Compartilhe com seus amigos.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Festa da Primeira Eucaristia na Paróquia do Ipu.

Hoje, a Paróquia do Ipu está em ação de Graças. Para a felicidade de toda a comunidade paroquial, 277 crianças que a dois anos, alguns até três anos estavam se preparando, receberam pela primeira vez, Jesus Eucarístico. Não há como explicar tanta alegria. Primeiro porque estas crianças chegaram até nós ainda muito pequenas. A história de cada uma faz parte de nossa historia,  assim como fomos marcados em suas vidas. Passamos a nos relacionar como membros desta família maravilhosa, a família dos filhos de Deus, cristãos autênticos, caminhando rumo ao discipulado. Se a festa já tem todos os motivos de glória, pois é o primeiro encontro destas crianças com Jesus, o dia escolhido é 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.
A Festa começou as 7 horas com a acolhida aos catequistas, catequisandos e familiares. A capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ficou tão cheia que parecia o Coração da Mãe de Deus: para todo lado que se virasse esbarrava-se em uma pessoa. As crianças, ansiosas para o grande encontro com Jesus. Os pais desejosos de estarem ao lado de seus filhos, se contentaram em vê-los celebrarem de uma maneira muito empolgante, a sua Primeira Comunhão.
Contentaram-se em vê-los porque em nossa paróquia celebramos a missa da catequese, todos os sábados com catequisandos e catequistas, e por este motivo, esta Celebração Eucarística e o coroamento do ano catequético. A Missa foi presidida pelo nosso Pároco, Padre Raimundo Nonato, com a participação do Diácono Lucas que está fazendo estágio pastoral em nossa paróquia, animada pelas crianças da Infância e Adolescência Missionária, celebrada em especial pelas crianças da catequese, pois as leituras, os cânticos e as respostas são feitas por elas. É muito emocionante, só quem está presente pode testemunhar tanta felicidade.
Depois de duas horas de missa o Padre Raimundo Nonato se senta em uma cadeira e tira uma foto com todas as crianças, mas uma de cada vez. É um verdadeiro pai, paciente, fazendo os caprichos de cada um dos seus filhos. Não tem pressa, brinca com as crianças, se for preciso repete, não deixa a criança ficar nervosa: “é a presença paterna de Deus”.

A Partir do próximo ano iniciaremos o projeto de Iniciação a Vida cristã, onde a festa começa com o rito de Admissão dos catequisandos e catecúmenos na catequese, com uma celebração em que é apresentada à comunidade paroquial, aqueles que serão os novos discípulos missionários do Senhor. Esta apresentação é feita por um introdutor. O rito de admissão será logo após o carnaval de 2014. 
Leia a matéria completa aqui ►