde tivemos um momento de recreação. A Efigenia falou sobre as celebrações do RICA, apresentou algumas vivências e se despediu deixando muita saudade dos momentos agradáveis que passamos juntos.
O Padre Nonato encerrou o encontro com a Leitura Orante do capítulo 24 de São Lucas: “Nos passos dos discípulos de Emaús”. Esta etapa, vamos construir juntos, passo a passo, com a participação dos nossos leitores, através da nossa página de dinâmicas, homenageando os nossos visitantes que, no dia primeiro de setembro completaram 200.000 (duzentas mil) visitas. Acompanhem-nospelo facebookCurta a nossa PáginaVisite a nossa página de Dinâmicas e escolha a adequada para o seu encontro. Aguarde a Dinâmica - Seguindo os passos dos discípulos de Emaus.