Compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Admissão das crianças na catequese.

 A Catequese da Paróquia de São Sebastião de Ipu começou mais um ano Catequético, agora trabalhando em nível de Iniciação a Vida Cristã. Apesar de sabermos que faz parte da espiritualidade de todo batizado, ter uma vida cristã, sabemos que as pessoas tem se afastado de Deus e da igreja de seu Filho Jesus Cristo devido o secularismo religioso em que estamos vivendo. A cada dia as pessoas tem procurado o batismo, porem não vive a fé cristã. Ao contrário dos nossos pais, os pais de hoje não mais educam seus filhos na fé que professam, tornando o trabalho catequizador cada vez mais difícil.

O projeto de Iniciação a Vida Cristã vem nos ajudar a desenvolver um trabalho catequético Evangelizador, de acordo com o que o mestre Jesus nos mandou: Ide ensinar a todos os povos. Mt 28, 19. Nosso primeiro trabalho foi de esclarecimento e formação dos nossos catequistas. Durante o mês de dezembro visitamos a maioria das comunidades esclarecendo aos pais a necessidade de serem fiéis ao compromisso de educadores. Tudo que uma pessoa é quando cresce depende da educação aplicada pelos pais na sua infância.
Agora chegou a hora de admitir as crianças na catequese. Como o projeto de Iniciação a Vida Crista está de acordo com o RICA, após as crianças receberem o primeiro anúncio [é admitido na catequese através de um rito próprio.
Começamos o rito de admissão para crianças na catequese nas capelas. Já foram admitidas as crianças das comunidades de Barra da Ingazeira e Santa Luzia. Hoje foi a vez das crianças do Olho d’águinha e Passa Sede.
Tive o prazer de acompanhar o rito das crianças do Passa Sede. Foi maravilhoso. O próprio Padre admitindo as crianças na catequese é  demostrar o valor que cada pessoa tem para Jesus e para a igreja. E Buscar fazer em tudo a vontade de Deus, a começar pela santidade. Enquanto observava as mães fazendo a assinalação junto com o Padre, eu ficava imaginando: "Este gesto deveria ser feito desde os primeiros anos das crianças. A mãe que ensina seu filho a rezar assim que ele aprende a falar terá uma criança com muito mais intimidade com Deus."

Quem presidiu a celebração foi Padre Natálio, filho da terra que a 8 anos vem passar suas férias conosco e celebrar os festejos do Mártir Santo São Sebastião. Padre Raimundo Natalio do Nascimento, filho de Francisco da Silva Lima e Expedita Batista da Silva, nascido no Antigo Bairro dos Pereiros que hoje chamamos João Paulo II.