Compartilhe com seus amigos.

sábado, 5 de outubro de 2013

Abertura do Ano Vocacional Diocesano - Diocese de Sobral


05 de outubro de 2013 a 30 de Agosto/2014
“O Senhor nos escolheu e nos enviou em missão”


É com muita alegria que nós, como Igreja particular de Sobral, estamos nos preparando fervorosamente para o “grande jubileu” que acontecerá em 2015 por ocasião do aniversário de 100 anos de fundação de nossa Diocese de Sobral. Por conta dessa grande festividade, já celebramos no ano passado o Ano Mariano; estamos celebrando o Ano Catequético que termina no dia 05 de outubro de 2013 e nessa data faremos a abertura do Ano Vocacional diocesano, que seguirá até 30 de Agosto/2014, com o tema: O Senhor nos escolheu e nos enviou em missão e o lema: “Eu vos escolhi e vos designei” (Jo, 15,14).

O Ano Vocacional Diocesano tem como grande objetivo ajudar a Igreja a perceber-se como “assembleia dos vocacionados”. Levará também a uma animação vocacional que inclua todas as vocações, de que a comunidade tem necessidade para cumprir a sua missão. É tempo especial em nossa Igreja diocesana para refletirmos e trabalharmos pelas vocações e também para a formação de Equipes Vocacionais nas paróquias.
Queremos também consolidar uma cultura vocacional permanente na diocese de Sobral por meio da valorização dos diferentes dons e carismas de nossas comunidades.


Com o desejo que esse tempo seja uma expressão forte do chamado de Deus em nossa diocese, juntamente com a Equipe da Pastoral Vocacional diocesana, venho solicitar o apoio de todos os presbíteros, das congregações, grupos de casais, comunidades novas e movimentos.
Para que esse ano seja um tempo de graça em nossa diocese, é necessário que cada presbítero possa assumir o compromisso de estimular os grupos de jovens, catequistas, casais e leigos/as engajados para viver com empenho e entusiasmo esse tempo vocacional em nossa diocese.
Podemos participar do Ano Vocacional de várias formas. Uma delas é usando o material que será entregue às paróquias, material este que contém cunho vocacional, catequético, celebrativo, lúdico e litúrgico. Sugiro também que rezemos em uma das missas de final de semana e nas quintas-feiras a Oração do Ano Vocacional. Não esqueçamos de usar a nossa criatividade e propor outras atividades e momentos vocacionais em nossas Paróquias e comunidades.

Que frutos o Ano Vocacional deixará para nossa Igreja?
Destaco 5 frutos deste Ano Vocacional:
* A formação equipes vocacionais nas paróquias da Arquidiocese de Curitiba mediante a disponibilização de material apropriado e visita as comunidades.
* O trabalho de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação dos iniciados na fé, das crianças, adolescentes e jovens.
* O reforço da consciência de que todos são responsáveis na animação vocacional.
* A reflexão sobre a teologia das vocações e a dimensão da missionariedade a luz do Documento de Aparecida e do Documento Geral para Ação Evangelizadora.
* O resgate da importância do batismo, como caminho de compromisso eclesial e fonte de todas as vocações.
Todos os presbíteros estão convocados para esta abertura, juntamente com caravanas de suas respectivas Paróquias e Áreas Pastorais, no dia 05 de outubro de 2013 às 17h30min no Largo de Santa Clara e São Francisco – Sobral, em frente ao Santuário São Francisco. Teremos as tendas vocacionais dos diversos grupos e Congregações que apresentarão de uma maneira criativa as diversas vocações existentes em nossa diocese. A Santa Missa será às 19h seguida de um Show com a banda Missionário Shalom.
Contamos com a participação e ajuda de todos e que tenhamos um abençoado e frutuoso Ano Vocacional.

D. Odelir José, mccj