Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A catequese da Paróquia do Ipu em 2013

A Catequese da paróquia do Ipu é um dos meios pelo qual Deus se manifesta às pessoas. Através de um processo continuado de educação da fé para a vida em comunidade, a catequese transmite a fé ensinada pela igreja. O catequista é um porta-voz da Igreja e da Comunidade (cfr. CR 145).  Ela também é um processo dinâmico, integral, orgânico e sistemático da fé na vida do cristão, pois possibilita a integração da criança em uma comunidade cristã.
Promovendo um encontro com Jesus Cristo em uma experiência evangélica, celebrando e alimentando a fé na liturgia, ela fornece uma formação de base essencial centralizada na Páscoa de Jesus: a fé orada, celebrada e vivida.
A catequese desenvolve um compromisso missionário à ação do Espírito Santo para o estabelecimento do Reino de Deus no coração das pessoas.
A organização da catequese do Ipu se dá com formação continuada, em encontros mensais dos catequistas com a coordenação. Os encontros acontecem todo primeiro domingo de cada mês. Os temas desenvolvidos para esta formação é baseado nos documentos da igreja, de acordo com o ano litúrgico.
Os encontros dos catequistas são também de avaliação e planejamento mensal. Os critérios de planejamento obedecem ao seguinte roteiro:
           1.       Janeiro é a renovação das inscrições dos catequistas e grupos de catequese.  Os novos catequistas também são acolhidos e inseridos nos grupos.
            2.       Fevereiro é as inscrições dos catequisandos nos grupos; Os grupos entregam seus relatórios e as relações dos catequistas, organizados por fase de formação das crianças:
                          a.       Iniciação a Eucaristia – crianças de sete anos.
                          b.      Pré Eucaristia – crianças de oito anos.
                          c.       Preparação para a Eucaristia – crianças de nove anos acima.
            3.       Março é o encerramento das inscrições das crianças. A entrega destas relações se dão no mês de abril.
            4.       Abril e maio acontece a divulgação destes grupos para a igreja e para a sociedade.

O mesmo acontece com a catequese das capelas. A diferença está nas datas! A catequese das capelas tem início após os festejos dos seus padroeiros, porem a formação é comum para todos, embora o encontro aconteça sempre nos segundos sábados. 

Leia a matéria completa aqui ►