Compartilhe com seus amigos.

domingo, 24 de novembro de 2013

Advento, Natal - Preparação para a vinda do Senhor - Ano Litúrgico

Você sabe como é dividido o ano litúrgico? Sabia que o Ano litúrgico é diferenciado pelas letras A,B e C? Como vc monta sua árvore de Natal e sua coroa do Advento? Costuma fazer as Novenas de Natal? Que acha de ganhar um dvd com toda a história de jesus contada pelas crianças que viveram na época de Jesus?

A Constituição Sacrosanctum Concilium determinou: «Prepare se para os fiéis, com maior abundância, a mesa da Palavra de Deus: abram se mais largamente os tesouros da Bíblia, de modo que, dentro de um período de tempo estabelecido, sejam lidas ao povo as partes mais importantes da Sagrada Escritura». 

Os peritos e responsáveis pela reforma litúrgica que se seguiu acharam por bem que esse período de tempo tivesse a duração de três anos, ou seja, que as leituras escutadas na celebração da Eucaristia dominical, voltassem a escutar-se passados três anos, e que cada ano fosse indicado com as letras A, B, C. 

A cada ano, a liturgia das celebrações segue uma sequencia de leituras próprias, divididas em anos A, B e C.
- No ano “A” a leitura principal do evangelho na celebração segue o Evangelho de São Mateus;
-No ano “B”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Marcos;
-No ano “C”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Lucas.

Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades, para este evangelho não existe um ano litúrgico.

Como é calculado o ano litúrgico:

Para saber qual é o Ano A, B ou C, procede-se da maneira seguinte: Imaginemos que o ciclo começou no primeiro ano da contagem cristã. Deste modo, o Ano 1 teria sido o Ano A, o Ano 2 o Ano B, o Ano 3 o Ano C, e os Anos 6, 9, 12... novamente o Ano C. Deste modo o Ano C sempre será múltiplo divisível por três . Para saber facilmente se o ano em que estamos é múltiplo de três basta somar os algarismos do ano.

Ex: 2013 = 2+0+1+3= 6. 6 é múltiplo de 3, então 2013, o ano litúrgico será ano C. Assim o ano de 2012 é o ciclo B, e o ano de 2011 foi o ano litúrgico A e 2016 = 2+0+1+6 = 9 múltiplo de 3 será novamente ano C. Não existe erro! É fácil

Mas atenção!!! Existe um início antecipado!!!!

O ano litúrgico não é igual o ano civil. O início do Ano Litúrgico é sempre no primeiro domingo do Advento (cerca de quatro semanas antes do Natal) e se encerra com a solenidade de Cristo Rei do Universo do ano seguinte. É bom ficar atento para não confundir. O Ano em que estamos é 2013 e por isso ano "C" , porem, no primeiro domingo do advento, se iniciará o ano "A" para 2014. Não confunda isso. 

"Já que na próxima semana, dia 1º de dezembro de 2013 estaremos iniciando Ano A com a primeira semana do Advento, que tal começarmos este grande ciclo litúrgico com uma ampla preparação espiritual para a vinda do Salvador"? 

Tem que ser uma bela preparação, já que o nosso Salvador é princípio e fim de tudo. Ele é o Alfa e ómega". Estas letras são, respetivamente, a primeira e última do alfabeto grego (α e ω). O que significa que Jesus Cristo ou Deus simboliza a eternidade. Aquele que está no começo de tudo, de acordo com o primeiro capítulo do Evangelho segundo São João; e acompanhará tudo até o fim do mundo. Tudo começou a partir “DELE” e tudo se encerrará “NELE”. E não podemos esquecer o livro de Isaías 44:6 - …Eu era o primeiro, e Eu sou o último, e fora de Mim não há Deus.

Para que todos possam acompanhar, vamos fazer a “Dinâmica do Advento” com a Montagem da nossa coroa do advento acompanhada pelo nosso blog “Dinâmicas na Catequese” para a montagem da coroa e do presépio, enquanto que ao mesmo tempo iremos fazer a nossa novena de Natal no nosso blog de “Orações para estar na presença de Deus”. Na verdade não será uma novena de Natal e sim Celebração do Advento.  As postagens serão feitas sempre nos sábados para que possamos rezar juntos com as nossas famílias no domingo. É importante que estas orações sejam feitas em família, pois até mesmo Deus quis uma família para nascer. Convide todos os membros de sua família.


Promoção e sorteio

Na véspera de Natal será sorteado Um Dvd “Jesus amigo da família” - (90 min.) Um Filme lindíssimo, contado pelas crianças que viveram na época de Jesus. Para concorrer é muito fácil: 

Basta CURTIR NOSSA PÁGINA https://www.facebook.com/catequeseedinamica, compartilhar uma postagem dos nossos blogs "DINÂMICAS NA CATEQUESE" ou "ORAÇÕES PARA ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS" na sua linha do tempo no facebook dizendo:
"Eu quero participar do sorteio de um dvd 'Jesus, o amigo de família' e estou curtindo a Página https://www.facebook.com/catequeseedinamica" Depois compartilhe na minha linha do tempo 
https://www.facebook.com/OsorioSoaresGomes ou deixe um comentário aqui.